Gratuito: Que Monstro te Mordeu? no Teatro do Sesi-SP

que-monstro-te-mordeu_t111023_3SagNpW

Criado por Cao Hamburger e Teodoro Poppovic como série televisiva em 2014, Que Monstro Te Mordeu? (TV Cultura, 2014-2015) transborda seu mundo pela primeira vez para fora das telinhas, para ganhar palco e espaço expositivo.

Com texto e direção de Carla Candiotto, o espetáculo homônimo fica em cartaz até dia 2 de dezembro, no Teatro do Sesi-SP. As apresentações acontecem aos sábados e domingos, às 14 horas, com entrada gratuita.

Além do espetáculo, a criançada também poderá visitar uma exposição gratuita que exibe várias etapas do processo de criação da série infantil, coprodução de sucesso da TV Cultura e do Sesi-SP entre 2014 e 2015.

Com curadoria de Teodoro Poppovic, A Monstruosa Exposição dos Monstros convida o público a conhecer de perto onde e como o simples ato de desenhar dá vida aos monstrinhos. Ao propor uma experiência imersiva e interativa, a exposição apresenta os bastidores criativos do programa e também o seu imaginário.

Pinturas, desenhos, animações e projeções mostram as etapas de criação dos personagens: do papel em branco ao desenho da criança; do roteiro à animação da série. Os visitantes também têm a oportunidade de desenhar suas próprias criaturas e vê-las serem exibidas dentro da exposição. Tanto a exposição, quanto o espetáculo teatral apresentam narrativas complementares e prometem encantar fãs da série e também aqueles que ainda não a conhecem.

Divulgação

O espetáculo Que Monstro Te Mordeu?

A história do espetáculo se passa no Monstruoso Mundo dos Monstros (MMM), um lugar onde os monstros desenhados pelas crianças ganham vida. Certo dia, aparece por lá Lali (interpretada por Bebel Ribeiro), uma monstrinha diferente dos demais.

Nesse novo mundo, ela começa a conhecer novos amigos – a doce Luísa, o faminto Gorgo e o hiperativo Dedé – até encontrar o cientista monstrólogo Dr. Z , que descobre que ela pode ser, na verdade, uma humana. A partir desse momento, o MMM se transforma em um lugar de medo e intolerância. Cabe a Lali lutar por sua sobrevivência e mostrar para todos que a convivência com o diferente pode ser surpreendente.

Entre os monstros, destaque para Luiza – a poltrona cor de rosa; Gorgo – a lata lixo glutão; Dedé – a bola de chiclete; Dr Z – o cientista do vale; Morgume – o assistente do Dr Z; Sindico – o chato do vale; Sherman e shorume os lixeiros que reciclam o lixo do vale; Umus – os bagunceiros; Passaros e Lesmas (tem uma lesma que chama Clotilde). Os autores da série original assinam colaboração dramatúrgica.

No elenco estão Alexandre Scaldini, Bebel Ribeiro, Daniel Costa, Fernando Mariano, Gilson Ajala, Melina Menghini, Nilton Marques, Paulo Henrique, Sandro Gattone, Sidnei Caria e Thiago Toledo. A direção de arte (cenografia, adaptação de bonecos e figurino) é de Marco Lima; a direção musical é de Marcelo Pellegrini, a iluminação fica por conta de Wagner Freire; e a direção de movimento é de Adriana Telg.

Carla Candiotto, que também escreveu o terxto, viveu com muito prazer sua primeira experiência na direção de teatro de bonecos. “Na adaptação da televisão para o palco, foi desafiante redesenhar os bonecos e manter suas características. Também foi desafiador montar as cenas com foco na comédia para o público infantil, seguindo  o tempo, o timing, de trabalhar com bonecos”, revela Carla, que se encantou pelo projeto desde o começo pela possibilidade de abordar a aceitação das diferenças.

No programa do espetáculo, ela escreve: O que são monstros? Quem decide quem é monstro? Quantas vezes já fomos monstros? E por que aquele monstro nos chamou de monstro? Quem são os meus monstros? Que monstro me mordeu? Na geração de meus avós, havia monstros diferentes; hoje, alguns deixaram de ser monstros. O fato é que nossos monstros mudam como mudaram ao longo da história. Lali, uma menina corajosa e autêntica, chega a um mundo diferente com seres diferentes e nada disso a assusta. Para ela, todos são iguais, ainda que diferentes. Como a gente. Como deveria ser o nosso mundo.

A direção de arte de Marco Lima privilegiou cores e tons mais escuros para que os bonecos sobressaíssem às informações da cenografia. A história foi situada em um lugar engolido pela natureza e o colorido da série deu lugar a um ambiente cheio de boas surpresas. “Os bonecos receberam acabamento diferente da TV para se integrar ao palco. A gênese de cada personagem foi respeitada do original, porém adaptações foram realizadas para melhor integração com toda a plástica do espetáculo. Várias técnicas de manipulação são utilizadas durante a peça para que cada personagem não perca sua essência”, conta o criativo.

Divulgação

A Monstruosa Exposição dos Monstros

Na abertura da série infantil Que Monstro Te Mordeu?, Dr. Z anuncia: Toda vez que uma criança desenha um monstro, ele ganha vida em um lugar muito especial“.  E esse lugar existe! Que Monstro Te Mordeu? A Monstruosa Exposição dos Monstros apresenta o universo dos monstros que se imagina e que se cria a partir do simples ato de desenhar.

Ao propor uma experiência imersiva e interativa, a exposição apresenta ao público os bastidores criativos do programa e também o seu imaginário. Pinturas, desenhos, animações e projeções mostram as etapas da criação dos personagens: do papel em branco ao desenho da criança; do roteiro à vida animada na série.

A atmosfera do espaço proporciona um mergulho neste universo de monstros, também estimulando a imaginação do público ao sugerir que desenhem suas próprias criações e criaturas, que até podem ganhar vida ao serem exibidas no local.

Sobre a Série de TV Que Monstro Te Mordeu?

O projeto idealizado por Cao Hamburger é uma coprodução da TV Cultura e do Sesi-SP (2014-2015), que realizou a orientação pedagógica dos episódios e aportou R$ 14 milhões para a obra audiovisual. O programa totalizou 50 capítulos para a televisão, com duração de 30 minutos cada um, e outros 50 capítulos especiais, de até três minutos, exclusivos para a internet.

Divulgação

Serviço:

Que Monstro Te Mordeu?

Quando? De 9 de junho a 2 de dezembro de 2018

Onde? Teatro do Sesi-SP, no Centro Cultural Fiesp (Av. Paulista, 1313, em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)

Que dias e horários? Sábados e domingos, às 14 horas.

Sessões de férias: quintas e sextas de julho (5, 12 e 13, 19 e 20, 26 e 27) às 11h

Pra que idade? Livre para todos os públicos.

Quanto custa? Gratuito

* Reservas seus ingressos clicando aqui ou retire os ingressos remanescentes na bilheteria do teatro, no dia do espetáculo, a partir das 13h horas.

Marcela Pardo

Sou Marcela, idealizadora do portal Malinha Pronta, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova. Com o tempo, fazendo malas, organizando viagens e pesquisando sobre roteiros e dicas de passeios, foi crescendo em mim a vontade de começar a reunir tudo isso em um cantinho voltado para a troca de informações sobre os mais variados assuntos relacionados a viagens, desde o planejamento e a arrumação das malas até a volta pra casa…. enfim, sobre tudo que nos faz querer sair e mostrar o mundo para nossos filhos. Assim, nasceu o Malinha Pronta, um cantinho feito com muito amor para que possamos trocar ideias e eu possa dividir com vocês um pouquinho das minhas experiências, mostrar roteiros e hotéis, dar dicas e apresentar novidades para que até a mais simples “saidinha” de casa com nossos pequenos seja uma delícia! Espero que gostem. Divirtam-se!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Sobre o Malinha Pronta

Sou Marcela, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova…
Saiba mais >>


E-MAIL

CONTATO



Newsletter