Pomerode com Crianças

Processed with MOLDIV

Já fazia algum tempo que, de tanto ouvir falar em Pomerode, estava curiosa para conhecer a famosa “cidade mais alemã do Brasil”, município localizado no na região do Vale do Itajaí, vizinha de Blumenau, no Estado de Santa Catarina.

Então, planejando uma viagem para visitar o parque do Beto Carrero, decidi dedicar um dia do nosso roteiro à Pomerode e, além da cidade, conhecer o parque Vila Encantada e o famoso Zoo Pomerode, e – como chocólatra que sou – experimentar os premiados chocolates da marca Nugali.

De Penha, onde estávamos hospedados, o percurso até Pomerode demorou cerca de 1 hora de 15 minutos, totalizando 56km. O trajeto foi tranquilo e praticamente todo feito em rodovia de pista simples.

Vila Encantada

O parque Vila Encantada fica no centro do Pomerode, ao lado do zoológico, e é um daqueles lugares que você se apaixona logo de cara. É um parque educativo lindo que mistura réplicas perfeitas de dinossauros que se mexem e emitem sons, o maior e mais completo brinquedão que eu já vi na vida em que adultos e crianças podem brincar e se divertir juntos, áreas educativas e oficinas super diferentes em que a criançada aprende brincando e, o melhor, ao ar livre e em meio à natureza.

Fachada
Vila Encantada – Pomerode

Dentre as atrações que mais curtimos estão a Vila dos Dinossauros, onde ficam as réplicas dos dinossauros e as crianças podem aprender mais sobre esses animais; a Vila da Aventura, onde ficam as 5 torres interligadas que foram um imenso brinquedão, com obstáculos, tobogã, escorregador, túnel de fitas e cama elástica; a Vila do Calor, onde esguichos de água saem do chão para refrescar do calor e fazer a alegria da criançada; e a Vila do Paleontólogo, que simula um  sítio de escavação e as crianças aprendem, na prática, sobre os fósseis e o trabalho do paleontólogo.

Nós amamos e super recomendamos o parque Vila Encantada, principalmente para crianças a partir de 4 anos de idade, embora ele seja um parque super completo para toda a família e tenha também áreas dedicadas aos bebês.

Para curtir o parque sem pressa e as crianças terem tempo de participar de ao menos 2 oficinas, o ideal é programar meio dia para aproveitar tudo o que eles oferecem. Ah, e não esqueça de levar toalha, uma troca de roupa, protetor solar e repelente.

Vila da Aventura + Vila do Calor
Sítio de Escavação – Vila do Palentólogo

Zoo Pomerode

Outro lugar que eu amei e super recomendo conhecer é o Zoológico de Pomerode. Um passeio lindo e recheado de conhecimentos!

Fachado Zoo Pomerode
Zoo Pomerode

Vocês sabiam que 77% dos animais que estão lá foram resgatados e eram vítimas de tráfico de animais, maus tratos, atropelamentos, choques em redes elétricas, entre outros? Dentre os que mais me chamaram a atenção, destaco os elefantes e os ursos que vieram de circos! Eles nasceram e cresceram longe da natureza, sofreram maus tratos e até tortura, e agora estão super bem cuidados e vivem no zoo, já que não têm condições de sobreviver soltos na natureza.

Outra coisa que vale destacar é que os educadores ambientais do zoo ficam circulando o tempo todo pelo parque observando, cuidando e fotografando os aninais, além de interagir com os visitantes, dando explicações, contanto um pouquinho da vida de cada animal e tirando dúvidas. Muito bacana essa iniciativa!

Além de tudo isso, o Zoo Pomerode é uma instituição sem fins lucrativos e toda a renda de bilheteria é revertida em prol dos animais e para melhorar a estrutura e as instalações do zoológico. Bacana, né? Não deixem que visitar o zoo, as crianças vão amar!

Mico Leão
Elefantes resgatados de circo
Não é demais de lindo?

O tempo de visitação depende do ritmo de cada um. Eu sugiro de 2 a 3 horas para poder aproveitar bem o passeio.

Outras atrações

Bem pertinho da Vila Encantada e do Zoo, visitamos também o local onde foi realizado o Festival de Páscoa Osterfest; lá estava exposto o maior ovo de páscoa do mundo. Infelizmente, não conseguimos vê-lo, pois já estava sendo desmontado, mas chegamos a tempo de ver a Osterbaum – árvore feita com 100.000 casquinhas de ovos naturais. É realmente impressionante a quantidade de cascas de ovos e o tamanho da árvore!

Osterbaum

E é claro que não poderíamos ir embora sem experimentar os famosos e premiados chocolates Nugali. Para quem nunca ouviu falar dessa marca, a Nugali Chocolates foi premiada com três medalhas na mais importante competição de chocolates das Américas, e o medalha de ouro, vencedor como o melhor chocolate ao leite das Américas, o Chocolate ao Leite 45% Cacau, é realmente delicioso!

Ah, e visitamos lojas de fábrica e ponta de estoque de confecção infantil de marcas conhecidas como Cativa, Kyly e Fakini. Algumas delas davam até 70% de desconto em peças de coleções antigas, mas a grande maioria das peças eram roupas de bebês, e a variedade de peças de tamanho maior era bem pequena.

Os passeios foram muito bacanas e eu super recomendo a todos que visitarem Pomerode com as crianças. Quanto à cidade, eu imaginava ruas e casas padronizadas, com estilo europeu, mas, pelo menos por onde passamos, não vi.

Há outros dois passeios bem conhecidos que não conseguimos fazer por falta de tempo e que, sinceramente, não parecem ter o perfil de passeio para fazer com crianças, são eles: a Rota do Enxaimel, onde fica a maior concentração de casas Enxaimel (construções de madeira sem nenhum tipo de prego) fora da Alemanha; e a Rota do Imigrante, para conhecer e entrar na casa de moradores que mantêm o mesmo ritmo de seus antepassados, tornando essas casas verdadeiros museus.

E você, já esteve em Pomerode? Deixe ai nos comentários suas impressões e me conte o que mais gostou de fazer lá 😉

Aproveite e faça agora a sua reserva para se hospedar em Pomerode pelo Booking:



Booking.com

LOCALIZAÇÃO:

2 comments

  • Tatiana

    18 de maio de 2019 at 11:44

    Vocês se hospedaram em Penha, né? Alugaram um carro pra se deslocar? Obrigada!

    Reply

    • Malinha Pronta

      19 de maio de 2019 at 17:41

      Oi, Tatiana. Tudo bem?

      Sim, alugamos um carro lá.

      Um beijo e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


About us

Leverage agile frameworks to provide a robust synopsis for high level overviews. Iterative approaches to corporate strategy foster collaborative thinking to further the overall value proposition. Organically grow the holistic world view of disruptive innovation via workplace diversity and empowerment.


CONTACT US

CALL US ANYTIME



Latest posts