Os Encantos da Patagônia Chilena

f948ed8ade7fb434bda5c3b3c61c0cc4

Quando olhamos o mapa em direção à porção sul do globo, é a Antártica que deveria ser considerada o fim do mundo. Mas, quem leva essa fama é a Patagônia, mais uma maravilha da natureza, que o Chile divide com a Argentina.

O destino é um dos principais polos de atração de turistas europeus e americanos, aos poucos, os brasileiros vêm descobrindo os encantos da região. As paisagens são únicas e impressionantes englobando a Cordilheira da Costa, formando um arquipélago com mais de 2.000 km de extensão, composto por milhares de ilhas, fiordes e canais inexplorados, e a Cordilheira dos Andes, onde apresenta altas montanhas nevadas, geleiras, vulcões, vales recobertos por florestas.

As principais cidades da região são Punta Arenas e Puerto Natales. É desta pequena cidade, com apenas 18 mil habitantes, que se parte para o Parque Nacional Torres del Paine, a principal atração da Patagônia Chilena. É um lugar lindo e bem grande, e são necessários no mínimo 3 dias para conhecer e explorar sua enorme diversidade. É um dos maiores parques do Chile, com mais de 180 mil hectares.

Campo de Gelo
O Campo de Gelo, que fica ao sul da Patagônia, é a maior extensão de gelo do mundo — depois da Antártida e da Groenlândia. São cerca de 16 mil km² e muitas geleiras impressionantes! Além desse, há diversos outros glaciares, como Perito Moreno e Glaciares Balmaceda e Serrano.

Flora e fauna
A diversidade de fauna e flora na Patagônia Chilena é tão impressionante que essa é uma das principais atrações do local. Torres del Paine é considerado uma Reserva da Biosfera pela UNESCO, e lá é possível encontrar diversas espécies de vegetação e de animais.

Hotelaria

Para conhecer estas maravilhas da natureza, a região oferece hotéis fantásticos para quem quer fazer turismo de natureza sem abrir mão do conforto, da comodidade e mimos que vão fazer a viagem ainda mais agradável.

Gastronomia

Na Patagônia Chilena, a gastronomia é baseada principalmente nas carnes, peixes e frutos do mar. Os frutos do mar do Pacífico são conhecidos mundialmente por sua textura e seu sabor. Caranguejos (king crab ou centolla), lagostas e ostras são ofertados a bons preços.

Quando ir

Durante o verão, você encontrará dias bem longos e muito sol, apesar de a temperatura se manter amena — entre 13 e 20 graus. Nessa época do ano há apenas 5 horas de noite por dia, o que é ótimo para quem quer aproveitar o dia ao máximo.

No inverno, a temperatura mínima pode chegar a 0 grau e o sol não aparece por mais de 8 horas por dia. As montanhas ficam todas branquinhas, com muita neve caindo. Mas é preciso ficar atento, pois durante os meses de julho e agosto — quando há realmente muita neve — alguns hotéis e restaurantes podem ficar fechados e nem todos os passeios são permitidos.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa Venturas Viagens

Marcela Pardo

Sou Marcela, idealizadora do portal Malinha Pronta, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova. Com o tempo, fazendo malas, organizando viagens e pesquisando sobre roteiros e dicas de passeios, foi crescendo em mim a vontade de começar a reunir tudo isso em um cantinho voltado para a troca de informações sobre os mais variados assuntos relacionados a viagens, desde o planejamento e a arrumação das malas até a volta pra casa…. enfim, sobre tudo que nos faz querer sair e mostrar o mundo para nossos filhos. Assim, nasceu o Malinha Pronta, um cantinho feito com muito amor para que possamos trocar ideias e eu possa dividir com vocês um pouquinho das minhas experiências, mostrar roteiros e hotéis, dar dicas e apresentar novidades para que até a mais simples “saidinha” de casa com nossos pequenos seja uma delícia! Espero que gostem. Divirtam-se!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Sobre o Malinha Pronta

Sou Marcela, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova…
Saiba mais >>


E-MAIL

CONTATO



Newsletter