Marcela Pardo2 de novembro de 20177min2




Dicas de roteiro para 5 dias em Berlim

IMG_0837

Uma das principais cidades da Europa, Berlim atrai viajantes do mundo todo pelo seu baixo custo em passagens aéreas e hospedagem em seus quase 800 hotéis espalhados pela capital. Há atrações que agradam qualquer tipo de turista: clássicos, alternativos, históricos, culturais e gastronômicos.

Fazer um roteiro no Hemisfério Norte nunca é fácil, mas essas dicas te ajudar a aproveitar sua viagem com muito mais tranquilidade. Planeje seu roteiro em Berlim com antecedência e aproveite da melhor maneira uma das cidades mais iluminadas do mundo.

Um roteiro de cinco dias pode parecer pouco de início, mas não é. A cidade tem muitos pontos turísticos perto uns dos outros, o que permite visitar vários no mesmo dia. Listamos cinco dicas dos principais destaques da região para você curtir.

1º dia: Clássico

Primeiro ponto que deve ser visitado em seu roteiro turístico em Berlim é o Portão de Brandemburgo, principal símbolo da capital alemã. Construído em 1791 em comemoração das vitórias prussianas, o Portão consiste em uma estrutura imponente com padrões artísticos gregos que delimitava Berlim quando ainda era uma cidade pequena do século 18. A construção fica na Pariser Platz, no bairro central Mitte, ao lado de diversas embaixadas e pontos de comércio. Visite também outros pontos clássicos como o Palácio de Charlottenburg e a Catedral de Berlim, próximos ao Portão.

2º dia: Alternativo

Uma das mais vibrantes e vivas praças da Alemanha, a Potsdamer Platz é muito movimentada, com arranha-céus modernos, cinemas, lojas, shoppings, teatros, bares, cafés e restaurantes que servem todo tipo de comida típica e estrangeira. Você pode visitar o Sony Center, um complexo de entretenimento que ostenta uma cúpula impressionante que, em determinadas horas do dia, faz um show de luzes lindíssimo. Visite o Museu do Cinema de Berlim e o Shopping Arkaden, que também ficam na Potsdamer Platz.

3º dia: Cultural

Uma das principais avenidas de Berlim, a Unter den Linden tem em sua extensão diversas atrações culturais, como a Ópera de Berlim, a Universidade Humboldt, o Palácio do Príncipe Herdeiro (Kronprinzenpalais) e o Palácio da Princesa (Prinzessinnenpalais), o memorial das vítimas do Holocausto judeu, o Museu Histórico Alemão, o Museu de História Antiga, o Museu Novo e a Galeria Nacional. Cada um com suas particularidades, os edifícios e monumentos possuem diversos simbolismos da história e da cultura alemã, exibindo pinturas, esculturas e coleções de obras de arte de vários períodos.

4º dia: História

Entre 1961 e 1989, após a Segunda Guerra Mundial, Berlim era cortada ao meio por um muro que separava o Bloco Ocidental do Oriental. Em novembro de 1989, jovens alemães equipados com martelos e marretas atacaram a construção e ela veio abaixo.

A queda do muro foi um dos principais acontecimentos e é um ícone do fim da Guerra Fria. Hoje, no ponto em que havia um posto militar que permitia a passagem de diplomatas e pessoas autorizadas, há o Museu do Muro – Checkpoint Charlie. Contando a história da Cortina de Ferro e das pessoas que tentavam atravessá-la, o acervo do museu possui fotos, recortes de jornais da época, vídeos e pedaços do muro ainda intactos.

5º dia: Gastronomia

Não faltam bares e restaurantes de qualidade. Perto da estação Eberswalder Straße do metrô, há estabelecimentos que servem comidas típicas como o Pretzel, o cogumelo recheado com creme de espinafre e queijo derretido, o joelho de porco e o strudel de maçã – além do doner kebab, um sanduíche de origem turca de carne de cordeiro assada, servido no pão pita com molho de iogurte, muito consumido na cidade. Para provar da ótima cerveja alemã, desça na estação Klosterstraße do metrô. Ela é famosa pela concentração de bares especializados na bebida. Experimente cervejas de trigo, pilsen e export.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa Viajanet

Marcela Pardo

Sou Marcela, idealizadora do portal Malinha Pronta, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova. Com o tempo, fazendo malas, organizando viagens e pesquisando sobre roteiros e dicas de passeios, foi crescendo em mim a vontade de começar a reunir tudo isso em um cantinho voltado para a troca de informações sobre os mais variados assuntos relacionados a viagens, desde o planejamento e a arrumação das malas até a volta pra casa…. enfim, sobre tudo que nos faz querer sair e mostrar o mundo para nossos filhos. Assim, nasceu o Malinha Pronta, um cantinho feito com muito amor para que possamos trocar ideias e eu possa dividir com vocês um pouquinho das minhas experiências, mostrar roteiros e hotéis, dar dicas e apresentar novidades para que até a mais simples “saidinha” de casa com nossos pequenos seja uma delícia! Espero que gostem. Divirtam-se!


2 comments

  • Johnnie Lustoza

    12 de setembro de 2019 at 20:46

    Me senti em cada um dos lugares das suas dicas. Eu adoro Berlim e lembrei de cada detalhe de quando eu visitei a cidade. Amei o artigo.

    Reply

    • Malinha Pronta

      1 de outubro de 2019 at 19:27

      Olá, Johnnie

      Muito obrigada pela vista e pelo feedback.

      Fico feliz que tenha gostado do conteúdo.

      Obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Sobre o Malinha Pronta

Sou Marcela, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova…
Saiba mais >>


E-MAIL

CONTATO



Newsletter