Como Tirar o Passaporte das Crianças?

Quando começamos a planejar uma viagem ao exterior, uma das primeiras coisas que precisamos providenciar é o passaporte.

O passaporte é o documento de viagem emitido pela Polícia Federal obrigatório para qualquer pessoa, independente da idade, que queira viajar para fora do país, à exceção dos países do Mercosul, que exigem apenas o RG.

O processo para a retirada do passaporte é simples e não tem muito segredo. No post de hoje tentei explicar da forma mais fácil possível todas as etapas para você tirar o documento de viagem do seu pequeno. É só seguir essas etapas, esperar o passaporte ficar pronto, deixar a Malinha Pronta e… boa viagem!

Eu recomendo que os pais comecem decidindo que tipo de autorização será expedida no passaporte. Antigamente não havia essa opção e quando o menor ia viajar sem um ou os dois pais, era preciso uma autorização assinada pelo pai ausente com firma reconhecida em cartório. Desde 2014, os pais podem escolher a forma de autorização de viagem, que será impressa no passaporte, dispensando, dependendo da escolha, essa autorização com firma reconhecida. São três opções:

  1. Autorização de expedição de passaporte com inclusão de autorização de viagem internacional do menor em companhia só de um dos pais (tipo 1 – poderes para genitor). Para esta opção, não será necessário apresentar a autorização de viagem com firma reconhecida do pai ausente.
  1. Autorização de expedição de passaporte com inclusão de autorização de viagem internacional do menor em companhia só de um dos pais ou desacompanhado (tipo 2 – amplos poderes). Nesta opção, também não será necessário apresentar a autorização de viagem com firma reconhecida do pai ausente.
  1. Autorização de expedição de passaporte sem inclusão de autorização de viagem internacional do menor com apenas um dos pais ou desacompanhado. Neste caso, será necessário apresentar a autorização de viagem com firma reconhecida em cartório do pai ausente.

Os formulários dos tipos de autorização de expedição de passaporte estão disponíveis no site da Polícia Federal e podem ser baixados clicando aqui.

O formulário com o modelo de autorização escolhido deve ser preenchido e assinado e, caso um dos pais não esteja presente no posto da polícia federal na ocasião da entrega dos documentos, sua assinatura deverá ter firma reconhecida em cartório. Lembre-se de que essa é uma decisão importante e, se preciso, só poderá ser alterada quando um novo passaporte for emitido.

Decidido o tipo de autorização de viagem internacional, é hora de separar a documentação que será necessária para preencher a solicitação do passaporte e que terá que ser apresentada na ocasião da visita ao posto da Polícia Federal. Os documentos são:

• Certidão de nascimento ou documento de identidade do menor (o documento tem que ser original e atualizado e, a partir dos 12 anos, a apresentação do documento de identidade é obrigatória);

• Documento de identidade e CPF dos pais;

• Foto do rosto, tamanho 5×7, recente, colorida, sem data e com fundo branco, de crianças menores de 3 anos. A partir de 3 anos, a foto digital é tirada no próprio posto da Política Federal (Dica: É recomendado que a criança saia na foto com a cabeça reta e olhando para frente);

• Comprovante de pagamento do GRU (já já explico o que é e onde emitir);

• Autorização de expedição de passaporte (aquela das três opções que falei ali em cima).

Com tudo isso em mãos, acesse o site da Política Federal clicando aqui.

Preencha corretamente todos os campos das sessões Dados Pessoais, Documentos, Dados Complementares e Local de Atendimento (você escolhe a cidade e o lugar onde deverá comparecer para a entrega dos documentos).

Depois de preenchido e enviado o formulário, serão gerados um protocolo de solicitação e a GRU – Guia de Recolhimento da União -, que é o boleto com a taxa de emissão do passaporte a ser pago em qualquer banco, inclusive online.

Depois de pago o boleto, acesse novamente o site da Polícia Federal clicando aqui e agende o dia e horário de sua visita no posto de atendimento escolhido. Vale lembrar que o sistema não permite o agendamento sem que a GRU esteja paga e, em alguns casos, pode demorar até 2 dias para que o sistema reconheça o pagamento.

Agora, é esperar a data marcada, pegar todos os documentos listados acima, mais o comprovante de pagamento da GRU e o protocolo de solicitação e comparecer com a criança no posto de atendimento. Não esqueça que se um dos pais não estiver presente na visita, a autorização de emissão do passaporte deve estar com a firma reconhecida em cartório.

No posto da Polícia Federal irão verificar os documentos, tirar a foto da criança, caso ela tenha mais que 3 anos (se ela for menor que isso, não esqueça que você tem que levar a foto) e entregar um protocolo com a data para a retirada do passaporte.

No dia da retirada do documento, é necessário levar a criança, que deverá estar acompanhada de pelo menos um dois pais.

Uma coisa muito importante! A validade do passaporte das crianças é menor do que a dos adultos. Então, aconselho que você deixe para solicitar a emissão somente quando estiver realmente programando uma viagem ao exterior, caso contrário, ele poderá perder a validade e você terá que emitir outro antes de viajar.

A validade do passaporte varia conforme a idade das crianças. Olha aí a tabelinha com as idades e o respectivo tempo de validade:

0 a 1 ano

1 ano de validade

1 a 2 anos

2 anos de validade

2 a 3 anos

3 anos de validade

3 a 4 anos

4 anos de validade

4 a 18 anos

5 anos de validade

18 anos em diante

10 anos de validade

Clicando aqui explico como tirar o visto americano das crianças. Se você estiver pensando em visitar a terra do Tio Sam, acessa lá.


Vai para o exterior? Não viaje sem seguro viagem!! Ele é o item mais barato e um dos mais importantes da sua viagem. Clique na imagem abaixo para fazer sua cotação e, ainda, ganhar 5% de desconto em qualquer compra com o nosso cupom.

Marcela Pardo: Sou Marcela, idealizadora do portal Malinha Pronta, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova. Com o tempo, fazendo malas, organizando viagens e pesquisando sobre roteiros e dicas de passeios, foi crescendo em mim a vontade de começar a reunir tudo isso em um cantinho voltado para a troca de informações sobre os mais variados assuntos relacionados a viagens, desde o planejamento e a arrumação das malas até a volta pra casa…. enfim, sobre tudo que nos faz querer sair e mostrar o mundo para nossos filhos. Assim, nasceu o Malinha Pronta, um cantinho feito com muito amor para que possamos trocar ideias e eu possa dividir com vocês um pouquinho das minhas experiências, mostrar roteiros e hotéis, dar dicas e apresentar novidades para que até a mais simples “saidinha” de casa com nossos pequenos seja uma delícia! Espero que gostem. Divirtam-se!

View Comments (246)

    • Oi, Regiane, tudo bem? Obrigada pelo contato :)

      Infelizmente, não! O valor de emissão do passaporte é o mesmo para todas as idades, sem distinção.

      Obrigada por nos acompanhar. Beijo

  • Olá bom dia já tirei meu passaporte o da minha esposa e dos meus dois filhos um de 7 anos e uma de 6 meses.meses . para buscar o passaporte e necessário Q todos compareçacompareçacompareça compareçao

    • Oi, Rafael, tudo bem?
      Os adultos precisam comparecer pessoalmente para a retirada, pois a entrega só é feita com a conferência dos documentos e da impressão digital. Já as crianças precisam comparecer e estar acompanhadas de pelo menos um dos pais.
      Espero ter ajudado.
      Obrigada por nos acompanhar :)

  • Ola, boa tarde!

    Meu caso é diferente, quero tirar o passaporte do meu sobrinho pra eu poder viajar com ele... consigo levar a mãe dele pra tirar o passaporte dele porém ele viajará somente comigo.

    Como devo proceder?

    Obrigada :)

    • Oi, Mirella

      Só os pais ou guardiões legais podem tirar o passaporte das crianças.

      No seu caso, o ideal seria que os pais já emitissem o passaporte com o autorização de viagem da criança desacompanhada dos pais, assim não será necessário providenciar nenhum outro documento autorizando a viagem do menor com você.

      Para isso, tanto o pai quanto a mãe terão que acompanhar a criança no dia marcado para tirar o passaporte. Caso contrário, você precisará de uma autorização de viagem assinada pelos pais e registrada em cartório.

      Boa viagem!!!

  • Olá,
    Tenho que tirar o passaporte das minhas filha mais o pai já esta no exterior!
    Eu posso pedir o passaporte delas sem que ele tenha deixado algum documento autorizando a retirada do passaporte?
    Se não tiver como então ele vai ter que enviar uma autorização do exterior pra mim?

    • Oi, Leonara

      Para tirar o passaporte de menores é necessária a presença ou autorização registrada em cartório, ou em consulado/embaixada, no seu caso, tanto do pai quanto da mãe.

      Peça para o pai ir ao consulado/embaixada brasileira da cidade onde ele está. Lá eles emitem e autenticam o documento e instruem como fazer o envio da documentação ao Brasil.

      Espero ter ajudado. Boa sorte!

  • O pai está no exterior,e a mãe precisa renovar o passaporte pra criança viajar com dindos ao encontro do pai, preciso de qual documentação do pai do menor?

    • Oi, Glauce

      A mãe vai precisar de um documento do pai emitido no Consulado/Embaixada do Brasil do local onde o pai se encontra autorizando a emissão do passaporte.

      Obrigada por acompanhar o Malinha Pronta.

      Um beijo

  • Olá,
    Vou tirar o passaporte da minha sobrinha/afilhada que tem 9 anos. A mãe dela já faleceu. O pai dela terá que ir junto para fazer o passaporte e para a retirada do mesmo? Ou eu consigo ir com a minha sobrinha para fazer e retirar o passaporte? Neste caso, preciso de uma autorização do pai? Tem algum modelo?
    Obrigada desde já!
    Abraços,
    Flavia

    • Oi, Flávia.

      Assumindo que vc tenha a guarda legal da criança, caso o pai não esteja presente na data da solicitação, a autorização de emissão do passaporte deve estar com a firma dele reconhecida em cartório.

      Aqui no post mesmo tem o link dos modelos de autorização de emissão do passaporte.

      Para a retirada, a criança precisa ir com apenas um dos pais/guardião legal.

      Espero ter ajudado.

      Um beijo

  • Ola! tenho duvidas e gostaria de saber a seguinte situaçao:
    Os tios do meu filho , querem leva lo para Orlando, viagem de ferias em janeiro 2018.
    como devo proceder quanto ao passaporte e visto.
    Meu filho nunca tirou passaporte. E´ a primeira vez que ele viaja sem a gente e para o exterior.
    Att

    • Oi, Analizia

      Aqui no post tem todas as informações que você precisa para tirar o passaporte dele. Como ele vai sem os pais, você pode optar pelo passaporte com autorização de viagem desacompanhado, assim não será necessária mais nenhuma autorização dos pais para que o menor sai do Brasil.

      Sobre o visto, tem um post explicando o passo a passo para a solicitação. Vou deixar o link pra você: http://www.malinhapronta.com.br/2016/11/07/tirando-o-visto-americano-das-criancas/

      Só uma observação: como você comentou que a viagem seria para janeiro de 2018, seu tempo para a documentação já está sem escasso. Dê entrada na solicitação do passaporte o quanto antes!

      Boa sorte!

  • MEU ESPOSO E EU TEMOS VISTO VÁLIDO ATÉ 2022, MAS NOSSOS PASSAPORTES ESTÃO VENCIDOS, E NOSSA BEBE AINDA NÃO TEM PASSAPORTE, VAMOS TIRAR O DELA E O NOSSO, A PERGUNTA É, VAMOS TER QUE ANDAR COM OS DOIS PASSAPORTES EM MÃOS POE CAUSA DO VISTO????

    • Oi, Andrea.

      Sim! Se a viagem for para os Estados Unidos será necessário andar com os dois passaportes: o válido e o que tem o visto válido.

      Um beijo

    • Oi, Jander

      O valor da taxa de emissão do passaporte é único, independente da idade.

      Atualmente, esse valor é de R$257,25