Observação das baleias atrai turistas para a costa baiana

Foto7-Baleias-Jubartes-Abrolhos

A temporada de observação de baleias no Arquipélago de Abrolhos está aberta!

Sol, praias, calor, comida boa, axé. São muitos os atributos da costa sul da Bahia, que encantam turistas de todas as partes do mundo. A preservação ambiental e contato direto com a natureza são alguns deles. Desde a chegada dos portugueses, em 1500, já se conheciam as maravilhas naturais da região pelos relatos de Pero Vaz de Caminha. Com o tempo, a diversidade da fauna e flora foi sendo reconhecida e alvo de pesquisas biológicas que visavam a preservação das espécies da região. Até mesmo Charles Darwin visitou a região no século XIX para coleta e observação, encantado com o patrimônio natural baiano.

O Arquipélago de Abrolhos, a cerca de 70 km da cidade de Caravelas, é uma das áreas de maior preocupação ambiental da região. Formado por cinco ilhas, a área abriga o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, o primeiro do Brasil, fundado em 1983, e controlado pelo IcmBio e pela Marinha. Sua formação abriga corais e diversas profundidades em espaços curtos de distância, o que possibilita a prática de mergulho amadora e profissional. Sua fauna é disposta de diferentes espécies de moluscos, peixes, esponjas, tartarugas marinhas, além de aves, como os simpáticos atobás que tomam as ilhas.

Entretanto, as estrelas maiores de Abrolhos são sem dúvidas as baleias jubarte. Acostumadas a viver nas águas frias dos polos, elas migram durante o inverno para regiões mais quentes para procriar. Então, pela formação geográfica, o arquipélago se torna o local ideal. Assim, de julho a novembro, é proclamada a temporada das baleias, sendo possível ver de muito perto a visita delas, que nadam bem próximas à superfície, proporcionando um espetáculo único na natureza.

Nesse período do ano, muitas empresas oferecem passeios até o arquipélago para avistar as baleias e também conhecer mais sobre a região e sua preservação ambiental. Muitas outras espécies podem ser vistas e estudadas na ilhas durante a viagem. Os barcos costumam sair de Caravela e cidades próximas como Alcobaça e Prado e levam dezenas de turistas de várias partes do mundo.

Hospedagem


A cidade de Prado tem, oficialmente, uma das quatro melhores redes hoteleiras da Bahia. São milhares de leitos disponíveis em hotéis de vários tipos. Além de ser uma cidade linda, Prado tem uma costa de 84 km com diferentes tipos de praia que são opções para a família toda. Para Abrolhos, é possível sai de barco desde a costa pradense ou ir de carro até Caravelas, já que as cidades são próximas.

A Pousada Casa de Maria é líder de boas avaliações em todos os sites de busca de hotéis. O local combina charme e requinte com uma decoração rústica e excelente localização. Sua piscina é qualificada para treinamento de mergulho e já recebeu profissionais para adaptação. Seu café da manhã também oferece frutas da época e itens da gastronomia local. Outro ponto positivo é que o local possui parcerias com receptivos que organizam passeios a Abrolhos em preços com desconto. A Casa de Maria costuma ser muito procurada nessa época do ano. Aos turistas interessados, é bom antecipar o planejamento.

Texto e Fotos: Komunic Comunicação Integrada

Marcela Pardo

Sou Marcela, idealizadora do portal Malinha Pronta, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova. Com o tempo, fazendo malas, organizando viagens e pesquisando sobre roteiros e dicas de passeios, foi crescendo em mim a vontade de começar a reunir tudo isso em um cantinho voltado para a troca de informações sobre os mais variados assuntos relacionados a viagens, desde o planejamento e a arrumação das malas até a volta pra casa…. enfim, sobre tudo que nos faz querer sair e mostrar o mundo para nossos filhos. Assim, nasceu o Malinha Pronta, um cantinho feito com muito amor para que possamos trocar ideias e eu possa dividir com vocês um pouquinho das minhas experiências, mostrar roteiros e hotéis, dar dicas e apresentar novidades para que até a mais simples “saidinha” de casa com nossos pequenos seja uma delícia! Espero que gostem. Divirtam-se!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Sobre o Malinha Pronta

Sou Marcela, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova…
Saiba mais >>


E-MAIL

CONTATO



Newsletter