Espetáculo infantil “A Flauta Mágica” no Teatro Alfa

A Flauta Mágica. Foto - Fernando Anhê (1)

Teatro de bonecos e formas animadas coloridas recriam a grande aventura do príncipe Tamino, escolhido pela ambiciosa Rainha da Noite para resgatar a princesa Pamina, prisioneira do misterioso Sarastro. Para cumprir a tarefa, a Rainha da Noite entrega ao príncipe uma flauta encantada, além de oferecer a ajuda de Papagueno, um caçador de pássaros bem atrapalhado.

A Flauta Mágica, da Cia Imago, é um espetáculo infantil inspirado livremente na ópera homônima de Amadeus Mozart e Emanuel Schikaneder. O espetáculo faz temporada no Teatro Alfa a partir do dia 6 de outubro, sábado, 17h30.

O espetáculo infantil foi criado em 2006, após a Cia Imago ter participado de duas montagens da ópera que contavam com orquestra, bailarinos e cantores. “Das nossas peças, essa é a que tem mais texto, mas mesmo assim também há muitos trechos musicais”, conta Fernando Anhê, diretor, cenógrafo e iluminador, responsável também pela adaptação da ópera para o público infantil. Quem assina direção musical é o maestro Jamil Maluf.

Jamil escolheu alguns fragmentos da ópera homônima e criou pequenos trechos musicais para a composição da trilha sonora. Para contar a mágica aventura, a Cia Imago utiliza a técnica do teatro negro, técnica que torna os atores que manipulam os bonecos invisíveis ao olhar do espectador.

Devido à técnica do teatro negro, os bonecos parecem mover-se livremente, voar, aparecer ou desaparecer em efeitos óticos muito estimulantes para todas as crianças. A atmosfera onírica do espetáculo também é definida pela cor fluorescente dos objetos de cena.

Nas duas montagens da ópera A Flauta Mágica, Fernando não cuidou diretamente da direção geral, mas assinou cenário, figurino e fez um tratamento com os atores para que eles interagissem com os bonecos durante o espetáculo. Devido a essa experiência, o diretor conheceu e estudou profundamente o libreto da ópera, apaixonando-se muito pela sua trama e já pensando em como adaptá-la para crianças e jovens. “A história original da ópera foi simplificada, mas a evolução das personagens foi mantida, como a transformação de medroso príncipe Tamino em um jovem destemido. Já o personagem Papagueno mantém-se inalterado durante toda a trama, com suas incansáveis peripécias e falas impagáveis. A Flauta Mágica é uma mistura de gêneros teatrais como comédia, drama e musical”, pontua Fernando.

Na aventura recriada para o universo infantil, Tamino e seu fiel amigo Papagueno embrenham-se na floresta em busca da princesa.  Nessa aventura, Papagueno e Tamino enfrentam um dragão muito feroz, uma família de dinossauros, uma forte tempestade e um terrível fogaréu. Diante de tantos desafios, três geniozinhos ajudam nossos heróis, levando-os, em um balão, até o castelo de Sarastro.

O suposto feiticeiro propõe a Tamino alguns desafios e, se vencedor, Tamino poderia libertar a princesa Pamina. Nessa história, muitos personagens acabam por se revelar o oposto do que pareciam ser e, em sua difícil jornada, Tamino passa por um aprendizado que acaba por transformá-lo num jovem livre e corajoso.

Divulgação

Serviço:

A Flauta Mágica

Quando? De 06 de outubro a 25 de novembro

Onde? Sala B do Teatro Alfa (Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722, São Paulo)

Que dias e horários? Sábados e domingos, às 17h30

Qual a duração do espetáculo? 55 minutos

Pra que idade? Classificação livre

Quanto custa? R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


About us

Leverage agile frameworks to provide a robust synopsis for high level overviews. Iterative approaches to corporate strategy foster collaborative thinking to further the overall value proposition. Organically grow the holistic world view of disruptive innovation via workplace diversity and empowerment.


CONTACT US

CALL US ANYTIME



Latest posts