Pomerode com Crianças

Processed with MOLDIV

Já fazia algum tempo que, de tanto ouvir falar em Pomerode, estava curiosa para conhecer a famosa “cidade mais alemã do Brasil”, município localizado no na região do Vale do Itajaí, vizinha de Blumenau, no Estado de Santa Catarina.

Então, planejando uma viagem para visitar o parque do Beto Carrero, decidi dedicar um dia do nosso roteiro à Pomerode e, além da cidade, conhecer o parque Vila Encantada e o famoso Zoo Pomerode, e – como chocólatra que sou – experimentar os premiados chocolates da marca Nugali.

De Penha, onde estávamos hospedados, o percurso até Pomerode demorou cerca de 1 hora de 15 minutos, totalizando 56km. O trajeto foi tranquilo e praticamente todo feito em rodovia de pista simples.

Vila Encantada

O parque Vila Encantada fica no centro do Pomerode, ao lado do zoológico, e é um daqueles lugares que você se apaixona logo de cara. É um parque educativo lindo que mistura réplicas perfeitas de dinossauros que se mexem e emitem sons, o maior e mais completo brinquedão que eu já vi na vida em que adultos e crianças podem brincar e se divertir juntos, áreas educativas e oficinas super diferentes em que a criançada aprende brincando e, o melhor, ao ar livre e em meio à natureza.

Fachada
Vila Encantada – Pomerode

Dentre as atrações que mais curtimos estão a Vila dos Dinossauros, onde ficam as réplicas dos dinossauros e as crianças podem aprender mais sobre esses animais; a Vila da Aventura, onde ficam as 5 torres interligadas que foram um imenso brinquedão, com obstáculos, tobogã, escorregador, túnel de fitas e cama elástica; a Vila do Calor, onde esguichos de água saem do chão para refrescar do calor e fazer a alegria da criançada; e a Vila do Paleontólogo, que simula um  sítio de escavação e as crianças aprendem, na prática, sobre os fósseis e o trabalho do paleontólogo.

Nós amamos e super recomendamos o parque Vila Encantada, principalmente para crianças a partir de 4 anos de idade, embora ele seja um parque super completo para toda a família e tenha também áreas dedicadas aos bebês.

Para curtir o parque sem pressa e as crianças terem tempo de participar de ao menos 2 oficinas, o ideal é programar meio dia para aproveitar tudo o que eles oferecem. Ah, e não esqueça de levar toalha, uma troca de roupa, protetor solar e repelente.

Vila da Aventura + Vila do Calor
Sítio de Escavação – Vila do Palentólogo

Zoo Pomerode

Outro lugar que eu amei e super recomendo conhecer é o Zoológico de Pomerode. Um passeio lindo e recheado de conhecimentos!

Fachado Zoo Pomerode
Zoo Pomerode

Vocês sabiam que 77% dos animais que estão lá foram resgatados e eram vítimas de tráfico de animais, maus tratos, atropelamentos, choques em redes elétricas, entre outros? Dentre os que mais me chamaram a atenção, destaco os elefantes e os ursos que vieram de circos! Eles nasceram e cresceram longe da natureza, sofreram maus tratos e até tortura, e agora estão super bem cuidados e vivem no zoo, já que não têm condições de sobreviver soltos na natureza.

Outra coisa que vale destacar é que os educadores ambientais do zoo ficam circulando o tempo todo pelo parque observando, cuidando e fotografando os aninais, além de interagir com os visitantes, dando explicações, contanto um pouquinho da vida de cada animal e tirando dúvidas. Muito bacana essa iniciativa!

Além de tudo isso, o Zoo Pomerode é uma instituição sem fins lucrativos e toda a renda de bilheteria é revertida em prol dos animais e para melhorar a estrutura e as instalações do zoológico. Bacana, né? Não deixem que visitar o zoo, as crianças vão amar!

Mico Leão
Elefantes resgatados de circo
Não é demais de lindo?

O tempo de visitação depende do ritmo de cada um. Eu sugiro de 2 a 3 horas para poder aproveitar bem o passeio.

Outras atrações

Bem pertinho da Vila Encantada e do Zoo, visitamos também o local onde foi realizado o Festival de Páscoa Osterfest; lá estava exposto o maior ovo de páscoa do mundo. Infelizmente, não conseguimos vê-lo, pois já estava sendo desmontado, mas chegamos a tempo de ver a Osterbaum – árvore feita com 100.000 casquinhas de ovos naturais. É realmente impressionante a quantidade de cascas de ovos e o tamanho da árvore!

Osterbaum

E é claro que não poderíamos ir embora sem experimentar os famosos e premiados chocolates Nugali. Para quem nunca ouviu falar dessa marca, a Nugali Chocolates foi premiada com três medalhas na mais importante competição de chocolates das Américas, e o medalha de ouro, vencedor como o melhor chocolate ao leite das Américas, o Chocolate ao Leite 45% Cacau, é realmente delicioso!

Ah, e visitamos lojas de fábrica e ponta de estoque de confecção infantil de marcas conhecidas como Cativa, Kyly e Fakini. Algumas delas davam até 70% de desconto em peças de coleções antigas, mas a grande maioria das peças eram roupas de bebês, e a variedade de peças de tamanho maior era bem pequena.

Os passeios foram muito bacanas e eu super recomendo a todos que visitarem Pomerode com as crianças. Quanto à cidade, eu imaginava ruas e casas padronizadas, com estilo europeu, mas, pelo menos por onde passamos, não vi.

Há outros dois passeios bem conhecidos que não conseguimos fazer por falta de tempo e que, sinceramente, não parecem ter o perfil de passeio para fazer com crianças, são eles: a Rota do Enxaimel, onde fica a maior concentração de casas Enxaimel (construções de madeira sem nenhum tipo de prego) fora da Alemanha; e a Rota do Imigrante, para conhecer e entrar na casa de moradores que mantêm o mesmo ritmo de seus antepassados, tornando essas casas verdadeiros museus.

E você, já esteve em Pomerode? Deixe ai nos comentários suas impressões e me conte o que mais gostou de fazer lá 😉

Aproveite e faça agora a sua reserva para se hospedar em Pomerode pelo Booking:



Booking.com

LOCALIZAÇÃO:

Marcela Pardo

Sou Marcela, idealizadora do portal Malinha Pronta, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova. Com o tempo, fazendo malas, organizando viagens e pesquisando sobre roteiros e dicas de passeios, foi crescendo em mim a vontade de começar a reunir tudo isso em um cantinho voltado para a troca de informações sobre os mais variados assuntos relacionados a viagens, desde o planejamento e a arrumação das malas até a volta pra casa…. enfim, sobre tudo que nos faz querer sair e mostrar o mundo para nossos filhos. Assim, nasceu o Malinha Pronta, um cantinho feito com muito amor para que possamos trocar ideias e eu possa dividir com vocês um pouquinho das minhas experiências, mostrar roteiros e hotéis, dar dicas e apresentar novidades para que até a mais simples “saidinha” de casa com nossos pequenos seja uma delícia! Espero que gostem. Divirtam-se!


2 comments

  • Tatiana

    18 de maio de 2019 at 11:44

    Vocês se hospedaram em Penha, né? Alugaram um carro pra se deslocar? Obrigada!

    Reply

    • Malinha Pronta

      19 de maio de 2019 at 17:41

      Oi, Tatiana. Tudo bem?

      Sim, alugamos um carro lá.

      Um beijo e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Sobre o Malinha Pronta

Sou Marcela, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova…
Saiba mais >>


E-MAIL

CONTATO



Newsletter