Entendendo o dólar turismo

pexels-alexander-mils-2068975
Você sabe o que é e como identificar o dólar turismo?

O dólar turismo é aquele que as pessoas usam para fazer viagens internacionais e também para comprar em sites estrangeiros.

E, como as viagens internacionais estão sempre em alta, para fazer boas escolhas e, inclusive economizar, entender quais são e como funcionam os diferentes tipos de câmbio do dólar, a moeda mais utilizada no mundo, é uma boa prática.

Existem dois tipos de câmbio oficiais no Brasil: o comercial e o turismo. Fora isso, há o chamado câmbio paralelo, atividade ilegal de compra e venda da moeda que, embora pareça vantajosa, é uma atividade criminosa.

Dólar turismo

O dólar turismo é a moeda que usamos para fazer viagens e aquele para as compras realizadas por pessoas físicas em transações no exterior feitas com cartão de crédito ou compra de papel-moeda.

E, por ser usado em relações comerciais entre pessoas físicas e, portanto, fora do âmbito judicial, seu valor é superior ao do comercial. Isso acontece porque, como a moeda pode ser negociada em espécie, a instituição que negocia essa atividade repassa para o consumidor os custos de manutenção da moeda como transporte, seguro, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e outros.

Dólar comercial

O dólar comercial é o mais importante e também o mais usado, pois está presente nas relações comerciais realizadas entre empresas no mundo todo.

Por ser um ativo bastante seguro, é muito cobiçado no mercado de ações, atraindo investidores que buscam proteção de patrimônio. Sendo assim, é fácil entender que o dólar comercial é o responsável pelo aumento dos preços percebidos nos produtos de lojas e supermercados, especialmente em momentos de crise.

Como a modalidade de negociação é direta entre as empresas, não há valor agregado, o que deixa o preço bem mais em conta do que o dólar turismo, mas a má notícia é que o cidadão comum não tem acesso ao dólar comercial.

E como comprar dólar turismo?

O ponto crucial na hora de comprar o dólar turismo é a pesquisa. Como a cotação depende de muitas variáveis, os valores também não são fixos e mudam em cada casa de câmbio, agência bancária, corretora ou mesmo no aeroporto.

É fundamental lembrar que não importa onde a pessoa vá comprar, a instituição deve ser credenciada pelo Banco Central para garantir a legalidade da operação. Outro fator importante é conhecer os impostos e custos agregados para avaliar onde e como comprar.

Existem as seguintes maneiras de negociar a moeda: em espécie, no cartão de crédito ou no cartão multimoedas (débito). Nas três modalidades há a inclusão do IOF, e a cobrança desse imposto é feita da seguinte forma:

Dinheiro em espécie: 1,1 % sobre o valor total da moeda

Cartão de crédito: 6,38% do valor da compra feita em dólar

Cartão de débito: 6,38% sobre o valor total carregado no cartão

Escolher qualquer uma dessas opções requer cautela, pois cada uma tem vantagens e desvantagens e é preciso analisar qual opção atende melhor a suas necessidades e cabe no seu bolso.

Uma dica importante é tentar sempre se planejar com antecedência, fazendo a compra da moeda americana de forma fracionada e aproveitando as cotações mais atrativas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Experta Media

 

Marcela Pardo

Sou Marcela, idealizadora do portal Malinha Pronta, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova. Com o tempo, fazendo malas, organizando viagens e pesquisando sobre roteiros e dicas de passeios, foi crescendo em mim a vontade de começar a reunir tudo isso em um cantinho voltado para a troca de informações sobre os mais variados assuntos relacionados a viagens, desde o planejamento e a arrumação das malas até a volta pra casa…. enfim, sobre tudo que nos faz querer sair e mostrar o mundo para nossos filhos. Assim, nasceu o Malinha Pronta, um cantinho feito com muito amor para que possamos trocar ideias e eu possa dividir com vocês um pouquinho das minhas experiências, mostrar roteiros e hotéis, dar dicas e apresentar novidades para que até a mais simples “saidinha” de casa com nossos pequenos seja uma delícia! Espero que gostem. Divirtam-se!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Sobre o Malinha Pronta

Sou Marcela, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova…
Saiba mais >>


E-MAIL

CONTATO



Newsletter