5 Destinos Imperdíveis no Paraná

O Paraná é um estado brasileiro lindo, cheio de belezas naturais, e tem alguns destinos turísticos que não podem ficar de fora da lista dos destinos de desejo dos viajantes mais exigentes.

Separamos 5 destinos imperdíveis para suas próximas viagens.

1. Curitiba
A capital paranaense é uma das grandes surpresas turísticas do estado. Curitiba, ao longo dos anos vem recebendo cada vez mais turistas de lazer e negócios. Os locais mais visitados são os parques e praças da cidade que é nacionalmente reconhecida por sua organização e limpeza. Os principais pontos turísticos da capital paranaense são:

  • Parque Barigui
  • Parque das Pedreiras
  • Ópera de Arame
  • Parque Tanguá
  • Parque Tingui
  • Centro Histórico
  • Bosque Alemão
  • Universidade Livre do Meio Ambiente
  • Torre Panorâmica

Além disso, a capital paranaense tem uma cena gastronômica importante, com destaque para o bairro de Santa Felicidade, e uma vida noturna agitada com bares e restaurantes para todas as tribos.

2. Ilha do Mel
Considerada a joia do litoral paranaense, a Ilha do Mel é um destino peculiar e deslumbrante. Para chegar lá, o visitante precisa ir até Pontal do Paraná e pegar uma barca que sai de hora em hora rumo a um dos dois lados da ilha: Nova Brasília ou Encantadas.
Nova Brasília, que fica no lado norte da ilha, é o destino preferidos pelos surfistas e outros apaixonados por esportes náuticos. Composta por trilhas de areia batida e vegetação fechada, pousadas de charme rústico, praias perfeitas e desertas.

Na Praia Grande e Praia do Farol e, esporadicamente, nas Paralelas é possível encontrar condições favoráveis ao surfe o ano inteiro. Os principais pontos turísticos desse lado da Ilha do Mel, além das praias, são o Farol das Conchas, o Morro do Sabão Miguel, o Istmo, a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres e a Baía dos Golfinhos.

Encantadas, que fica no lado sul da ilha, tem um clima mais familiar, mas ainda assim é uma boa opção para descansar e aproveitar pousadas mais convencionais. É nesse lado da ilha que fica a famosa Gruta das Encantadas que é o patrimônio natural mais importante da Ilha do Mel.

3. Morretes e Antonina
As duas cidades históricas charmosas localizadas na serra do mar do Paraná são famosas pela hospitalidade, festas, eventos gastronômicos e culturais. Além disso, elas oferecem opções de hospedagem em meio a natureza e opções de turismo de aventura como descer o rio Nhundiaquara de bóia ou subir o Marumbi.

Outro passeio interessante que todo o turista precisa fazer é descer a serra do mar de trem para almoçar Barreado, prato típico do Paraná, na bucólica Morretes.

4.Guaraqueçaba
Famosa pela dificuldade de acesso terrestre, a cidade localizada às margens da Baía de Paranaguá é um dos destinos preferidos de aventureiros off road. Caso esse não seja seu caso, é possível ir de barco comercial partindo de Paranaguá. A viagem dura cerca de 2h30 e é mais tranquila que por terra.

Os motivos para conhecer Guaraqueçaba não são poucos. A cidade fica dentro da maior reserva de mata atlântica do país, cercada por ilhas, praias desertas, animais em extinção, cachoeiras e muita história. Chegando lá é possível passear pelo centro histórico, aproveitar as delícias gastronômicas do litoral e fazer passeios para a Ilha de Superagui, Ilha de Guaraqueçaba e Salto Morato.

5. Foz do Iguaçu
Localizada a 533km de distância de Curitiba, Foz do Iguaçu é a base para a visitação do lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu.

As opções de passeios que podem ser realizados a partir de Foz do Iguaçu são inúmeros. Os mais procurados são:

  • Cataratas do Iguaçu
  • Marco das Três Fronteiras
  • Ponte da Amizade
  • Hidroelétrica de Itaipu
  • Parque das Aves.

Além disso, a partir do município é possível realizar atividades na natureza, visitar museus e conhecer a cultura local, fazer compras no Paraguai e Argentina, aproveitar a gastronomia e vida noturna internacional, relaxar em spas e resorts e ter acesso a muitas outras atrações que fazem do município paranaense o segundo destino turístico mais visitado do Brasil.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Marcela Pardo

Sou Marcela, idealizadora do portal Malinha Pronta, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova. Com o tempo, fazendo malas, organizando viagens e pesquisando sobre roteiros e dicas de passeios, foi crescendo em mim a vontade de começar a reunir tudo isso em um cantinho voltado para a troca de informações sobre os mais variados assuntos relacionados a viagens, desde o planejamento e a arrumação das malas até a volta pra casa…. enfim, sobre tudo que nos faz querer sair e mostrar o mundo para nossos filhos. Assim, nasceu o Malinha Pronta, um cantinho feito com muito amor para que possamos trocar ideias e eu possa dividir com vocês um pouquinho das minhas experiências, mostrar roteiros e hotéis, dar dicas e apresentar novidades para que até a mais simples “saidinha” de casa com nossos pequenos seja uma delícia! Espero que gostem. Divirtam-se!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Sobre o Malinha Pronta

Sou Marcela, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova…
Saiba mais >>


E-MAIL

CONTATO



Newsletter