Tirando o visto americano das crianças

No último post, expliquei tim-tim por tim-tim como se faz para tirar o passaporte dos pequenos. Agora vamos ver como faz para tirar o visto americano?

Muita gente vê o processo de solicitação do visto americano como um bicho de sete cabeças, mas não é, não!!! Você vai ver que com um pouquinho de paciência e boa vontade dá pra fazer tudo sozinha e, ainda, economizar uma bela grana que você pagaria pro despachante.

Vamos lá?

Pra começar, a primeira coisa que você tem que fazer é ter o passaporte da criança já emitido em mãos. Nem adianta querer fazer as duas coisas ao mesmo tempo porque não dá. Se você já tem visto, deve se lembrar que logo no início do processo de solicitação vai precisar informar o número do passaporte. Então, se seu pequeno ainda não tem o dele, acesse o passo a passo do post anterior (clique aqui) e, quando estiver com o passaporte, volte aqui para saber como solicitar o visto.

Já está com o passaporte em mãos? Ótimo! Então, comece preenchendo o formulário DS-160, clicando aqui. Essa é a parte chata porque o formulário é extenso e está todo em inglês, mas, se você tiver dificuldade com o idioma, fique tranquilo porque o site tem um sistema que traduz o texto quando você coloca o mouse sobre ele. O formulário é dividido em seções e tem a opção de salvar os campos já preenchidos ao final de cada uma delas. Recomendo muito que você salve cada etapa para não correr o risco de ter que começar tudo de novo no caso de alguma falha.


Preencha todos os campos da forma mais precisa possível e, quando chegar na parte que pede as informações sobre a viagem, caso você ainda não tenha uma data certa nem saiba onde vai ficar, coloque apenas uma estimativa das datas e informe o endereço de um hotel da cidade para onde você pretende ir. Lembre-se de que existem várias categorias de vistos e este post é específico para solicitações do visto B2 que é o de turismo.

Preenchido o formulário, acesse aqui o site para fazer o pagamento e o agendamento da solicitação. Nele, você terá que preencher um cadastro, escolher o CASV – Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto – de sua preferência para fazer a entrega dos documentos, decidir se o passaporte com o visto será retirado no próprio CASV ou enviado por correio e fazer o pagamento da taxa de solicitação de visto que, atualmente, é de US$160. A conversão para Real é feita automaticamente pelo site conforme a cotação do dia e o valor pode ser pago com cartão de crédito ou boleto bancário.

Depois de feito e compensado o pagamento, chegou a hora de agendar a visita ao CASV. É só acessar novamente o site clicando aqui e escolher a melhor opção de data disponível para você. No dia da visita, crianças de até 15 anos não precisam estar presentes, é só um dos pais comparecer levando a seguinte documentação:

• Passaporte da criança
• Página de confirmação do formulário DS-160
• Página de confirmação do agendamento
• Foto 5×5 ou 5×7

Uma dica pra lá de importante é que a maior parte dos vistos infantis recusados são por causa da fotografia, então, capriche! A foto tem que ser recente, colorida com fundo branco e ter boa iluminação. A criança deve estar olhando para a frente, todo o seu rosto deve aparecer, ocupando metade área da foto e, de preferência, com as orelhas expostas e sem cabelo na testa.

Pra me garantir, quando fui apresentar a documentação do Matheus, levei três fotos diferentes e pedi pro funcionário do CASV escolher a melhor. Outra coisa que eles não exigem, mas que fiz e eles disseram que agiliza o processo, foi levar uma cópia do meu visto e do visto do meu marido.

Uma dúvida bastante comum é se terceiros – não os pais – podem apresentar a documentação das crianças em um CASV. Segundo o site do consulado americano, qualquer um dos pais ou um terceiro munido de procuração específica pode levar a documentação.

Bom, se os pais já tiverem o visto, o processo deve terminar aqui e de 7 a 10 dias o passaporte com o visto da criança estará pronto.

Isto porque, em geral, as crianças cujos pais já têm visto válido são dispensadas da entrevista no consulado, porém, isso não é uma regra e pode, sim, acontecer de ser exigida a entrevista. Neste caso, basta um dos pais (sem as crianças) comparecer ao consulado na data marcada com toda a documentação que comprove renda e vínculo com o Brasil da família (no caso de visto de crianças, recomendo que levem documentação escolar que comprove matrícula e frequência da criança em uma escola).

Uma outra opção mais cara, mas bem menos trabalhosa, é contratar um serviço de despachante que fará todo o serviço em seu lugar, desde o preenchimento do formulário até a apresentação dos documentos da criança no CASV.


Caso os pais não tenham visto e também queiram solicitar, o processo é o mesmo até aqui. A diferença é que depois da visita ao CASV para a entrega de documentos e coleta de dados biométricos, será necessário agendar e passar pela entrevista no Consulado Americano levando toda a documentação já apresentada no CASV mais todos os documentos que comprovem vínculo com o Brasil.

Ah, já ia esquecendo de falar que, diferente do passaporte, o visto americano tem validade de 10 anos, independente da idade da criança.

Prontinho, agora é só curtir! Boa viagem!!!!

Atualização de fevereiro de 2017:

A ordem executiva emitida pelo presidente norte-americano, Donald Trump, mudam algumas regras relativas à necessidade de entrevista para renovação de vistos.  Mas o que mudou?

– Viajantes com visto válido ou vencido há menos de 12 meses poderão ser dispensados da entrevista. Antigamente, esse prazo era de 48 meses;

– Jovens de 14 e 15 anos não serão mais dispensados de entrevista. Continuam dispensadas crianças até 13 anos;

– Idosos a partir de 66 anos não serão mais dispensados da entrevista; a dispensa ocorrerá apenas a partir de 80 anos de idade.


Vai para o exterior? Não viaje sem seguro viagem!! Ele é o item mais barato e um dos mais importantes da sua viagem. Clique na imagem abaixo para fazer sua cotação e, ainda, ganhar 5% de desconto em qualquer compra com o nosso cupom.

Marcela Pardo: Sou Marcela, idealizadora do portal Malinha Pronta, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova. Com o tempo, fazendo malas, organizando viagens e pesquisando sobre roteiros e dicas de passeios, foi crescendo em mim a vontade de começar a reunir tudo isso em um cantinho voltado para a troca de informações sobre os mais variados assuntos relacionados a viagens, desde o planejamento e a arrumação das malas até a volta pra casa…. enfim, sobre tudo que nos faz querer sair e mostrar o mundo para nossos filhos. Assim, nasceu o Malinha Pronta, um cantinho feito com muito amor para que possamos trocar ideias e eu possa dividir com vocês um pouquinho das minhas experiências, mostrar roteiros e hotéis, dar dicas e apresentar novidades para que até a mais simples “saidinha” de casa com nossos pequenos seja uma delícia! Espero que gostem. Divirtam-se!

View Comments (825)

  • Gostei muito da orientação.
    Só tenho uma dúvida com pelo seguinte: quem vai levar a criança são os avós(eu e meu marido) que tem visto valido. Como faz neste caso? Podemos nós (avós) comparecer na entrevista agendada com nossos passaportes e vistos? O passaporte da nossa neta já tem a autorização para viajar desacompanhada dos pais.

    • Olá, Ruth, como vai?

      Obrigada pelo contato e me desculpe a demora em retornar, mas eu estava de férias e só agora vi sua mensagem...

      Sinceramente não tenho certeza sobre a resposta para a sua dúvida. Eu acredito que mesmo sendo os avós que levarão os netos, os pais, que são os responsáveis pelas crianças, é que devem comparecer na entrevista.

      De qualquer forma, acredito que no dia da visita ao CASV essa dúvida poderá ser sanada com o funcionário que os atender.

      Espero ter ajudado pelo menos um pouquinho.

      Se puder, depois me conte a resposta  Ficarei super agradecida.

      Um beijo e uma excelente viagem para vocês

    • Oi, Thiago! Boa noite.
      Para criança não é necessário nem RG nem CPF para tirar o visto americano. Neste caso, a certidão de nascimento é suficiente.
      Obrigada por nos acompanhar :)

  • Boa noite, Thiago! A foto da criança precisa estar datada? Posso entregá-la no mesmo dia em que eu for ao CASV para tirar foto e colher as impressões digitais? Posso informar meu próprio email e telefones na parte em que pedem isso em relação à criança?
    Obrigado

    • Oi, Rafael. Tudo bem?

      Vamos lá:

      A foto da criança NÃO precisa estar datada, mas é recomendado que seja uma foto recente. Sim, você pode entregá-la no CASV no mesmo dia que você for fazer as suas coisas, MAS não esqueça de agendar um horário pra entrega dos documentos da criança também. Se você agendar um horário só pra você, irão receber só os seus documentos. Então, mesmo a criança não precisando ir, ela precisa ter o horário dela agendado, ok?

      E sim, você pode preencher as informações de email e telefone da criança com os seus dados.

      Nisso tudo estou assumindo que você seja o pai ou responsável legal da criança, certo?

      Espero ter ajudado. Obrigada pelo contato :)

  • Estou com dúvida, estou tirando o visto para a minha filha de 6 anos, só para ela. No site eu marquei a entrega dos documentos nos CASV e a entrevista no consulado. Mas estranhei ter que marcar a entrevista também. Ela não estaria isenta? Eu já possuo visto.

    • Oi, Andreia! Tudo bem?
      Realmente, o agendamento sendo só para ela e você já tendo o visto, ela deveria estar isenta da entrevista.
      Sugiro que você confirme essa necessidade da entrevista com o atendente quando for ao posto do CASV. E, para se garantir, leve ao CASV uma cópia de seu visto válido também, pode ajudar.
      Boa sorte!
      Um beijo.

    • Andreia, aconteceu a mesma coisa comigo agora. Tive que agendar entrevista e a entrega dos documentos do meu bebe. Eu já tenho visto. Conseguiu verificar no CASV? Ele deveria ser isento rs

      • Oi, Natalia,

        Vou dar a você o mesmo conselho que dei à Andreia. Verifique a necessidade de comparecimento no consulado no dia que você for entregar a documentação da criança no CASV.

        Se depois você puder voltar e nos contar se conseguiu ou não a isenção da entrevista seria bem legal :)

        Um beijo

        • Oi querida, obrigada pelo seu retorno! Apenas para atualização aqui. Estive no CASV e realmente a entrevista do menor não é necessária. Eles cancelaram?. Acredito que seja um problema no site de agendamento. Bjs

          • Oi, Natália!

            Ah, super obrigada por vir aqui compartilhar conosco!

            Que bom que deu tudo certo :)

            Beijo

    • Oi, Mariana, tudo bem?

      Conforme consta na página do consulado americano, os documentos de crianças devem ser entregues no CASV por um dos pais e/ou responsáveis ou por um procurador, embora eu já tenha ouvido relatos de que a procuração não é necessária.

      No seu caso, por via das dúvidas, pra não perder viagem, eu levaria a procuração.

      Um beijo e boa sorte! :)

      • Bom dia! Eu ainda não consegui uma informação 100% certa sobre a necessidade ou não de levar procuração na entrega dos documentos do meu sobrinho de 12 anos ao CASV. Alguém já tem essa resposta? Ou alguém sabe qual o modelo de procuração que eu devo providenciar? Obrigada!!

        • Boa tarde, Maely

          No site do consulado americano, informam que a procuração é necessária caso a documentação seja entregue por terceiros. Porém, já soube de vários casos em que a procuração não foi solicitada.

          Eu sugiro que, pelo sim, pelo não, leve a procuração, assim você terá a certeza de que a ida não será em vão.

          Boa sorte e obrigada por nós acompanhar ;)

  • A mesma coisa aconteceu comigo. Abriu o agendamento no consulado e no CASV embora meu sobrinho tenha apenas 9 anos. Será que ele precisará comparecer. Estou preocupada porque ele não mora na cidade. Eu iria pedir para meu cunhado que mora no RJ entregar

    • Oi, Geovana!

      Pelo jeito essa situação tem se repetido, né?

      Em fevereiro, o governo Trump mudou algumas regras de isenção de entrevista e, agora, crianças acima de 13 anos precisarão comparecer ao consulado para a entrevista.

      Como esse não é o seu caso, só no CASV mesmo será possível verificar sobre a isenção.

      Boa sorte!

      Um beijo

  • Olá, Boa Tarde.
    Gostaria de tirar uma dúvida. Eu e meu esposo e meu filho de 8 anos estamos solicitando o visto pela primeira vez. Gostaria de saber se meu filho for conosco ao CASVs a foto dele poderá ser reirada lá mesmo assim como as nossas. Tentei inúmeras vezes ligar no telefone do CASV mas não consegui falar com os atendentes e as orientações eletrõnicas não atendiam as minhas dúvidas.
    Obrigada, Adriana

    • Oi, Adriana. Tudo bem?

      Poxa, não vou conseguir resolver sua dúvida. Como o praxe é que a documentação e a foto das crianças sejam levadas no CASV, sinceramente, não sei como eles verão seu caso.

      Eu, se fosse você, para evitar qualquer tipo de problema, já levaria a foto.

      Desculpe não saber ajudar.

      Um beijo e boa sorte!

    • Oi, Adriana, estou com a mesma dpuvida e gostaria de saber se você levou a foto do seu filho ou tirou lá mesmo. Obrigada!

      • Estava procurando informações para uma amiga e acabei chegando nesse site. Quanto a sua dúvida eu posso responder pois meu filho tinha 3 anos quando fizemos os visto (setembro/2017) e levamos ele no Casv para fazer a foto pro visto e ele também nos acompanhou na entrevista do consulado!

        • Isso mesmo, Gislene

          As crianças são dispensadas, mas podem ir tanto ao CASV quanto ao Consulado, caso os pais prefiram :)

          Obrigada pela colaboração.

          Um beijo

        • Oi Gisleni, você acha interessante levar o filho junto no Consulado, será que facilitaria a aprovação do visto? Meu filho tem 3 anos também.

          • Oi, Renata.

            Eu acho que levar a criança não interfere na decisão do entrevistador de aprovar ou não o visto.

            Se puder, depois volta pra contar pra gente como você fez e o que achou.

            Boa sorte!

  • Bom dia. Vou tirar meu visto e dá minha filha de 9 anos, já agendei os horários gostaria de saber se eu preciso levar ela pra colher a digital ou não. Lendo os comentários anteriores deu a entender que ela não precisa ir, é isso mesmo?

    • Oi, Ana. Tudo bem?

      É isso mesmo. Com essa idade, sua filha não precisa comparecer ao CASV, é só um responsável levar todos os documentos solicitados.

      Um beijo e boa sorte!

  • Boa noite!
    Fiz o requerimento do visto de minha filha de 5 anos através de despachante.
    Vocês saberiam me informar em quantos dias o passaporte com o visto está sendo entregue ao destinatário?
    Dias úteis ou corridos?
    Muito obrigada!

    • Oi, Ana. Tudo bem?

      Geralmente o passaporte com o visto é enviado em até uma semana após a entrega da documentação. Mas esse prazo pode variar de acordo com a demanda, então não tenho como te precisar. Mas o despachante que fez o serviço pra vc com certeza saberá te informar.

      Um beijo

  • Boa noite!Estamos tirando o visto eu, meu esposo e minha filha de 8 anos. Ela não precisa de comparecer à entrevista, mas se quisermos levar ela conosco no dia da entrevista é aceito por eles?

    • Oi, Erika! Tudo bem?

      Nunca passei por essa experiência, mas eu acredito que não tenha problema em levar sua filha, não.

      As crianças estão isentas da entrevista, mas nunca fiquei sabendo de nenhuma proibição em levá-las ao consulado.

      Boa sorte no processo de solicitação do visto de vocês :)

      Beijo