Fomos Conhecer o Museu da Imaginação!

IMG_3311

Mamães e papais, vocês já sabem da novidade? São Paulo tem um novo museu para a criançada! Um espaço lúdico cheio de cultura e diversão onde as crianças têm contato com a arte e podem tocar, usar, pular, correr e brincar livremente: é o Museu da Imaginação.

Inaugurado em janeiro de 2017, o museu está dividido em três ambientes que proporcionam experiências sensoriais e exploram a curiosidade e a imaginação dos pequenos através de exposições de arte interativas e estações de atividades lúdicas.

Primeiro, visitamos os espaços Sala das Esferas, exposição de releitura da obra de Pablo Picasso feita pelos artistas brasileiros Paulo Mercadante, Ninetta Rabner, Adriana Rizkallah e Norma Grinberg, e Ora Bolas!, instalação cinética do artista Guto Lacaz com bolas coloridas presas no teto que sobem e descem sem parar. É muito legal ver as crianças se divertindo nesses espaços cheio de cores, sons e objetos que aguçam a curiosidade e as fazem querer mexer, experimentar e interagir com a arte.

Sala das Esferas
Ora Bolas!

Depois, vem o ambiente que mais encanta e diverte os pequenos: o das Estações Lúdicas, uma área enorme, repletas de brinquedos, ambientes, estações e atividades que estimulam o livre brincar e que os visitantes podem conhecer e explorar como quiserem, na ordem que preferirem e por quanto tempo quiserem. Há opções de brincadeiras para todos, inclusive para portadores de necessidades especiais, e o mais legal é que todas elas oferecem alguma experiência sensorial diferente e estimulam a criatividade e a socialização da criançada.

Balanço para cadeirante
Estações Lúdicas
Casa na Árvore

São diversas estações com monitores espalhados por toda a parte para ajudar e estimular a imaginação e a brincadeira. Tem casa na árvore, escorregador, lego, mesa de desenho, jogo da forca com peças magnéticas, uma área que imita um acampamento (com cabana, “fogueira”, raquetes, peteca…), uma enorme tenda com almofadas e sons de natureza para que quiser descansar, brinquedos de madeira, uma estação pistolas d’água que ensinam sobre a geração de energia… enfim, a lista é enorme.

Jogo da Forca
Acampamento e Estação de Desenho

Mas o destaque mesmo fica para a Estação da Música, em que os visitantes podem tocar bateria, guitarra e teclado de verdade, para a Estação Bolas Malucas, uma enorme rede suspensa com bolas penduradas de diferentes tamanhos para as crianças explorarem seus movimentos, e a Estação Ponte Maluca, em que adultos e crianças precisam trabalhar em equipe e pedalar bicicletas virtuais para vencer o jogo.

Estação Ponte Maluca
Estação Bolas Malucas

Além disso, o museu tem uma ótima infraestrutura para receber os visitantes: há uma sala com armários para que as pessoas deixem seus pertencem e se divirtam livremente, enfermaria, banheiros com pias baixas e adaptadores sanitários para as crianças, fraldário, wifi, puffs, almofadões e tomadas (todas elas devidamente protegidas para ninguém levar choque) espalhados pela área das estações lúdicas, bebedouro com água gelada e copo descartável com livre acesso aos visitantes e uma lanchonete com produtos da Casa do Pão de Queijo.

Banheiro

Nós adoramos e recomendamos muito a visita ao Museu da Imaginação que fica na Rua Ricardo Cavatton, 251, na Lapa, em São Paulo. O funcionamento do museu é de terça a domingo e o horário de visitação é por turno, sendo o turno da manhã das 10h às 13h, e o da tarde, das 14h às 17h. O único ponto negativo é o valor dos ingressos: R$160 para adultos, com meia entrada para  crianças de até 12 anos, sendo que crianças de até 2 anos e 11 meses não pagam. Mas aproveitem que eles estão com preço promocional de inauguração por tempo indeterminado de R$50 por pessoa.

Para mais informações e atualização de valores, acesse o site do Museu da Imaginação clicanco aqui.

Local:

Marcela Pardo

Sou Marcela, idealizadora do portal Malinha Pronta, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova. Com o tempo, fazendo malas, organizando viagens e pesquisando sobre roteiros e dicas de passeios, foi crescendo em mim a vontade de começar a reunir tudo isso em um cantinho voltado para a troca de informações sobre os mais variados assuntos relacionados a viagens, desde o planejamento e a arrumação das malas até a volta pra casa…. enfim, sobre tudo que nos faz querer sair e mostrar o mundo para nossos filhos. Assim, nasceu o Malinha Pronta, um cantinho feito com muito amor para que possamos trocar ideias e eu possa dividir com vocês um pouquinho das minhas experiências, mostrar roteiros e hotéis, dar dicas e apresentar novidades para que até a mais simples “saidinha” de casa com nossos pequenos seja uma delícia! Espero que gostem. Divirtam-se!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Sobre o Malinha Pronta

Sou Marcela, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova…
Saiba mais >>


E-MAIL

CONTATO



Newsletter