Nossa visita à fazendinha Cia dos Bichos

img_6666

Era um sábado com dia lindo e resolvemos fazer um passeio diferente com ar puro, contato com a natureza e interação com os animais. Foi a nossa primeira visita a uma fazendinha e escolhemos a Cia dos Bichos, em Cotia, bem pertinho de São Paulo.

O caminho é bem tranquilo, com estrada asfaltada até a porta e estacionamento grátis. Logo na entrada, recebemos uma comanda e nela são lançados o valor dos ingressos e de tudo o que for consumido no restaurante durante o dia. O pagamento do valor total é feito na saída e, aqui, vale uma ressalva de que a fazendinha não aceita nenhum cartão, nem de crédito nem de débito, então, não esqueça de levar dinheiro ou o talão de cheques (sim, eles aceitam cheque).

De cara o lugar impressiona. São cavalos, ovelhas, cabras, galinhas, coelhos, patos, vacas, búfalo, porcos, emas, pavões e outras espécies de animais, alguns em seus cercados, outros soltos andando em meio às pessoas, super mansos e acostumados à presença dos visitantes.

Editorial

A visitação é livre, cada um escolhe onde ir, a ordem dos bichos que vai ver, quanto tempo vai ficar em cada cercado, se vai ou não alimentar um animalzinho, se quer ou não acompanhar os monitores em uma determinada atividade… Enfim, você pode ir e voltar, entrar e sair e ver e rever tudo como quiser, quantas vezes quiser.

Achei tudo muito bem organizado. Nos cercados há placas orientando como agir com os animais, montes de capins ficam espalhados pela fazenda para quem quiser pegar e alimentar os bichos e, em frente ao restaurante, um quadro de avisos informa os horários das atividades principais. Monitores ficam espalhados pela fazendinha explicando sobre a vida e os gostos dos animais, incentivando as crianças a tocarem e alimentarem os bichinhos e chamando as pessoas para participar das atividades.

Fazendinha cia dos bixos15

Fazendinha cia dos bixos12

E por falar em monitores, vou abrir um parênteses aqui para dizer que eles são excelentes!!! Todos muito atenciosos e pacientes, principalmente com as crianças. Em todo o lugar que a gente ia encontrava um monitor disposto a ajudar, incentivando, mostrando, ensinando e brincando com as crianças com um sorriso no rosto. Esse foi um ponto que me chamou muito a atenção e que, com certeza, faz muita diferença no aproveitamento do passeio.

Voltando para as atividades, em horários marcados, é possível dar banana às emas, ordenhar a vaca, dar melancia aos porcos, jogar pão para os patos, passear de charrete e participar das oficinas de culinária e de arte. Além disso, durante todo o dia, os monitores chamam para fazer alguma coisa diferente, dar comida às galinhas, brincar com os coelhos… e ainda dá para montar no búfalo e andar a cavalo.

Fazendinha cia dos bixos4

Fazendinha cia dos bixos16

O berçário de filhotes também faz bastante sucesso entre a criançada. Ele fica aberto em determinados horários para não prejudicar os filhotes e sempre tem um monitor por perto acompanhando e tirando as dúvidas. Quando fomos, tinham duas ovelhinhas lindas, pintinhos, minúsculos filhotinhos de coelhos e ovos enormes de avestruz!

Fazendinha cia dos bixos18

Fazendinha cia dos bixos17

Fazendinha cia dos bixos8

Fazendinha cia dos bixos9

A Vila Caipira mostra como é a vida na roça, com construções de pau-a-pique, paiol, forno de cupinzeiro e cozinha com fogão a lenha que serve bolo quentinho, cafezinho e chá de cortesia aos visitantes. Pra alegria da garotada, tem também um bom parquinho em uma área gramada, com bastante espaço pros pequenos correrem e bancos para os papais descansarem embaixo das árvores.

Fazendinha cia dos bixos

Apesar de ter bastante coisa para ver e para fazer, as atividades são próximas umas das outras e o terreno é praticamente todo plano, então até os menorzinhos conseguem andar por tudo tranquilamente.

Para quem tem bebê, os carrinhos também conseguem circular sem grandes problemas já que o chão é de terra batida e pedrinhas. E as mamães podem ir passear tranquilas porque lá tem fraldário, espaço família e uma salinha para amamentação, além de cadeirão no restaurante.

Fazendinha cia dos bixos6

O restaurante é à la carte, serve comida caseira e tem opção de porções, saladas, massas, carne, frango e peixe, além de sucos naturais. Os pratos tem um tamanho bom: nós, dois adultos e uma criança, pedimos espaguete e uma porção de mandioca frita e saímos mais que satisfeitos.

A Fazendinha Cia dos Bichos fica na Estrada do Capuava, 2990, em Cotia, São Paulo, e está aberta para visitação aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.

No valor do ingresso estão inclusas as atividades e oficinas organizadas pelos monitores, passeio a cavalo e de charrete e a comidinha que se dá para os bichos. Crianças até 2 anos e adultos acima de 60 anos não pagam para entrar.

Adoramos o passeio! O lugar é bem estruturado e as crianças se divertem e aprendem muito. Super recomendo um dia diferente em companhia dos bichos e com total contato com a natureza. Vale muito a pena!

Local:

Marcela Pardo

Sou Marcela, idealizadora do portal Malinha Pronta, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova. Com o tempo, fazendo malas, organizando viagens e pesquisando sobre roteiros e dicas de passeios, foi crescendo em mim a vontade de começar a reunir tudo isso em um cantinho voltado para a troca de informações sobre os mais variados assuntos relacionados a viagens, desde o planejamento e a arrumação das malas até a volta pra casa…. enfim, sobre tudo que nos faz querer sair e mostrar o mundo para nossos filhos. Assim, nasceu o Malinha Pronta, um cantinho feito com muito amor para que possamos trocar ideias e eu possa dividir com vocês um pouquinho das minhas experiências, mostrar roteiros e hotéis, dar dicas e apresentar novidades para que até a mais simples “saidinha” de casa com nossos pequenos seja uma delícia! Espero que gostem. Divirtam-se!


5 comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Sobre o Malinha Pronta

Sou Marcela, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova…
Saiba mais >>


E-MAIL

CONTATO



Newsletter