Kennedy Space Center, o “Parque da NASA”, com Crianças

Vou começar essa matéria respondendo uma pergunta que sempre fiz e que ouço muito: vale a pena visitar o Kennedy Space Center? A minha resposta é: Sim!!! Vale muito!!!

Confesso que nunca fui uma pessoa ligada em assuntos sobre espaço, naves espaciais, foguetes, astronautas, homem chegando à lua, vida em marte… mas conhecer o Kennedy Space Center superou todas as minhas expectativas: foi um passeio surpreendente!

O Kennedy Space Center Visitor Complex, também conhecido como “Parque da NASA”, fica em Cabo Canaveral, na Flórida, a mais ou menos uma hora de carro de Orlando. A estrada até lá é tranquila, super bem sinalizada e com alguns pedágios.

Ele não é propriamente um parque de diversões como estamos acostumados a ver em Orlando, então, não vá com a expectativa de encontrar montanhas russas, atrações radicais e brinquedos tecnológicos. Encare-o como um enorme museu interativo que lhe proporcionará experiências únicas como, por exemplo, sentar na central de comando de uma nave espacial e participar do lançamento de um foguete.

Central de Comando da Atlantis

Na entrada do parque, um funcionário muito solícito me viu estudando o mapa e ofereceu ajuda. Claro que resolvi aproveitar e perguntei para ele quais eram as principais atrações para fazer considerando que eu estava com uma criança de 4 anos. A resposta dele foi: “Se vocês fizerem o Kennedy Space Center Tour, o Altantis: Space Shuttle, o Rocket Garden e o Journey To Mars terão feito o que há de melhor aqui.”

Dica mais que anotada e lá fomos nós! Começamos pelo Rocket Garden, que fica logo na entrada. Ele é, como o próprio nome diz, um jardim com réplicas perfeitas de foguetes; um ótimo lugar para chegar pertinho, andar entre os foguetes e tirar muitas fotos ao lado deles.

Rocket Garden

De lá entramos no Journey To Mars, uma exposição com atrações interativas relacionadas à Marte. A visitação é livre e tem bastante estações com vídeos, quiz, jogos e cenários para fotos, além de robôs, carros e equipamentos de exploração. Bem na entrada dessa atração tinha um astronauta para tirar fotos com os visitantes. Meu pequeno achou o máximo!

Foto com o astronauta
Veículo para exploração em Marte

Depois pegamos um ônibus para fazer o Kennedy Space Center Tour (incluso no valor do ingresso) que sai de dentro do parque e vai para áreas restritas da NASA. Durante o passeio, que demora uns 50 minutos, passamos por prédios de montagem e plataformas de lançamento de foguetes. Como não podemos descer e, obviamente, as explicações são todas em inglês, essa parte do passeio acaba sendo um pouco sem graça para as crianças, mas vale para descansar e aproveitar o que vem depois.

O tour fica bem mais interessante (para as crianças, pelo menos) quando paramos para conhecer o  Apollo / Saturn V Centerum pavilhão imenso com exposição de diversos itens usados nas missões espaciais, protótipos, roupas, pedra lunar…

Ali visitamos a Firing Room do Apollo 8, uma sala com controles reais da NASA, onde acontece a encenação do lançamento do Apollo 8, e ficamos impressionados ao ver de pertinho o Saturn V. Gente, eu não tinha a menor ideia do tamanho de um foguete… é enorme! Impressionante mesmo!

Apollo / Saturn V Center
Saturn V: Impressionante o tamanho dele!

Aproveitamos para almoçar em uma lanchonete que tinha ali, a Moon Rock Cafe, e pegamos o ônibus para retornar à área do parque. Demoramos cerca de 2 horas e meia para fazer esse tour completo (considerando o tempo de almoço), então, no dia da sua visita, é bom se programar e reservar pelo menos 2 horas do seu dia para essa atração.

De volta à área do parque, fomos à última atração que o funcionário tinha nos indicado, a  Altantis: Space Shuttle, e posso dizer que fechamos o dia com chave de ouro. Pra gente essa foi, de longe, a melhor!

Ônibus Espacial Atlantis
Réplica de 1/15 do Atlantis

Uma área gigantesca dedicada ao ônibus espacial Atlantis, com mais de 60 atividades interativas entre simuladores, exposições e réplicas dos cômodos de uma estação especial. Dá pra ver como os astronautas comem, dormem, usam o banheiro e várias outras curiosidades sobre a vida no espaço. Tem um escorregador que as crianças amam e, é claro, também tem uma réplica em tamanho real do Atlantis.

Escorregador que as crianças “quase não gostam”

E é na área do Atlantis que fica a única atração do Kennedy Space Center que se assemelha um pouco com as atrações dos demais parques do Orlando: o Shuttle Launch Experience, que simula o lançamento de um ônibus espacial – sentimos a pressão do lançamento e treme bastante, mas vale bastante a pena já que essa provavelmente será a sua melhor chance de se sentir um astronauta. Para entrar nessa atração é necessário ter 1,10m de altura.

Quando saímos da área do Atlantis, o parque já estava fechado, então não conseguimos ver as demais atrações, mas, saímos impressionados, encantados e com a certeza de que realmente tínhamos conhecido o principal.

Para as crianças de até 1,22m e que não dispensam um parquinho, o  Children’s Play Dome, playground temático, fica ao lado do Rocket Garden.

Playground temático

As últimas dicas que dou para quem está planejando uma visita ao Kennedy Space Center são: (1) programe um dia inteiro para conhecer o parque; (2) consulte a programação no site deles para saber se não tem nenhum  lançamento de foguete marcado para a época da sua visita, quem sabe você dá sorte e, além de conhecer o parque, ainda pode ver um lançamento ao vivo e a cores; (3) embora o parque seja aberto, as atrações são todas fechadas, então, se chover, não se preocupe, a chuva não vai atrapalhar o seu passeio.


Vai para o exterior? Não viaje sem seguro viagem!! Ele é o item mais barato e um dos mais importantes da sua viagem. Clique na imagem abaixo para fazer sua cotação e, ainda, ganhar 5% de desconto em qualquer compra com o nosso cupom.

Marcela Pardo

Sou Marcela, idealizadora do portal Malinha Pronta, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova. Com o tempo, fazendo malas, organizando viagens e pesquisando sobre roteiros e dicas de passeios, foi crescendo em mim a vontade de começar a reunir tudo isso em um cantinho voltado para a troca de informações sobre os mais variados assuntos relacionados a viagens, desde o planejamento e a arrumação das malas até a volta pra casa…. enfim, sobre tudo que nos faz querer sair e mostrar o mundo para nossos filhos. Assim, nasceu o Malinha Pronta, um cantinho feito com muito amor para que possamos trocar ideias e eu possa dividir com vocês um pouquinho das minhas experiências, mostrar roteiros e hotéis, dar dicas e apresentar novidades para que até a mais simples “saidinha” de casa com nossos pequenos seja uma delícia! Espero que gostem. Divirtam-se!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Sobre o Malinha Pronta

Sou Marcela, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova…
Saiba mais >>


E-MAIL

CONTATO



Newsletter