Programas de fidelidade de companhias aéreas no Brasil

shutterstock_555148006

Muitas pessoas ficam confusas quando o assunto é reverter milhas em passagens aéreas e acabam deixando de lado a chance de embarcar de graça para o sonhado destino. Na verdade, compreender esse universo é mais fácil do que parece e participar de programas de fidelidade pode ser muito vantajoso.

No Brasil, Avianca, Azul, Latam e GOL oferecem programas nesse estilo. O melhor caminho para se dar bem com eles é conhecer o funcionamento de cada um.

LATAM Fidelidade

Faz parte do programa Multiplus e permite acumular pontos a cada voo ou com o uso do cartão de crédito. As milhas dão direito a passagens pela Air Canada, Air China, Copa Airlines e demais membros da oneworld. O programa tem quatro categorias — Black Signature, Black, Platinum e Gold — correspondentes à quantidade de trechos voados e de pontos Elite (obtidos pelo cálculo da distância em milhas multiplicados por um percentual de cada categoria de voo) acumulados.

Smiles

Pelo programa de fidelidade da GOL, é possível adquirir bilhetes na companhia e em outras do grupo Star Alliance (Air France, Delta Airlines, KLM, etc.) — não só com voos realizados, mas com compras pelo cartão de crédito e aquisição de produtos e serviços de empresas parceiras. O Smiles tem quatro categorias: Smiles (básico), Prata, Ouro e Diamante. Os benefícios são acesso a lounge, embarque prioritário, bônus no acúmulo de milhas e outros.

Tudo Azul

O programa da Azul funciona com acúmulo de crédito nos cartões parceiros. A cada compra, o cliente recebe 5% do valor em milhas. A partir de R$ 50, elas podem ser usadas como desconto na compra. Também há acúmulo na compra de passagem aérea. Neste caso, cada R$ 1 equivale a até 4 pontos. Nas categorias Topázio, Safira e Diamante, os clientes têm garantia de receber entre 2,5 e 3,5 pontos.

Amigo

Permite acumular pontos a cada voo ou ao comprar com o cartão de crédito. As milhas podem ser trocadas por passagens em empresas-membros do grupo Star Alliance. Os participantes são divididos nas categorias Bronze, Silver, Gold e Diamond, de acordo com os pontos que obtêm. A vantagem do programa em relação aos demais é poder cadastrar a família para juntar pontos e poder emitir passagens para terceiros.

Quanto valem as milhas?

O valor das milhas varia bastante. Em alguns casos, é tão alto que vale mais a pena comprar a passagem em dinheiro. A dica é pesquisar muito. Uma alternativa é usar a ferramenta que combina uso de pontos e dinheiro, ideal para quem precisa de poucas milhas para retirar um bilhete.

Mais privilégios

Se tornar passageiro frequente em uma aliança de companhias aéreas é a melhor maneira de garantir diversas opções de itinerário e ganhar outras vantagens. Quem é passageiro frequente na oneworld, por exemplo, pode se beneficiar dos cerca de 1000 destinos da rede da aliança na hora de resgatar prêmios no programa de fidelidade de companhias aéreas membro. Ao embarcar em voos qualificados, o viajante ainda avança ou mantém o status de seu cartão da aliança, podendo vivenciar privilégios adicionais, como check-in prioritário, acesso para lounges VIP em aeroportos e até bagagem extra sem taxa.

Texto: Visar Planejamento

Marcela Pardo

Sou Marcela, idealizadora do portal Malinha Pronta, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova. Com o tempo, fazendo malas, organizando viagens e pesquisando sobre roteiros e dicas de passeios, foi crescendo em mim a vontade de começar a reunir tudo isso em um cantinho voltado para a troca de informações sobre os mais variados assuntos relacionados a viagens, desde o planejamento e a arrumação das malas até a volta pra casa…. enfim, sobre tudo que nos faz querer sair e mostrar o mundo para nossos filhos. Assim, nasceu o Malinha Pronta, um cantinho feito com muito amor para que possamos trocar ideias e eu possa dividir com vocês um pouquinho das minhas experiências, mostrar roteiros e hotéis, dar dicas e apresentar novidades para que até a mais simples “saidinha” de casa com nossos pequenos seja uma delícia! Espero que gostem. Divirtam-se!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Sobre o Malinha Pronta

Sou Marcela, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova…
Saiba mais >>


E-MAIL

CONTATO



Newsletter