Espaços Temáticos de Chocolate em Gramado

IMG_1587

No último post, mostrei um pouquinho como são as visitas às fábricas de chocolate da Prawer e da Planalto em Gramado (caso você não tenha visto, Clique aqui).

Outras três gigantes desse mercado, a Caracol, a Lugano e a Florybal, decidiram inovar a forma de visitação às suas fabricas e criaram parques, lojas temáticas e espaços interativos sobre o chocolate.

Essas atrações ficaram tão legais que surpreendem os visitantes, passando a fazer parte dos muitos lugares imperdíveis da cidade. As crianças costumam ficar eufóricas em meio a tanta gostosura, e esses são passeios realmente imperdíveis para elas.

Caracol e o Reino do Chocolate

Com mais de 30 anos de história, a Caracol inovou sua forma de visita à fabrica de chocolate e criou o primeiro espaço temático de chocolate do Brasil, o Reino do Chocolate, um espaço temático que mostra a história do chocolate desde o seu surgimento até sua produção atual.

A fachada do lugar é linda e chama a atenção de quem passa em frente. Logo na entrada, um coelho de chocolate gigante de mais de uma tonelada dá as boas-vindas aos visitantes e, de cara, somos fisgados pelo delicioso cheirinho vindo da linha de produção.

O passeio é curtinho, mas bem bonito. Os cenários são lúdicos e tem túnel do tempo, floresta encantada, poço dos desejos e diversas esculturas feitas com chocolate que entretêm e divertem a garotada, além de uma minifábrica onde é possível ver a produção do chocolate em andamento.

O Reino do Chocolate fica na Av. das Hortênsias (Estrada Gramado-Canela), 5382, e funciona de domingo à sexta, das 8h30 às 18h30; e aos sábados e feriados, das 8h30 às 19h30. A entrada tem custo de R$10,00, mas fique atento porque as lojas da Caracol e alguns hotéis distribuem convites de cortesia.

Lugano e o Parque Mundo de Chocolate

Na minha opinião, é o melhor chocolate da região e tem um lindo apelo visual. A marca existe desde 1976 e é a produtora de sua matéria-prima. São diversas lojas pela cidade e o Parque Mundo de Chocolate é sua atração principal.

O parque fica no centro de Gramado, tem uma área de 3 mil metros quadrados e está dividido em países, com mais de 200 esculturas feitas de chocolate, dentre elas, réplicas de monumentos, objetos, animais e lugares turísticos. Os que mais chamam a atenção por sua beleza e tamanho são a Torre Eiffel, o Cristo Redentor, a Casa Branca e a Estátua da Liberdade, além de um rio de chocolate que simboliza Veneza.

Todas as esculturas são feitas a partir de peças maciças de chocolate meio-amargo e branco e impressionam pelo tamanho (chegando a até 4 metros) e pelo peso (até uma tonelada). Ao todo, são 20 toneladas de chocolate maciço espalhadas pela exposição.

O passeio todo é muito lúdico e atrativo para as crianças que entram na história do Sr. Suisse e de sua netinha Avelã, antigos moradores de uma fábrica de chocolate na Suíça que decidem se mudar para Gramado.

O Parque Mundo de Chocolate fica na Avenida Borges de Medeiros, 2497, centro de Gramado, e funciona todos os dias, das 9h às 22h. O ingresso custa R$28,00 e crianças de 6 a 12 anos, estudantes e idosos pagam meia entrada.

Florybal e a Casa de Chocolate

É uma das marcas mais populares da cidade. Com 20 anos de história, a Chocolate Florybal, além da loja que fica junto à fábrica, tem duas lojas temáticas, uma loja vip, e lojas em Gramado e em Canela, todas muito legais para as crianças, super bem decoradas, com  fachadas interativas e diversas atrações.

Turistas são recebidos por uma cascata com 200kg de chocolate e podem conhecer gratuitamente todo o seu processo de fabricação na fábrica da Florybal, todos os dias, das 8h às 18h30, na Rua Tristão de Oliveira, 1200, em Gramado.

Mas o que mais encanta da Florybal não é sua fábrica, e sim a loja temática Casa de Chocolate Florybal. É um encanto, não deixem de visitá-la!! A decoração da loja é linda e foi toda inspirada da história infantil de João e Maria. A fachada, repleta de bichos e personagens, atrai os pequenos e, dentro da loja, tem brinquedos, piscina de bolinhas, a primeira pista de patinação no chocolate do mundo e o território dos horrores, que promete muito sustos para os maiorzinhos corajosos. A visitação é gratuita, mas a pista de patinação no chocolate e o território dos horrores são atividades pagas à parte. A Casa de Chocolate Florybal funciona diariamente das 9h às 19h e fica na Avenida Ernani Kroeff Fleck, 264, em Canela.

Marcela Pardo

Sou Marcela, idealizadora do portal Malinha Pronta, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova. Com o tempo, fazendo malas, organizando viagens e pesquisando sobre roteiros e dicas de passeios, foi crescendo em mim a vontade de começar a reunir tudo isso em um cantinho voltado para a troca de informações sobre os mais variados assuntos relacionados a viagens, desde o planejamento e a arrumação das malas até a volta pra casa…. enfim, sobre tudo que nos faz querer sair e mostrar o mundo para nossos filhos. Assim, nasceu o Malinha Pronta, um cantinho feito com muito amor para que possamos trocar ideias e eu possa dividir com vocês um pouquinho das minhas experiências, mostrar roteiros e hotéis, dar dicas e apresentar novidades para que até a mais simples “saidinha” de casa com nossos pequenos seja uma delícia! Espero que gostem. Divirtam-se!


One comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Sobre o Malinha Pronta

Sou Marcela, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova…
Saiba mais >>


E-MAIL

CONTATO



Newsletter