Festival de Férias do Teatro MorumbiShopping

logo-festival-ferias

Além do sucesso de público, o que Game Of Thrones, House Of Cards e O Rei Leão têm em comum? Todas as obras foram influenciadas pelas narrativas de William Shakespeare (1564 – 1616), um dos maiores dramaturgos de todos os tempos que inspirou as futuras gerações com temas considerados tabus até para os dias de hoje.

Dedicada a adaptar as tragédias shakespearianas para crianças e jovens com recursos da palhaçaria, a Vagalum Tum Tum é a companhia convidada do 3º Festival de Férias do Teatro MorumbiShopping. Nesta edição serão apresentadas quatro peças – uma a cada semana – entre os dias 1º e 30 de julho.

Pioneira nas adaptações de tragédias do dramaturgo inglês para essa faixa etária, a participação do grupo no festival endossa uma das principais características do Teatro MorumbiShopping, que é primar pela alta qualidade e reconhecimento dos espetáculos infantis oferecidos ao público.

Um dos princípios da Vagalum Tum Tum é trazer as temáticas do dramaturgo a partir do olhar do palhaço, o que permite aos atores – todos também são palhaços – interpretações das passagens mais duras com muito humor, tiques e repetições nas doses certas.

Espetáculos:

O Príncipe da Dinamarca

Divulgação: O Príncipe da Dinamarca

De 1º a 9 de julho. Quarta a domingo, às 15h

Tudo começa numa noite escura, quando dois coveiros são surpreendidos pelas caveirinhas dos personagens de Hamlet, que decidem elas mesmas representarem a história de Shakespeare. O então príncipe da Dinamarca recebe a visita do fantasma de seu pai, que conta a verdade sobre sua morte – ele havia sido assassinado por Claudio-, e faz com que Hamlet prometa que vingará sua morte.

Para dar cabo ao seu plano de vingança, Hamlet finge-se de louco, mas ainda tem dúvida se deve ou não acreditar nas palavras do fantasma. Para ter certeza, pede a um grupo de atores que represente para Claudio a história contada pelo fantasma. A reação perturbada de Claudio denuncia sua culpa e Hamlet agora sabe que o fantasma disse a verdade.

Henriques

Divulgação: Henriques

De 12 a 16 de julho. Quarta a domingo, às 15h

O príncipe Henrique é um jovem que vive na companhia de seus amigos arruaceiros Falstaff e Pistola. Juntos eles fazem muitas estripulias e são muito mal vistos pelas pessoas da cidade. Seu pai, o rei Henrique IV, já está velho e muito preocupado com o destino da Inglaterra, já que seu sucessor, o príncipe Henrique, não parece muito interessado em tomar juízo e ser a pessoa responsável que todos esperam que ele seja como príncipe herdeiro.

Próximo de sua morte, o rei Henrique IV faz com que o príncipe Henrique jure que será uma nova pessoa e que será um grande rei. Henrique faz o juramento e antes de morrer seu pai lhe diz que quando for rei ele deve atacar e vencer a França de uma vez por todas, já que os dois países estão em disputa por territórios há muito tempo. Ao se tornar rei, Henrique, que agora é Henrique V, cumpre suas promessas, e precisa abandonar a vida de fanfarrão e também todos os antigos amigos. Falstaff e Pistola são ignorados e expulsos pelo antigo amigo e novo rei e sofrem muito com isso.

Bruxas da Escócia

Divulgação: Bruxas da Escócia

De 19 a 23 de julho. Quarta a domingo, às 15h

Livremente inspirado em Macbeth, a peça conta a história de um nobre e valoroso escocês que, após vencer uma batalha é surpreendido por três bruxas que fazem previsões sobre seu futuro, sendo a mais surpreendente de todas a de que ele em breve será rei.

Ao tomar conhecimento do ocorrido, a ambiciosa Lady Macbeth, esposa de Macbeth, convence-o a cometer todo o tipo de traição para que ele se torne rei. A partir dai os dois não medirão esforços para realizar as previsões das bruxas! Nada, nem ninguém, será poupado se ficar em seu caminho! E para eliminar seus inimigos eles inventam a catapulta espacial, que lançam todos ao espaço infinito! Macbeth é coroado e ao contrário do que o povo esperava, ele se torna um tirano implacável e junto com Lady Macbeth comete várias malvadezas aos seus súditos.

O Bobo do Rei

Divulgação: O Bobo do Rei

De 26 a 30 de julho. Quarta a domingo, às 15h

Um dia, um rei acorda entediado e muito carente. Todos os seus bajuladores estão de folga, e nem mesmo o seu bobo consegue animá-lo. Além disto, ele já está velho e cansado e não quer mais as responsabilidades de um rei, por isto decide dividir o seu reino entre as três filhas: Regane, Goneril e Cordélia.

Tirando proveito da ocasião do anúncio da divisão do reino para aliviar sua carência, o Rei decide que cada filha receberá sua parte de acordo com o amor que declarar a ele. As duas filhas mais velhas, Regane e Goneril, se desdobram em falsas declarações de amor, elogios e mesuras, deixando o Rei muito feliz; e cada uma recebe sua parte. Quando chega a vez da filha mais jovem e mais querida do Rei, Cordélia, declarar seus sentimentos, ela lhe diz, com toda franqueza, que o ama como uma filha deve amar a um pai, nem mais nem menos, e por isto, é expulsa do reino e deserdada. O reino, então, fica nas mãos de Regane e Goneril e o Rei decide que viverá um mês na casa de cada uma delas, ao que elas disfarçam a insatisfação. Inconformado com a os atos do Rei, seu bobo decide abandoná-lo e, no caminho, encontra Cordélia, que tem a idéia de se disfarçar de bobo para ficar próxima do Rei, seu pai. Disfarçada, ela consegue o emprego de bobo e passa a seguir o Rei. O espetáculo é livremente inspirado em Rei Lear.

Serviço:

3º Festival de Férias do Teatro MorumbiShopping

Quando? De 1 a  30 de julho

Onde? Teatro MorumbiShopping (Av. Roque Petroni Junior, 1089, São Paulo)

Que dias e horários? De quarta a domingo, às 15h.

Pra que idade? Livre

Qual a duração? 60 minutos

Custa custa? R$ 50,00 (inteira) e R$ 25 (meia)

Local: 

Marcela Pardo

Sou Marcela, idealizadora do portal Malinha Pronta, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova. Com o tempo, fazendo malas, organizando viagens e pesquisando sobre roteiros e dicas de passeios, foi crescendo em mim a vontade de começar a reunir tudo isso em um cantinho voltado para a troca de informações sobre os mais variados assuntos relacionados a viagens, desde o planejamento e a arrumação das malas até a volta pra casa…. enfim, sobre tudo que nos faz querer sair e mostrar o mundo para nossos filhos. Assim, nasceu o Malinha Pronta, um cantinho feito com muito amor para que possamos trocar ideias e eu possa dividir com vocês um pouquinho das minhas experiências, mostrar roteiros e hotéis, dar dicas e apresentar novidades para que até a mais simples “saidinha” de casa com nossos pequenos seja uma delícia! Espero que gostem. Divirtam-se!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Sobre o Malinha Pronta

Sou Marcela, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova…
Saiba mais >>


E-MAIL

CONTATO



Newsletter