Casal de tubarões Mangona chega ao Oceanic Aquarium

IMG-20201211-WA0113
Cada um mede mais de 2 metros e foram trazidos dos Estados Unidos pela maior empresa de transporte de animais aquáticos do mundo

A mais nova atração do Oceanic Aquarium já pode ser visitada: um casal adulto de tubarões da espécie Carcharias taurus, conhecidos como Mangona!

A fêmea mede 2,06m e o macho 2,02m, o casal tem cerca de sete anos e vai continuar crescendo. Eles têm mais de 120 dentes pontudos e que ficam expostos para fora da boca, o que proporciona uma aparência mais agressiva, mas são considerados animais tímidos. É uma espécie ameaçada de extinção por conta da pesca predatória e da poluição dos oceanos.

Uma equipe européia da Flying Sharks, maior empresa especializada em transporte de tubarões do mundo, foi a responsável em trazer o casal. Foram dois meses de preparação. Os tubarões foram trazidos de Marathon, na Flórida (EUA), de avião até o aeroporto de Guarulhos em São Paulo. Já no Brasil, uma equipe de especialistas do Oceanic Aquarium, formada por sete profissionais, estava em terra esperando por eles e acompanhou o transporte até Balneário Camboriú (SC).

A partir de agora o Oceanic Aquarium participa do Programa Nacional de Conservação da Espécie, vinculado ao Ibama. “São animais que começam a se reproduzir a partir dos oito anos, então dentro de alguns meses eles atingem a maturidade sexual  e esperamos que tenham frutos e possamos cooperar com o programa, afinal essa é uma espécie ameaçada de extinção”, ressalta André Neto, Gerente Operacional do Ocenaic Aquarium.

Divulgação

Curiosidades:

-tem mais de 120 dentes e ao longo da vida podem trocar 3 mil vezes os dentes;

-são animais de hábitos noturnos;

– nadam de forma lenta;

– das poucas espécies que conseguem respirar mesmo estando parados;

– possuem predação intrauterina, ou seja, o filhote que se desenvolve primeiro se alimenta dos demais ainda no útero da mãe, considerado um tipo de canibalismo;

-não possuem bexiga natatória, para flutuar precisam ir a superfície e abocanhar o ar;

– podem atingir até 3,2 metros;

– pesam até 150Kg

-normalmente os machos são menores que as fêmeas;

– gestação pode durar de 9 a 12 meses;

– são encontrados na costa do Oceano Atlântico, Índico, além do Mar Mediterrâneo e Mar Vermelho;

– e comem por ano o peso deles em peixes e outros animais menores.

Marcela Pardo

Sou Marcela, idealizadora do portal Malinha Pronta, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova. Com o tempo, fazendo malas, organizando viagens e pesquisando sobre roteiros e dicas de passeios, foi crescendo em mim a vontade de começar a reunir tudo isso em um cantinho voltado para a troca de informações sobre os mais variados assuntos relacionados a viagens, desde o planejamento e a arrumação das malas até a volta pra casa…. enfim, sobre tudo que nos faz querer sair e mostrar o mundo para nossos filhos. Assim, nasceu o Malinha Pronta, um cantinho feito com muito amor para que possamos trocar ideias e eu possa dividir com vocês um pouquinho das minhas experiências, mostrar roteiros e hotéis, dar dicas e apresentar novidades para que até a mais simples “saidinha” de casa com nossos pequenos seja uma delícia! Espero que gostem. Divirtam-se!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Sobre o Malinha Pronta

Sou Marcela, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova…
Saiba mais >>


E-MAIL

CONTATO



Newsletter