Como Tirar o Passaporte das Crianças?

passa

Quando começamos a planejar uma viagem ao exterior, uma das primeiras coisas que precisamos providenciar é o passaporte.

O passaporte é o documento de viagem emitido pela Polícia Federal obrigatório para qualquer pessoa, independente da idade, que queira viajar para fora do país, à exceção dos países do Mercosul, que exigem apenas o RG.

O processo para a retirada do passaporte é simples e não tem muito segredo. No post de hoje tentei explicar da forma mais fácil possível todas as etapas para você tirar o documento de viagem do seu pequeno. É só seguir essas etapas, esperar o passaporte ficar pronto, deixar a Malinha Pronta e… boa viagem!

passaporte 2

Eu recomendo que os pais comecem decidindo que tipo de autorização será expedida no passaporte. Antigamente não havia essa opção e quando o menor ia viajar sem um ou os dois pais, era preciso uma autorização assinada pelo pai ausente com firma reconhecida em cartório. Desde 2014, os pais podem escolher a forma de autorização de viagem, que será impressa no passaporte, dispensando, dependendo da escolha, essa autorização com firma reconhecida. São três opções:

  1. Autorização de expedição de passaporte com inclusão de autorização de viagem internacional do menor em companhia só de um dos pais (tipo 1 – poderes para genitor). Para esta opção, não será necessário apresentar a autorização de viagem com firma reconhecida do pai ausente.
  1. Autorização de expedição de passaporte com inclusão de autorização de viagem internacional do menor em companhia só de um dos pais ou desacompanhado (tipo 2 – amplos poderes). Nesta opção, também não será necessário apresentar a autorização de viagem com firma reconhecida do pai ausente.
  1. Autorização de expedição de passaporte sem inclusão de autorização de viagem internacional do menor com apenas um dos pais ou desacompanhado. Neste caso, será necessário apresentar a autorização de viagem com firma reconhecida em cartório do pai ausente.

Os formulários dos tipos de autorização de expedição de passaporte estão disponíveis no site da Polícia Federal e podem ser baixados clicando aqui.

O formulário com o modelo de autorização escolhido deve ser preenchido e assinado e, caso um dos pais não esteja presente no posto da polícia federal na ocasião da entrega dos documentos, sua assinatura deverá ter firma reconhecida em cartório. Lembre-se de que essa é uma decisão importante e, se preciso, só poderá ser alterada quando um novo passaporte for emitido.

passaporte 3

Decidido o tipo de autorização de viagem internacional, é hora de separar a documentação que será necessária para preencher a solicitação do passaporte e que terá que ser apresentada na ocasião da visita ao posto da Polícia Federal. Os documentos são:

• Certidão de nascimento ou documento de identidade do menor (o documento tem que ser original e atualizado e, a partir dos 12 anos, a apresentação do documento de identidade é obrigatória);

• Documento de identidade e CPF dos pais;

• Foto do rosto, tamanho 5×7, recente, colorida, sem data e com fundo branco, de crianças menores de 3 anos. A partir de 3 anos, a foto digital é tirada no próprio posto da Política Federal (Dica: É recomendado que a criança saia na foto com a cabeça reta e olhando para frente);

• Comprovante de pagamento do GRU (já já explico o que é e onde emitir);

• Autorização de expedição de passaporte (aquela das três opções que falei ali em cima).

Com tudo isso em mãos, acesse o site da Política Federal clicando aqui.

Preencha corretamente todos os campos das sessões Dados Pessoais, Documentos, Dados Complementares e Local de Atendimento (você escolhe a cidade e o lugar onde deverá comparecer para a entrega dos documentos).

Depois de preenchido e enviado o formulário, serão gerados um protocolo de solicitação e a GRU – Guia de Recolhimento da União -, que é o boleto com a taxa de emissão do passaporte a ser pago em qualquer banco, inclusive online.

Depois de pago o boleto, acesse novamente o site da Polícia Federal clicando aqui e agende o dia e horário de sua visita no posto de atendimento escolhido. Vale lembrar que o sistema não permite o agendamento sem que a GRU esteja paga e, em alguns casos, pode demorar até 2 dias para que o sistema reconheça o pagamento.

passaporte

Agora, é esperar a data marcada, pegar todos os documentos listados acima, mais o comprovante de pagamento da GRU e o protocolo de solicitação e comparecer com a criança no posto de atendimento. Não esqueça que se um dos pais não estiver presente na visita, a autorização de emissão do passaporte deve estar com a firma reconhecida em cartório.

No posto da Polícia Federal irão verificar os documentos, tirar a foto da criança, caso ela tenha mais que 3 anos (se ela for menor que isso, não esqueça que você tem que levar a foto) e entregar um protocolo com a data para a retirada do passaporte.

No dia da retirada do documento, é necessário levar a criança, que deverá estar acompanhada de pelo menos um dois pais.

Uma coisa muito importante! A validade do passaporte das crianças é menor do que a dos adultos. Então, aconselho que você deixe para solicitar a emissão somente quando estiver realmente programando uma viagem ao exterior, caso contrário, ele poderá perder a validade e você terá que emitir outro antes de viajar.

A validade do passaporte varia conforme a idade das crianças. Olha aí a tabelinha com as idades e o respectivo tempo de validade:

0 a 1 ano

1 ano de validade

1 a 2 anos

2 anos de validade

2 a 3 anos

3 anos de validade

3 a 4 anos

4 anos de validade

4 a 18 anos

5 anos de validade

18 anos em diante

10 anos de validade

Clicando aqui explico como tirar o visto americano das crianças. Se você estiver pensando em visitar a terra do Tio Sam, acessa lá.


Vai para o exterior? Não viaje sem seguro viagem!! Ele é o item mais barato e um dos mais importantes da sua viagem. Clique na imagem abaixo para fazer sua cotação e, ainda, ganhar 5% de desconto em qualquer compra com o nosso cupom.

230 comments

  • PATRICIA GOUVEIA BARRETO

    28 de março de 2016 at 17:27

    Por favor, gostaria de saber quanto é o valor para emissão do passaporte?

    Reply

    • Malinha Pronta

      29 de março de 2016 at 12:23

      Oi, Patrícia. De acordo com o site da Polícia Federal, atualmente, o valor é de R$ 257,25

      Reply

  • Regiane Araujo

    8 de dezembro de 2016 at 01:27

    Para passaportes para crianças entre 4 e 18 anos, o valor da GRU é menor?

    Reply

    • Malinha Pronta

      8 de dezembro de 2016 at 13:11

      Oi, Regiane, tudo bem? Obrigada pelo contato 🙂

      Infelizmente, não! O valor de emissão do passaporte é o mesmo para todas as idades, sem distinção.

      Obrigada por nos acompanhar. Beijo

      Reply

  • rafael

    4 de janeiro de 2017 at 04:01

    Olá bom dia já tirei meu passaporte o da minha esposa e dos meus dois filhos um de 7 anos e uma de 6 meses.meses . para buscar o passaporte e necessário Q todos compareçacompareçacompareça compareçao

    Reply

    • Malinha Pronta

      5 de janeiro de 2017 at 12:45

      Oi, Rafael, tudo bem?
      Os adultos precisam comparecer pessoalmente para a retirada, pois a entrega só é feita com a conferência dos documentos e da impressão digital. Já as crianças precisam comparecer e estar acompanhadas de pelo menos um dos pais.
      Espero ter ajudado.
      Obrigada por nos acompanhar 🙂

      Reply

  • Mirella Sepúlveda

    8 de setembro de 2017 at 20:44

    Ola, boa tarde!

    Meu caso é diferente, quero tirar o passaporte do meu sobrinho pra eu poder viajar com ele… consigo levar a mãe dele pra tirar o passaporte dele porém ele viajará somente comigo.

    Como devo proceder?

    Obrigada 🙂

    Reply

    • Malinha Pronta

      13 de setembro de 2017 at 20:33

      Oi, Mirella

      Só os pais ou guardiões legais podem tirar o passaporte das crianças.

      No seu caso, o ideal seria que os pais já emitissem o passaporte com o autorização de viagem da criança desacompanhada dos pais, assim não será necessário providenciar nenhum outro documento autorizando a viagem do menor com você.

      Para isso, tanto o pai quanto a mãe terão que acompanhar a criança no dia marcado para tirar o passaporte. Caso contrário, você precisará de uma autorização de viagem assinada pelos pais e registrada em cartório.

      Boa viagem!!!

      Reply

  • Leonara Lopes

    17 de setembro de 2017 at 17:23

    Olá,
    Tenho que tirar o passaporte das minhas filha mais o pai já esta no exterior!
    Eu posso pedir o passaporte delas sem que ele tenha deixado algum documento autorizando a retirada do passaporte?
    Se não tiver como então ele vai ter que enviar uma autorização do exterior pra mim?

    Reply

    • Malinha Pronta

      26 de setembro de 2017 at 02:08

      Oi, Leonara

      Para tirar o passaporte de menores é necessária a presença ou autorização registrada em cartório, ou em consulado/embaixada, no seu caso, tanto do pai quanto da mãe.

      Peça para o pai ir ao consulado/embaixada brasileira da cidade onde ele está. Lá eles emitem e autenticam o documento e instruem como fazer o envio da documentação ao Brasil.

      Espero ter ajudado. Boa sorte!

      Reply

  • Glauce lira

    15 de outubro de 2017 at 23:20

    O pai está no exterior,e a mãe precisa renovar o passaporte pra criança viajar com dindos ao encontro do pai, preciso de qual documentação do pai do menor?

    Reply

    • Malinha Pronta

      23 de outubro de 2017 at 13:23

      Oi, Glauce

      A mãe vai precisar de um documento do pai emitido no Consulado/Embaixada do Brasil do local onde o pai se encontra autorizando a emissão do passaporte.

      Obrigada por acompanhar o Malinha Pronta.

      Um beijo

      Reply

  • Flavia

    16 de outubro de 2017 at 14:13

    Olá,
    Vou tirar o passaporte da minha sobrinha/afilhada que tem 9 anos. A mãe dela já faleceu. O pai dela terá que ir junto para fazer o passaporte e para a retirada do mesmo? Ou eu consigo ir com a minha sobrinha para fazer e retirar o passaporte? Neste caso, preciso de uma autorização do pai? Tem algum modelo?
    Obrigada desde já!
    Abraços,
    Flavia

    Reply

    • Malinha Pronta

      23 de outubro de 2017 at 13:32

      Oi, Flávia.

      Assumindo que vc tenha a guarda legal da criança, caso o pai não esteja presente na data da solicitação, a autorização de emissão do passaporte deve estar com a firma dele reconhecida em cartório.

      Aqui no post mesmo tem o link dos modelos de autorização de emissão do passaporte.

      Para a retirada, a criança precisa ir com apenas um dos pais/guardião legal.

      Espero ter ajudado.

      Um beijo

      Reply

  • Analizia Pena

    19 de outubro de 2017 at 22:22

    Ola! tenho duvidas e gostaria de saber a seguinte situaçao:
    Os tios do meu filho , querem leva lo para Orlando, viagem de ferias em janeiro 2018.
    como devo proceder quanto ao passaporte e visto.
    Meu filho nunca tirou passaporte. E´ a primeira vez que ele viaja sem a gente e para o exterior.
    Att

    Reply

    • Malinha Pronta

      23 de outubro de 2017 at 15:50

      Oi, Analizia

      Aqui no post tem todas as informações que você precisa para tirar o passaporte dele. Como ele vai sem os pais, você pode optar pelo passaporte com autorização de viagem desacompanhado, assim não será necessária mais nenhuma autorização dos pais para que o menor sai do Brasil.

      Sobre o visto, tem um post explicando o passo a passo para a solicitação. Vou deixar o link pra você: http://www.malinhapronta.com.br/2016/11/07/tirando-o-visto-americano-das-criancas/

      Só uma observação: como você comentou que a viagem seria para janeiro de 2018, seu tempo para a documentação já está sem escasso. Dê entrada na solicitação do passaporte o quanto antes!

      Boa sorte!

      Reply

  • ANDREA BOWEN

    17 de novembro de 2017 at 17:10

    MEU ESPOSO E EU TEMOS VISTO VÁLIDO ATÉ 2022, MAS NOSSOS PASSAPORTES ESTÃO VENCIDOS, E NOSSA BEBE AINDA NÃO TEM PASSAPORTE, VAMOS TIRAR O DELA E O NOSSO, A PERGUNTA É, VAMOS TER QUE ANDAR COM OS DOIS PASSAPORTES EM MÃOS POE CAUSA DO VISTO????

    Reply

    • Malinha Pronta

      20 de novembro de 2017 at 11:47

      Oi, Andrea.

      Sim! Se a viagem for para os Estados Unidos será necessário andar com os dois passaportes: o válido e o que tem o visto válido.

      Um beijo

      Reply

  • Jander Pereira

    30 de novembro de 2017 at 19:28

    Olá, gostaria de saber qual é a atual taxa GRU para crianças de até 1 ano de idade.

    Obrigado.

    Reply

    • Malinha Pronta

      2 de dezembro de 2017 at 03:09

      Oi, Jander

      O valor da taxa de emissão do passaporte é único, independente da idade.

      Atualmente, esse valor é de R$257,25

      Reply

  • Maria

    10 de janeiro de 2018 at 12:11

    Preciso tirar os passaportes dos meus enteados…mas os pais estão no exterior. Tenho uma procuração registrada em cartório. Consigo tirar o passaporte deles sem a presença dos pais, apenaa eu como procuradora das crianças?

    Reply

    • Malinha Pronta

      15 de janeiro de 2018 at 13:55

      Oi, Maria. Tudo bem?

      Para tirar o passaporte das crianças sem a presença dos pais, é necessária uma procuração pública específica, autorizando a expedição de passaporte para o menor.

      Caso não tenha essa procuração específica, ela terá que ser lavrada no consulado do país onde os pais estão.

      Espero ter ajudado. Boa sorte!

      Reply

  • Eneias

    22 de janeiro de 2018 at 13:45

    Bom Dia.

    Tenho uma dúvida: Eu, minha mulher e meu filho de 04 anos iremos viajar pro exterior. Como nós não temos Passaporte, no caso do meu Filho qual o Tipo de Formulário de Autorização irei utilizar ???

    Quando eu for na Policia Federal levar os documentos na data agendada, todos devem ir juntos ou posso ir sozinho ???

    Obrigado

    Reply

    • Malinha Pronta

      23 de janeiro de 2018 at 00:42

      Oi, Eneias

      O tipo de formulário dependerá da decisão de vocês de deixarem ou não o menor viajar desacompanhado de um ou de ambos os pais. Escolha a opção que melhor atenda às necessidades dos pais.

      E quanto a comparecer na Polícia Federal, todos precisam ir, inclusive a criança.

      Espero ter ajudado. Boa Viagem!

      Reply

  • Lorena

    15 de fevereiro de 2018 at 17:19

    Boa Tarde!
    Me chamo Lorena,Tenho uma filha de 09 anos, estou pretendendo viajar para o exterior,porém no RG da minha filha não consta no nome do pai,como deve proceder?
    Desde já agradeço pela atenção!

    Reply

    • Malinha Pronta

      15 de fevereiro de 2018 at 23:11

      Oi, Lorena

      Proceda normalmente e deixe o campo correspondente como “em branco” ou “não aplicável”.

      Boa sorte!

      Reply

  • Ludmila

    22 de fevereiro de 2018 at 19:29

    Boa tarde!

    O pai da minha filha é falecido, nesse caso como funciona?
    posso levar a certidão de óbito dele?

    Reply

    • Malinha Pronta

      27 de fevereiro de 2018 at 22:34

      Oi, Ludmila

      Isso mesmo. No seu caso, basta apresentar a certidão de óbito original.

      Obrigada por nos acompanhar 🙂

      Reply

  • Maria de Lourdes Vieira Alves

    16 de março de 2018 at 21:52

    Olá pretendo ir só exterior com meu filho de 9 anos, não sou casada com o pai dele, somos separado,ou melhor nunca casamos, posso viajar sem autorização dele???

    Reply

    • Malinha Pronta

      17 de março de 2018 at 23:12

      Oi, Maria de Lourdes

      Não pode, não. Para sair com uma criança do país sem um dos pais é obrigatória a apresentação de uma autorização no posto da polícia federal, dentro do aeroporto.

      Essa autorização pode constar no passaporte da criança ou, se não constar, é necessária a autorização em um documento separado registrado em cartório.

      Reply

  • welington

    26 de março de 2018 at 15:02

    tenho duvidas , tenho 4 crianças pra tirar passaporte sobre a guarda tutelar , um ja tem passaporte na epoca ele tirou com 4 anos e ja venceu ele tem 13 nao tem rg o passaporte anterior serve como documento ? as outras 3 nunca teve a mae reside em miami , mais a guarda esta assinada por ela eu consigo tirar o passaporte deles sem ela precisa assinar aqui no brasil me ajuda .

    Reply

    • Malinha Pronta

      30 de março de 2018 at 02:25

      Oi, Welington

      Para o menor de 13 anos, o documento de identidade já é exigido (exigência para crianças a partir de 12 anos).

      Sobre a solicitação do passaporte, o site da PF informa que na ausência dos genitores, será exigida uma procuração pública específica, autorizando a expedição de passaporte. E, nesse caso, o procurador deve acompanhar o menor no ato da expedição e entrega do passaporte.

      Espero ter ajudado.

      Boa sorte!

      Reply

  • Gisele

    4 de abril de 2018 at 21:36

    Solicitei o passaporte para minha família (pai, mãe e criança de 5 anos), porém o da minha filha com o meu CPF como responsável, mas estou pensando em tirar o CPF e RG da criança. Tem algum problema (a solicitação estar no CPF da mãe), já paguei as GRU’s.
    Outra dúvida: Meu RG tem 20 anos e preciso tirar um novo ou posso apresentar a CNH na Policia Federal?
    Muito obrigada

    Reply

  • tatiane

    4 de abril de 2018 at 22:20

    olá. me chamo tatiane tenho 2 filhos o pai está desaparecido motivo usuário de drogas/como faço para obter a autorização?

    Reply

    • Malinha Pronta

      13 de abril de 2018 at 13:15

      Oi, Tatiane

      Poxa, desculpe, mas não sei como te ajudar neste caso porque eles exigem presença ou autorização do pai ausente.

      Boa sorte!

      Reply

    • Isabela

      13 de agosto de 2018 at 15:53

      estou na mesma situação e tbm não sei o que e como fazer para poder tirar o passaporte . . .

      Reply

      • Malinha Pronta

        20 de agosto de 2018 at 02:56

        Isabela, boa noite
        Você já tentou ir a um posto da Receita Federal, explicar a situação e ver o que eles recomendam fazer nessas casos?
        Pode ser que haja uma saída, quem sabe….
        Vou torcer para dar certo

        Reply

  • Jovina

    21 de abril de 2018 at 01:03

    Sou separada devorciada e temho minha filha de 4 anos ,eu quero ir na Itália pra casar mas o meo exmarido não quer assinar o passaporte da criança
    Como q eu faço
    Tem alguém q sabe me esplicar já desde agradeço

    Reply

    • Malinha Pronta

      25 de abril de 2018 at 12:28

      Oi, Jovina

      Infelizmente, para tirar o passaporte das crianças, ambos os pais precisam estar de acordo de assinar o formulário…

      Reply

  • Gabi

    22 de abril de 2018 at 18:14

    Minha filha tem pai ausente, sem nome registrado no rg ou certidão fica mais barato fazer o passaporte por ter pai ausente??

    Reply

    • Malinha Pronta

      25 de abril de 2018 at 12:30

      Oi, Gabi

      Não tem diferença de valor, não. O valor para emissão de passaporte é fixo e igual para todos.

      Reply

  • Adah Talita

    24 de abril de 2018 at 13:22

    Bom dia!
    Minha mãe quer viajar para Portugal com o meu irmão, que é menor de idade Porém o pai dele sofreu um infarto e aneurisma e as sequelas são que ele não responde por si, virou um bebê. Nesse caso o que minha mãe pode fazer? Apresentar um documento que prove que o pai dele não responde por si e por isso não pode assinar nada? Obrigada

    Reply

    • Malinha Pronta

      25 de abril de 2018 at 14:38

      Oi, Adah

      Isso, neste caso, é preciso um documento oficial que comprove a incapacidade do pai do menor.

      Reply

  • FABIANA SILVA DE OLIVEIRA DOS REIS

    6 de maio de 2018 at 02:48

    Boa noite! Eu e meu esposo iremos fazer uma viagem para o exterior, Estados Unidos, temos dois filhos. Meu filho de 05 anos, para retirar seu passaporte é necessário a certidão de nascimento ou o RG e CPF que ele já tem é o suficiente? Já a mais velha tem 17 anos precisa de certidão de nascimento ou o RG e CPF é necessário? E gostaria de saber o valor do passaporte deles.

    Reply

    • Malinha Pronta

      7 de maio de 2018 at 18:08

      Oi, Fabiana

      Para maiores de 12 anos, o RG é obrigatório e, neste caso, substitui a certidão de nascimento. Para menores que já tiverem CPF, ele também deve ser apresentado.

      O valor da emissão do passaporte é o mesmo para qualquer idade. Atualmente, o custo é de R$ 257,25 por passaporte.

      Boa viagem para vocês!

      Reply

  • karem souzza

    24 de maio de 2018 at 13:21

    ola boa noite,,,gostaria que me tirasse uma duvida ,,,vivo no exterior e quero trazer minhas filhas que estão no brasil ,,mais elas não tem passaporte ainda …a questão e ,,,consigo emitir o passaporte delas no consulado sem a presença delas? desde ja obrigado…….

    Reply

    • Malinha Pronta

      1 de junho de 2018 at 16:29

      Oi, Karen

      Você precisa ir ao consulado brasileiro mais próximo e pedir a documentação para que, o responsável legais por suas filhas aqui no Brasil, posso tirar o passaporte delas.

      As crianças não estando ai com você, não tem como tirar o passaporte delas ai.

      Boa sorte!

      Reply

  • Fernanda

    1 de junho de 2018 at 17:21

    Oi boa tarde pretendo ir com meus filhos um de 4 e outra de 10 anos para europa o pai deles ja esta la eu preciso tirar o passaporte deles aqui qual opçao escolher sendo somente eu a responsavel por eles? Preciso de autorizaçao especial paraviagem internacional?

    Reply

    • Malinha Pronta

      12 de junho de 2018 at 22:44

      Oi, Fernanda

      Neste caso, é preciso que o pai das crianças vá até um Consulado/Embaixada do Brasil do país onde ele está e emita um documento de autorização para a emissão do passaporte.

      Tendo esse documento em mãos você consegue solicitar o passaporte das crianças.

      Espero ter ajudado. Boa sorte!

      Reply

  • roberta Rios

    3 de junho de 2018 at 21:27

    Preciso de uma informação que não encontrei no site da PF.

    Meu filho faz 3 anos dia 14/06/2018. Se eu fizer o requerimento hoje antes dele completar 3 anos, pagar a GRU, mas agendar o atendimento presencial para depois do dia 14/06/2018, quando já tiver 3 anos completos. A validade do passaporte será referente a crianças de 2 anos ou de 3 anos? O Passaporte valerá por 3 anos ou por 4 anos?

    Pois desejo fazer o passaporte com a maior validade possível.
    Roberta Rios

    Reply

    • Malinha Pronta

      12 de junho de 2018 at 22:48

      Oi, Roberta

      Sinceramente não sei responder sua dúvida.

      Se eu fosse você, por garantia, deixaria para fazer tudo depois do aniversário dele, assim você garante um ano a mais na validade do passaporte.

      Desculpe não ajudar… Boa sorte!

      Reply

  • Márcia

    10 de junho de 2018 at 16:01

    Sou mãe solteira.tenho uma filha de 7 anos ela é registrada so no meu nome.quero viajar pra Portugal em janeiro de 2019 eu consigo tirar o passaporte dela.ela precisa ter CPF RG

    Reply

    • Malinha Pronta

      20 de junho de 2018 at 22:14

      Oi, Márcia.

      Consegue tirar o passaporte, sim. Basta levar a documentação que comprove isto.

      Sobre RG e CPF, se ela ainda, não tiver, não precisa. É obrigatório somente a partir dos 12 anos.

      Boa viagem! 🙂

      Reply

  • ADRIANA

    12 de junho de 2018 at 22:43

    BOA NOITE,
    MEU FILHO TIROU PASSAPORTE COM 16 ANOS. AGORA JÁ COMPLETOU 18. TEMOS QUE TIRAR NOVO PASSAPORTE? OU AINDA É VÁLIDO DENTRO DOS 5 ANOS PREVISTOS DE VALIDADE DA FAIXA ETÁRIA (4 A 18 ANOS INCOMPLETOS – 5 ANOS DE VALIDADE)

    Reply

    • Malinha Pronta

      20 de junho de 2018 at 22:16

      Oi, Adriana. Tudo bem?

      O passaporte vence na data nele informada, independente da idade da pessoa.

      Um beijo

      Reply

  • Viviana

    21 de junho de 2018 at 00:15

    Boa noite tenho um filho de 4 anos de idade, eu gostaria de tira o meu passaporte e o dele mas eu não sei aonde o pai dele vive, somos separados desde quando meu filho nasceu como devo preceder nesse caso??

    Reply

    • Malinha Pronta

      25 de junho de 2018 at 18:30

      Oi, Viviana

      Talvez o mais indicado para o seu caso seja uma autorização judicial de expedição de passaporte do menor.

      Recomendo que você se informe melhor diretamente em um posto da Polícia Federal.

      Boa sorte!

      Reply

  • Wanderson

    21 de junho de 2018 at 13:09

    Oi bom dia minha filha foi perdido o passaporte ia identidade também agora nos os pai i mae estamos fora do brasil oq preciso fazer para tira outro passaporte da minha filha

    Reply

    • Malinha Pronta

      25 de junho de 2018 at 18:32

      Oi, Wanderson

      Neste caso, os pais precisam comparecer ao consulado/embaixada do Brasil do país onde estão e solicitar a documentação para a emissão de um novo passaporte.

      Reply

  • Amanda Muzzi

    15 de julho de 2018 at 22:16

    Olá
    Minha filha vai viajar com o minha irmã para outro país
    Gostaria de saber quais documentos e autorizações são necessárias para ela viajar com minha irmã.
    Um bjo

    Reply

    • Malinha Pronta

      17 de julho de 2018 at 21:09

      Oi, Amanda

      Se sua filha não tiver essa autorização já impressa no passaporte dela, os pais precisam assinar uma autorização para que a menor possa sair do país desacompanhada dos pais. Essa autorização precisa ser em duas vias, assinada, ter firma reconhecida e ser registrada em cartório.

      Boa viagem!

      Reply

  • Tauane

    16 de julho de 2018 at 04:05

    Ola gostaria de tirar o passaporte do meu bebê que vai completa 1 ano mais o pai dele já está no exterior como faço para preencher a expedição de autorização do passaporte?

    Reply

    • Malinha Pronta

      17 de julho de 2018 at 21:11

      Oi, Tauane

      Nesse caso, o pai precisa ir até o consulado brasileiro de onde ele estiver e solicitar uma autorização de emissão de passaporte para o menor.

      Boa sorte!

      Reply

  • Paulo

    31 de julho de 2018 at 21:59

    Oi! Vou sozinho levar meus filhos para fazer o passaporte deles (somos pais separados e é difícil conseguir juntar as agendas pra ir todo mundo junto).
    Já revirei a internet e não encontro o modelo para fazer a autorização da mãe para eu levar as crianças sozinho ao primeiro atendimento agendado.
    No site deles, se fala de “formulário próprio” ou procuração, mas não estou sabendo encontrar esse formulário próprio e não sei em que termos devo redigir a procuração. Você sabe do link desse formulário próprio ou conhece algum modelo pra essa procuração? Será que esse formulário próprio é o da autorização de ambos os pais para a emissão do passaporte? Mas o texto do site dá a entender que além desse formulário, em caso de ausência de um dos pais, o ausente precisa mandar um documento autorizando o outro a pedir a emissão do passaporte, se ele for sozinho… ai que confusão, agora. Socorro rs

    Reply

    • Malinha Pronta

      7 de agosto de 2018 at 02:06

      Boa noite, Paulo

      Basta escolher com qual tipo de autorização o passaporte será emitido, acessar o formulário por um dos links daqui do post, preencher, assinar e reconhecer a firma do responsável que estará ausente no posto da PF.

      Boa sorte e boa viagem para vocês!

      Reply

  • Bárbara

    31 de julho de 2018 at 23:03

    Boa noite!!
    Estou separada do pai da minha filha faz 2 anos. Eu quero viajar de férias com ela. O pai dela vive em outro estado. Gostaria de saber se eu enviar essa autorização e expedição do passaporte e para viajar.. a questão é: eu envio esse formulário já preenchido com meus dados e da criança , ou envio em branco e ele preenche com os dados dele e ele reconhece sua firma e quando ele enviar, eu preencho com meus dados e da criança e reconheço minha firma aqui onde vivo? Grata desde já

    Reply

    • Malinha Pronta

      7 de agosto de 2018 at 02:12

      Oi, Bárbara

      Até onde eu sei, o cartório não faz o reconhecimento da firma se todos os campos do formulário não estiverem preenchidos. Portanto, para que ele reconheça firma, todos os dados já devem estar preenchidos.

      Boa sorte!

      Reply

  • Camila

    17 de agosto de 2018 at 16:23

    boa tarde,
    agendei o dia para fazer o passaporte, porém para meu filho (4 anos), não consegui no msm dia, só daqui 2 meses, era q ao leva-lo comigo eles irão fazer o dele junto com o meu msm estando agendado para outro dia?
    obrigada

    Reply

    • Malinha Pronta

      24 de agosto de 2018 at 21:52

      Oi, Camila

      Eu acredito que eles só façam o que está agendado, mas, de qualquer forma, não custa tentar, né? Vai que… rsrsrs

      Boa sorte!

      Reply

  • Adriana

    22 de agosto de 2018 at 06:23

    Bom dia gostaria de fazer o passaporte do meu filho de 3 anos só que nem eu nem o paí estamos presente ele pode fazer acompanhado do respidsavel que deixamos por ele? Pois a pessoa possui uma procuração registrada em cartório sendo responsável sável pela criança ou é obrigatório um dos pais estarem acompanhando a criança? Obrigada

    Reply

    • Malinha Pronta

      24 de agosto de 2018 at 22:02

      Oi, Adriana

      Procure o consulado ou a embaixada brasileira do pais que você e o pai da criança estão e peça uma autorização para a emissão do passaporte do seu filho.

      Com esse documento em mãos, a pessoa responsável pela criança poderá tirar o passaporte.

      Boa sorte!

      Reply

  • Isabelle Galvão

    22 de agosto de 2018 at 23:27

    Olá, boa noite. Eu estou no processo de tirar um passaporte novo porque o meu antigo já venceu. Planejo fazer um intercambio em Janeiro de 2019, atualmente eu tenho 17 anos, só cumpro 18 anos em novembro de 2018, na hora de escolher o tipo de autorização de viagem e formulario a ser preenchido pelos meus pais qual seria a melhor opção para mim, dado que no momento da viagem eu já serei de maior?

    Reply

    • Malinha Pronta

      25 de agosto de 2018 at 17:31

      Oi, Isabelle

      Como você ainda é menor, para evitar qualquer problema e se os seus pais concordarem, eu emitiria o passaporte com a autorização de viagem desacompanhado.

      Boa sorte e boa viagem!

      Reply

  • Martha

    26 de agosto de 2018 at 17:35

    Oi,preciso tirar o passaporte do meu filho de 2 anos. Ele não tem paternidade reconhecida. Eu consigo tirar o passaporte dele sem problemas ou precisa de algum documento diferente?

    Reply

    • Malinha Pronta

      28 de agosto de 2018 at 18:11

      Oi, Martha. Tudo bem?

      Sim, você consegue tirar o passaporte dele sem problemas, basta comprovar que a paternidade não é reconhecida.

      Boa sorte!

      Reply

  • Paula

    29 de agosto de 2018 at 23:41

    Olá estou com uma duvida,Meu filho vive comigo aqui na Itália,E está de férias no brasil,Ele tem 16 anos,Volta para a Itália no prossimo mês!!Ele tem a autorização no passaporte,O titular desse passaporte está autorizado pelos genitores no prazo de validade desse documento a viajar desacompanhado ou apenas com um dos pais,Nesse caso ele não Presisa da autorização recolhecida firma em cartório da autorização de viagem?Si já costa no passaporte,Ele tbm tem uma procuração publica feita pelo pai onde diz que ele vive na Itália comigo si puder me esclarecer essa dúvida agradeço.

    Reply

    • Malinha Pronta

      8 de setembro de 2018 at 16:51

      Oi, Paula

      Como no passaporte dele já consta a autorização de viajar desacompanhado, não é necessário mais nenhum documento. Pode ficar tranquila.

      Obrigada por nos acompanhar 🙂

      Reply

  • Livia

    13 de setembro de 2018 at 22:33

    Olá, minha.filha tem 4 anos e tirou o passaporte agora há pouco, mas ao pegaram as digitais dela!! Eh assim mesmo?
    Obrigada!!

    Reply

    • Malinha Pronta

      17 de setembro de 2018 at 16:22

      Sim, Livia, se ela já está com o passaporte, está tudo certo.

      Ótima viagem para vocês e obrigada por nos acompanhar

      Reply

  • EDSON DELGADO DE SIQUEIRA

    18 de setembro de 2018 at 14:43

    Qual o procedimento para pedir passaporte quando a criança está registrada somente no nome da mãe? Existe alguma obrigação de informação paterna, inclusive assinatura de documento?

    Reply

    • Malinha Pronta

      2 de outubro de 2018 at 12:48

      Oi, Edson

      Neste caso, o procedimento é o normal, bastando colocar como “não aplicável” as informações sobre o pai.

      Boa sorte!

      Reply

  • Cristina

    20 de setembro de 2018 at 19:25

    Oi tudo bem , meu filho de menor vai viajar com meus pais, irei tira o passaporte dele , mais eu nem o pai dele tem passaporte,e possível retirar o passaporte dele somente com documentos de identificação ?

    Reply

    • Malinha Pronta

      2 de outubro de 2018 at 13:02

      Oi, Cristina

      Sim, é possível. Basta preencher todos os campos normalmente e quando solicitar os dados dos passaporte dos pais informar “não aplicável”.

      Boa sorte e boa viagem!

      Reply

  • wagner

    26 de setembro de 2018 at 17:59

    ola
    vou tirar o passaporte do meu filho porem ele ira viajar com minha esposa depois
    como devo proceder

    Reply

    • Malinha Pronta

      2 de outubro de 2018 at 14:29

      Oi, Wagner

      Neste caso, vocês têm a opção de optar por emitir o passaporte com a autorização de viagem com apenas um dos pais OU a autorização de viagem desacompanhada.

      Vejam qual a melhor opção para vocês.

      Boa sorte e boa viagem 🙂

      Reply

  • Karina veloso

    7 de outubro de 2018 at 22:03

    Boa noite fiz o passaporte de meu filho em portugal ele tinha meses e o pai nao registrou. Depois de anos ele registrou o filho nao tenho contato com ele e meu filho com 12 anos pediu pra ele autorizar e ele disse que nao pode pq eu tenho a guarde do meu filho mas eu nao tenho e ele nao quer autorizar eu levar meu filho pra conhecer os avos portugueses o que eu devo fazer.

    Reply

    • Malinha Pronta

      10 de outubro de 2018 at 02:04

      Oi, Karina

      Infelizmente, a Polícia Federal Brasileira exige a autorização de ambos os pais para a emissão do passaporte.

      Tentem conversar com o pai. Se ele não puder comparecer, basta que ele preencha um formulário, assine e reconheça firma autorizando a emissão do passaporte do filho.

      Boa sorte!

      Reply

  • CAMILA ALMEIDA

    8 de outubro de 2018 at 14:27

    OLA COMO FAÇO PRA TIRA O PASSAPORTE DA MINHA FILHA VAMOS VIAJAR OS TRES EU ELA E O PAI MAS NAO SEI QUAL DAS OPÇOES E A CERTA NESSE CASO
    OBRIGADO

    Reply

    • Malinha Pronta

      10 de outubro de 2018 at 02:10

      Oi, Camila. Tudo bem?

      Acredito que você esteja se referindo ao tipo de autorização, certo? Não existe a opção certa…

      Vocês podem optar por emitir o passaporte sem a autorização de viagem e, neste caso, a criança somente poderá deixar o país na presença do pai e da mãe. Na autorização de viagem com apenas 1 dos pais, bastará a presença de um dos responsáveis para a saída da criança do Brasil. E na autorização de viagem desacompanhada, a criança poderá viajar para fora sem que nenhum dos pais esteja junto (com um avô, tio ou parente, por exemplo).

      Isso fica a critério dos pais 😉

      Boa sorte!

      Reply

  • LEON ICE

    9 de outubro de 2018 at 16:45

    Sou guardiã por tempo indefinido da minha bisneta de 3 anos e meio.
    Pretendo viajar para EUA e, como faço para tirar o passaporte dela, quais documentos necessários?

    Reply

    • Malinha Pronta

      10 de outubro de 2018 at 02:23

      Olá, Leonice

      Caso você tenha a guarda legal da criança, é só seguir o procedimento do post.

      Obrigada por nos acompanhar e boa sorte!

      Reply

  • LEON ICE

    10 de outubro de 2018 at 13:47

    Obrigada pela atenção.

    Reply

  • LEON ICE

    11 de outubro de 2018 at 17:50

    Boa tarde, preenchi Dados Pessoais e Documentos com o dados da criança e certidão de nascimento da mesma. Está correto? Minha dúvida: Dados complementares são os meus? Onde entra os meus dados como guardiã legal?
    Agradeço sua atenção.

    Reply

    • Malinha Pronta

      19 de outubro de 2018 at 02:52

      Leonice, boa noite!

      Será necessário apresentar a documentação que comprove a guarda à PF.

      Como existem vários tipos de guarda (com ou sem destituição do poder pátrio, por exemplo), sugiro que você consulte o site da polícia federal e veja qual documentação será necessária para o seu caso.

      Espero ter ajudado. Boa sorte!

      Reply

  • Gleicy

    17 de outubro de 2018 at 13:24

    Bom dia.
    fiz o preenchimento para o passaporte , e ja efetuei o pagamento, ai vi que o meu ano de nascimento esta errado, o que devo fazer, vou ter que pagar novamente?

    Reply

    • Malinha Pronta

      19 de outubro de 2018 at 02:59

      Oi, Gleicy. Tudo bem?

      Não há necessidade de preencher nem pagar novamente.

      Faça o agendamento normalmente e, quando comparecer à Polícia Federal, informe o erro ao atendente que ele fará a correção no ato do atendimento.

      Boa sorte!

      Reply

  • Lucelia Costa Gomes

    19 de outubro de 2018 at 19:30

    Olá ! Minha filha tem 9 anos e optei por poderes planos(viajar com um dos genitores ou desacompanhada), porem ele não vai poder comparecer no dia da emissão,pelo que entendi na ausência de um dos genitores o mesmo deve autenticar /reconhecer firma no formulário. Neste caso devo levar a documentação original do genitor ausente, mesmo com o reconhecimento e autenticação?

    Reply

    • Malinha Pronta

      26 de outubro de 2018 at 01:50

      Oi, Lucelia

      Pelo sim, pelo não, melhor levar toda a documentação, né? Assim vocês ficam mais tranquilos e garantidos.

      Boa sorte!

      Reply

  • Amanda Carolina

    23 de outubro de 2018 at 20:06

    Olá eu estou em duvida sobre as autorizações eu irei viajar com meu filho sozinha então quando eu for tirar o passaporte dele eu e o pai dele estaremos presentes então la mesmo o pai dele pode dar a autorização ou eu preciso ir em outro local para ter essa autorização?

    Obrigado

    Reply

    • Malinha Pronta

      26 de outubro de 2018 at 02:03

      Boa noite, Amanda

      Se o pai e a mãe da criança forem ao posto da PF, basta preencher e assinar o formulário. Só é necessário reconhecer firma, caso um dos responsáveis esteja ausente no dia.

      Boa viagem pra vocês!

      Reply

  • SIMONNI PIMENTEL

    8 de novembro de 2018 at 08:47

    Bom dia!

    Vou viajar para o Canadá com meu esposo e meus filhos irão em seguida com meus pais (avós). O retorno estaremos todos juntos. Nesse caso qual formulário preencher???

    Reply

    • Malinha Pronta

      12 de novembro de 2018 at 19:37

      OI, Simonni. Tudo bem?

      Qual autorização preencher depende de vocês. Caso queiram, preencham a autorização de viagem internacional do menor desacompanhado. Tendo essa autorização no passaporte, as crianças embarcam sem que nenhum dos pais estejam muitos.

      Só observe que esta autorização será válida para qualquer viagem até o vencimento do passaporte.

      Se optarem pelo passaporte sem autorização de viagem internacional, será necessário fazer um documento com firma reconhecida em cartório dos pais ausentes autorizando a viagem dos filhos com os avós.

      Fica a critério de como vocês acharem melhor.

      Espero ter ajudado. Boa viagem!

      Reply

  • Erika

    3 de dezembro de 2018 at 00:05

    Boa noite!
    Minha filha mora em Portugal e meus netos menores ficaram com o pai.
    Em 2019 vou visitá lá e penso em levar as crianças tbm. Qual das opções de passaporte escolho e qual caminho o pai deve seguir pra tirar o passaporte sem a mãe presente.
    Ps; Ela deixou comigo (avó) uma procuração que posso representa la em qualquer situação. Será que conseguimos sem ela presente?

    Reply

    • Malinha Pronta

      5 de dezembro de 2018 at 19:22

      Oi, Erika

      O tipo de autorização de viagem fica a critério dos pais. Caso, na ocasião da viagem, não conste a autorização de viagem no passaporte e um ou ambos os pais não estejam presentes, será necessária uma autorização registrada em cartório para que o menor saia do pais.

      Sobre a procuração que a sua filha deixou, precisa ver se ela menciona a emissão de passaportes ou se Polícia Federal a aceita.

      Acredito que um funcionário da própria PF saberá te orientar melhor sobre o seu caso.

      Boa sorte!

      Reply

  • Rafaela

    10 de dezembro de 2018 at 17:36

    Gostaria de saber se quando for tirar o passaporte do meu filho tem algum problema não constar meu nome de casada na certidão de nascimento dele?

    Reply

    • Malinha Pronta

      21 de dezembro de 2018 at 19:55

      Oi, Rafaela

      Acredito que não tenha nenhum problema. Por segurança, leve sua certidão de casamento junto com toda a documentação no dia agendado.

      Boa sorte!

      Reply

  • Ana Paula

    18 de dezembro de 2018 at 23:53

    Vamos a Bélgica nas próximas férias. A mãe da minha enteada é falecida. O meu filho foi registrado apenas no meu nome. Precisaríamos de uma certidão de óbito no caso da minha enteada, e no caso do meu filho somente os meus documentos bastam?

    Reply

    • Malinha Pronta

      6 de janeiro de 2019 at 02:52

      Oi, Ana Paula

      Sim, no caso da sua enteada será necessário apresentar a certidão de óbito e, no caso do seu filho, só seus documentos são suficientes.

      Boa sorte e boa viagem!

      Reply

  • Daniele pontes

    19 de dezembro de 2018 at 03:05

    olá Boa noite

    Meu marido vai estar na indo para Portugal em janeiro então terei que fazer o passaporte dos meus filhos sozinha gostaria de saber qual das opções devo usar na hora de responder o formulário ?

    Aguardo seu retorno
    Atenciosamente!

    Reply

    • Malinha Pronta

      6 de janeiro de 2019 at 02:56

      Oi, Daniele

      Vocês podem escolher o formulário com a autorização que acharem melhor. O tipo de autorização não interfere no processo, apenas sinaliza se as crianças podem ou não sair do país sem um ou os dois pais.

      Como seu marido não estará, vai precisar de uma autorização dele, com firma reconhecida em cartório, para poder tirar o passaporte das crianças sem que ele esteja presente.

      Espero ter ajudado. Boa sorte!

      Reply

  • JoÃo André

    27 de dezembro de 2018 at 13:03

    Bom dia, estou tirando o passaporte para meu filho (12 anos) ir estudar fora , minha dúvida é a seguinte?, na hora da autorização posso editar os dados? Pois não possuo passaporte, gostaria de por outro tipo de documento, é possível?

    Reply

    • Malinha Pronta

      6 de janeiro de 2019 at 02:26

      Boa noite, João!

      Sim, claro! Pode fazer a substituição.

      Boa sorte!

      Reply

  • Ricardo

    3 de janeiro de 2019 at 17:25

    Estou planejando viajar com minha filha de 9 anos para os EUA em Julho. A minha esposa faleceu recentemente e estou em duvida de como atualizar o passaporte e se preciso fazer alguma alteração no visto da minha filha. Ela já tem passaporte e visto valido, mas não sei como atualizar e se preciso…

    Reply

    • Malinha Pronta

      6 de janeiro de 2019 at 02:44

      Boa noite, Ricardo

      Se os documentos estiverem dentro da validade, não há necessidade de fazer nada, fique tranquilo.

      Apenas se atente que se no passaporte da criança não constar a autorização de viagem com apenas um dos pais, você vai precisar do atestado de óbito para poder sair do país com sua filha.

      Meus sentimentos e boa sorte!

      Reply

  • Daniela Nunes

    4 de janeiro de 2019 at 20:41

    Boa tarde. Pretendo viajar de férias em família e para solicitar o passaporte da minha filha fiquei com dúvida no preenchimento do meu nome… Tanto na certidão de nascimento dela como no seu RG consta ainda meu nome de solteira (mesmo este último documento tendo sido feito após meu casamento com seu pai e eu ter mudado meu nome). Desta forma, quando preencho o meu nome no formulário devo manter o nome de solteira ou coloco o de casada? Sinceramente fiquei em dúvida…. Estou solicitando um novo passaporte para mim e com nome de casada…. Agradeço a ajuda!

    Reply

    • Malinha Pronta

      15 de janeiro de 2019 at 22:39

      Oi, Daniela

      Preencha a documentação com seu nome atual e, quando for ao posto da PF, apresente os documentos que comprovem a mudança de nome.

      Espero ter ajudado. Boa sorte!

      Reply

  • Iana Renata

    19 de janeiro de 2019 at 01:39

    Olá boa noite o formulário pode ser imprimido e depois reconhecer firma

    Reply

    • Malinha Pronta

      24 de janeiro de 2019 at 17:53

      Boa tarde, Iana

      Sim, depois de impresso e preenchido o formulário, caso ambos os pais não estejam presentes no dia do atendimento no posto da PF, é necessário reconhecer a firma daquele que estará ausente.

      Boa viagem a vocês

      Reply

  • Aline Ramos dos Santos Rosa

    21 de janeiro de 2019 at 02:43

    Ola boa noite!
    No formulário pede o n° do passaporte dos resposaveis pela criança!no caso eu teria que levar esse formulario preechido e com firma reconhecida em cartório por mim e pelo Pai da minha filha!porem como eu ainda irei solicitar o meu passaporte e o dela como faça para preencher a parte que pede o numero do passaporte se eu ainda não tenho o mesmo?
    E eu sou divorciada do Pai da minha filha, e sei que ele não tem passaporte,como faço na parte em que pede o numero do passaporte?

    Reply

    • Malinha Pronta

      24 de janeiro de 2019 at 17:56

      Oi, Aline

      O formulário diz “documento de identificação/passaporte”. Caso os pais não tenham passaporte, pode preencher com o RG.

      Boa viagem!

      Reply

  • Renata

    22 de janeiro de 2019 at 00:53

    Boa noite! Observei que passaporte para bebê de até 1 ano incompleto, a validade e de apenas 1 ano. Meu filho completará 1 ano em março e iremos viajar para Europa em 09 de abril. Seu tirar o passaporte dele agora, não vai valer na época da viagem. Tenho receio de não só tirar depois que ele completar um ano e não dar tempo de receber considerando que terei apenas um mês pra resolver tudo. O que vcs podem me orientar? Fico no aguardo. Grata.

    Reply

    • Malinha Pronta

      24 de janeiro de 2019 at 18:00

      Boa tarde, Renata

      Para crianças de até 1 ano, a validade do passaporte é de 1 ano a contar da data da expedição.

      Então, caso você tire o passaporte do seu bebê em 01 de fevereiro de 2019, por exemplo, ele valerá até 01 de fevereiro de 2020.

      Pode dar entrada e ficar tranquila.

      Boa viagem!

      Reply

  • Ana Carolina

    22 de janeiro de 2019 at 13:00

    Olá.
    Irei fazer o passaporte meu, e da minha filha de 4 anos.
    Porém o pai dela (somos separados, porém nunca fomos casados), mora em outra cidade, muito longe da nossa atual.
    Como devo proceder com os documentos dele?
    Pois ele não vai estar presente no dia para fazer o passaporte.
    Terei que pedir para ele autenticar o RG, CPF dele? E me enviar… e terei pedir mais alguma coisa para ele autenticar e fazer também?
    Tenho que explicar para a Receita, o fator dele não morar mais conosco e morar longe?
    Obrigado.

    Reply

    • Malinha Pronta

      24 de janeiro de 2019 at 18:03

      Oi, Ana Carolina

      No seu caso, precisará dos documentos do pai autenticados e também precisará da autorização de expedição de passaporte preenchida e com a firma dele reconhecida.

      Boa sorte e boa viagem!

      Reply

  • Juliana

    29 de janeiro de 2019 at 17:20

    Olá, boa tarde!
    A validade dos passaportes de adultos é de 10 anos, mas não aceitam viagens 6 meses antes do vencimento. Isso acontece com o passaporte dos bebês? Minha filha tem 2 meses, já agradamos para fazer o passaporte e pretendemos viajar apenas em outubro. Obrigada

    Reply

    • Malinha Pronta

      4 de fevereiro de 2019 at 18:57

      Oi, Juliana

      Essa regra dos 6 meses não se aplica para todos os países. Para os EUA, por exemplo, basta que o passaporte esteja válido na data de retorno para o Brasil; já para a maioria dos países da Europa, a exigência é de 3 meses.

      Não sei qual o destino de vocês, mas, se a regra se aplicar, vale para o passaporte de pessoas de qualquer idade, inclusive bebês. Pesquise sobre essa exigência no site do consulado do país de destino de vocês.

      Boa sorte!

      Reply

  • Priscila

    6 de fevereiro de 2019 at 21:11

    Meu ex marido levou meus filhos para retirar o passaporte. Até aí ok. Ele me ligou agora dizendo que na segunda feira terá que levar eles novamente para pegar os passaportes prontos ! Isso procede? Meus filhos tem que ir somente para pegar?

    Reply

    • Malinha Pronta

      16 de fevereiro de 2019 at 16:22

      Oi, Priscila

      Procede, sim… A Polícia Federal exige, por segurança e conferência, que as crianças compareçam no dia da retirada do passaporte.

      Reply

  • maryh

    11 de fevereiro de 2019 at 18:26

    boa tarde
    meu filho tem 4 anos fara 5 em abril, ele esta registrado somente em meu nome, eu consigo tirar o visto eo passaporte dele normalmente ou preciso de fazer algo???

    Reply

    • Malinha Pronta

      16 de fevereiro de 2019 at 16:45

      Olá, Maryh

      Consegue, sim! Basta apresentar a documentação comprovando o registro apenas em seu nome.

      Boa sorte e ótima viagem

      Reply

  • Samara lima

    19 de fevereiro de 2019 at 01:08

    Oi boa noite
    Estou querendo tirar o passaporte do meu filho de 13 anos porém sou separada e não tenho contato com o pai do meu filho
    Oque tenho que fazer?

    Reply

    • Malinha Pronta

      2 de março de 2019 at 15:47

      Boa tarde, Samara

      Sugiro que você busque orientação da Polícia Federal específica para o seu caso. A solução varia de acordo com a situação judicial…

      Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Priscila Baiense

    19 de fevereiro de 2019 at 13:57

    Pode me ajudar por favor? Tenho uma filha de 5 anos e estou num processo de visto para os Estados Unidos,tenho que tirar meu passaporte e da minha filha,o pai dela mora perto não estamos mais juntos e não chegamos a casar no papel,nesse caso como vou fazer o dela?quero um passaporte com autorização para viajar eu sozinha e o pai também mas não estou entendo-a qual autorização usar,e tem que preencher e eu msm abrir firma no cartório ou só preencher e levar no dia de fazer o passaporte? Se puder ajudar agradeço.

    Reply

    • Malinha Pronta

      2 de março de 2019 at 16:02

      Oi, Priscila.

      Se vocês estão de acordo com o tipo de autorização de viagem é mais fácil: basta apresentar a autorização preenchida e assinada pelo pai e pela mãe.
      Se, no dia agendado, tanto o pai quanto a mãe forem acompanhar a criança no posto da PF, não precisa reconhecer firma de nenhum. Caso só um responsável acompanhe a criança, a autorização terá que ter a firma reconhecida em cartório do responsável ausente.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Joelia Lopes

    26 de fevereiro de 2019 at 00:24

    Olá, preenchi o formulário com um erro do tipo do passaporte, sendo que o certo é do formulário (02) com inclusão e que pode viajar desacompanhado ou com um dos pais. Como já gerei o GRU, posso pagar e fazer a correção no dia que for agendado? Somente eu ( mãe) posso acompanhar meu filho, pq eu não tenho contato com o pai ( ordem judicial)? Os documentos deles autenticados e esse formulário posso tirar o passaporte de meu filho?

    Reply

    • Malinha Pronta

      2 de março de 2019 at 16:32

      Oi, Joelia

      Sim, peça a correção no dia agendado no posto da PF.

      Com a ordem judicial e toda a documentação solicitada em mãos, você não terá problema.

      Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Josivan

    27 de fevereiro de 2019 at 22:58

    Boa noite .
    Eu queria saber se precisa dos meus documentos para tira o passaporte do meu filho ,ele tem 1 8meses ,E eu estou fora do país.

    Reply

    • Malinha Pronta

      2 de março de 2019 at 16:48

      Boa tarde, Josivan

      Sim, precisa de todos os documentos que estão listados no post.

      Como você está fora do Brasil, minha sugestão é ir até o Consulado/Embaixada do Brasil de onde você está e pedir que eles te ajudem com isso.

      Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • adriana

    28 de fevereiro de 2019 at 13:07

    olá! Parabéns pelo seu artigo! Muito esclarecedor!
    Gostaria ainda de saber, como eu procedo com a autorização (FORMULÁRIO PADRÃO DE AUTORIZAÇÃO DE EXPEDIÇÃO DE PASSAPORTE PARA MENORES) Pois, pretendo tirar o meu passaporte junto com o da minha filha menor, e o formulário solicita o nº do meu passaporte (que não tenho).

    Reply

    • Malinha Pronta

      2 de março de 2019 at 16:51

      Oi, Adriana, tudo bem?

      Que bom que você gostou do conteúdo do Malinha Pronta. Fico feliz em poder ajudar.

      O formulário pede o número do passaporte ou do RG. Como você ainda não tem o número do seu passaporte, use o RG mesmo.

      Boa sorte e obrigada por sua visita aqui 😉

      Reply

  • Suelen

    6 de março de 2019 at 18:26

    Boa tarde!
    Solicitei o passaporte, paguei, peguei a autorização do pai para viajar com minha filha e está marcado para dia 26 de março de 2019 pra ir na receita Federal, sendo que o pai dela veio falecer no dia 03 de março de 2019. Devo levar a certidão de óbito? Pode ser cópia? Se caso não conseguir a certidão de óbito posso levar a autorização?

    Reply

    • Malinha Pronta

      13 de março de 2019 at 17:43

      Oi, Suelen

      Poxa, que triste isso.

      Por precaução, eu levaria a certidão de óbito original ou cópia autenticada e a autorização que já está pronta.

      Força e boa sorte

      Reply

  • Tacy

    7 de março de 2019 at 20:16

    Boa tarde! Gostaria de saber como faço pra tirar o passaporte da minha bebê, ela tem 8 meses. Porém, o pai dela está preso e não temos contato. O que devo fazer? Posso tirar sem a assinatura dele?

    Reply

    • Malinha Pronta

      13 de março de 2019 at 17:50

      Oi, Tacy. Tudo bem?

      Nesse caso, você precisará de uma autorização judicial para tirar o passaporte sem a anuência do pai.

      Boa sorte!

      Reply

  • Luciane

    11 de março de 2019 at 15:50

    Olá! Gostaria de uma informação: minha enteada tem 12 anos e recentemente perdeu a mãe!Nesse momento eu e o pai dela moramos na Europa e fizemos o preenchimento do pedido do passaporte autorizando que ela viaje sozinha! A minha duvida é: Ela pode ir no posto de atendimento fazer o passaporte sozinha ou precisa de procuração para ela poder fazer e retirar o passaporte?

    Reply

    • Malinha Pronta

      20 de março de 2019 at 19:27

      Oi, Luciane. Tudo bem?

      Eu acredito que mesmo ela já tendo a autorização de viagem assinada por vocês e com a certidão de óbito da mãe, por ser menor, o ideal seria que algum responsável por ela aqui no Brasil a acompanhasse até o posto da Polícia Federal.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Tiago Donizetti

    18 de março de 2019 at 21:01

    boa tarde, minha duvida e, eu e minha familia vamos para o exterior porem o pai vai primeiro e a mae com os dois filhos irao depois de 6 meses, neste caso o pai ja deve deixar a autorizacao pra mae ir com os filhos? ou essa autorizacao tem data de vencimento? muito obrigado
    att Tiago Donizetti

    Reply

    • Malinha Pronta

      27 de março de 2019 at 12:41

      Bom dia, Tiago

      O ideal seria que no passaporte das crianças constasse a autorização de viagem com apenas um dos pais. Se não for o caso, faça uma autorização com firma reconhecida em cartório mencionado, se possível, a data e o destino da viagem.

      Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Melobl

    25 de março de 2019 at 11:47

    Bom dia,
    Preciso tirar o passaporte do meu filho, no RG dele consta o meu nome de solteira e todos os meus documentos já estão com o nome de casada, será que vai ter algum problema? Verifiquei no Poupatempo para fazer a mudança do meu nome no RG dele e me informaram que vou ter que solicitar outra certidão de nascimento primeiro, será que isso realmente é necessário?

    Reply

    • Malinha Pronta

      5 de abril de 2019 at 01:25

      Olá! Tudo bem?

      Não tem problema, não. Faça a solicitação do passaporte do seu filho e preencha a documentação com o seu nome atual. No dia da apresentação dos documentos na PF leve os seus documentos que comprovem o nome de solteira e o de casada,só por precaução.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Adriana

    28 de março de 2019 at 00:28

    Boa noite, sou mãe solteira, registrei minha filha sozinha.Isso atrapalha a tirar o passaporte??

    Reply

    • Malinha Pronta

      11 de abril de 2019 at 23:40

      Boa noite, Adriana. Tudo bem?

      Não atrapalha, não. É só seguir o passo a passo normal e informar apenas os dados da mãe.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Jessica

    8 de abril de 2019 at 14:41

    Para adultos, passaporte com seis meses pra vencimento precisam ser renovados e no caso dos bebês de 1 ano e crianças até 3 anos, tem essa questão do vencimento do passaporte? Se eu viajar com meu bebê um mês antes dele completar 1 ano, preciso renovar o passaporte?

    Reply

    • Malinha Pronta

      12 de abril de 2019 at 02:28

      Oi, Jessica

      A exigência quanto à validade do passaporte é a mesma para adultos e crianças. Você já verificou se existe essa exigência de 6 meses para o seu país de destino?

      Esse tempo muda de país para pais, dependendo dos acordos diplomáticos.

      Para os EUA, por exemplo, não há essa exigência para brasileiros, bastando apenas que o passaporte ainda seja válido na data de retorno ao Brasil.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Claudio Bueno Sartori

    8 de abril de 2019 at 21:23

    Eu fiz a solicitação de passaporte no site da polícia federal porém não encontrei nenhuma opção para inserir os dados do meu filho.
    Só inseri os meus dados.
    Devo fazer uma outra solicitação com os dados do meu filho?
    Como funciona nesse caso?

    Reply

    • Malinha Pronta

      12 de abril de 2019 at 02:32

      Claudio, boa noite.

      Não sei se entendi bem a sua dúvida…

      O passaporte que você solicitou é para você ou para seu filho?

      Você deve solicitar um passaporte para cada pessoa, independente da idade.

      Espero ter ajudado. Obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Lilia

    2 de maio de 2019 at 13:56

    Olá bom dia!
    Amei seu artigo,mais informativo que os sites oficiais rs!Então,minha dívida é a seguinte:Irei renovar o meu passaporte e fazer o primeiro da minha bebê de 1/4meses.Nesse caso devo fazer dois agendamentos ou como vou fazer o meu e sou responsável por ela basta somente um agendamento?Não atendem o telefone,eu não consegui tirar essa dúvida :/
    Desde já obrigada!!!!

    Reply

    • Malinha Pronta

      6 de maio de 2019 at 00:41

      Oi, Lilia. Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu feedback. Muito bom saber que consegui ajudar.

      Sobre sua dúvida, agende um horário para cada pessoa que está tirando o passaporte, mesmo sendo criança/bebê. Agende horários seguidos, ai eles fazem os trâmites de todos de uma vez só.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Billy halder

    7 de maio de 2019 at 21:39

    Boa noite atualmente estou morando em Portugal minha esposa e minhas duas filhas estão no Brasil. Minha filha mais velha ja tem passaporte sem autorização de viagem. A minha filha mais nova tem 3 anos e o passaporte dela venceu. E ja enviei os formulário assinado para o Brasil mas não deu certo pois tinha que reconhecer firma por autenticidade. Agora não sei o que fazer alguém pode me ajudar.

    Reply

    • Malinha Pronta

      19 de maio de 2019 at 16:57

      Olá, Billy. Tudo bem?

      Você precisará ir ao Consulado/Embaixada Brasileira mais próximo. Lá eles vão te orientar e preparar os documentos necessários para que sua esposa consiga tirar o passaporte das crianças aqui no Brasil.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Elisa

    8 de maio de 2019 at 20:59

    boa tarde, tenho viagem programada para o final do ano, quero tirar o passaporte de minha filha de 9 anos, porem o pai dela está preso, estou com duvidas dos documentos que preciso levar para ele assinar, ou se quem assina é o diretor do presidio já que ele não pode reconhecer a firma por autenticidade, sabe me orientar com esse processo?

    Reply

    • Malinha Pronta

      19 de maio de 2019 at 17:04

      Boa tarde, Elisa

      Vou ficar te devendo essa informação.

      Minha dica é que você procure um advogado para te auxiliar nesse caso. Outra opção é que também é possível conseguir a emissão do passaporte por ordem judicial.

      Desculpe não poder de ajudar. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Danielle lima dos santos

    8 de maio de 2019 at 22:31

    Boa noite. Tenho um filho incluso no espectro autista e com síndrome de kabuki( possuo laudo). Ele já tem 14 anos, gostaria de saber se ele tem que comparecer a entrevista ou posso levar passaporte e laudo apenas

    Reply

    • Malinha Pronta

      19 de maio de 2019 at 17:07

      Oi, Daniele. Tudo bem?

      Desculpe, não entendi de sua dúvida está relacionada ao processo de solicitação do passaporte ou do visto.

      De toda forma, aconselho você a pedir orientação sobre esse caso diretamente no órgão competente.

      Desculpe não poder de ajudar. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Julio

    18 de maio de 2019 at 17:04

    Minha filha tem 15 anos mas sua identidade ainda é da época que ela tinha 4 anos, pra tirar o passaporte dela essa identidade serve ou tem que tirar uma atualizada?

    Reply

    • Malinha Pronta

      19 de maio de 2019 at 17:55

      Boa tarde, Julio

      No site da PF consta a seguinte informação: “O documento de identificação apresentado poderá ser RECUSADO (…) se o tempo de expedição ou o mau estado de conservação impossibilitarem a identificação do requerente”

      Acredito que esse seja o caso do RG da sua filha, então eu recomendo que ela atualize o documento antes de solicitar o passaporte para que não tenha problemas.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Urania

    19 de maio de 2019 at 21:48

    Nossa adorei o site tudo lindo, tenho uma dúvida, estou em Portugal e minha filha virá de férias desacompanhada (vem com aeromoça) não tem passaporte ainda, eu devo ir ao consulado duas vezes? Se o pai for tirar o passaporte ele precisa de algum papel meu? E depois de pronto o passaporte eu devo voltar a emitir uma autorização de viagem com a copia do passaporte? O consulado aqui anda muito cheio então não tem como esclarecer duvidas lá.

    Reply

    • Malinha Pronta

      31 de maio de 2019 at 17:33

      Boa tarde, Urania. Tudo bem?

      Você pode optar por emitir o passaporte da sua filha já com a autorização para que ela possa viajar desacompanhada. Essa autorização já virá impressa no passaporte dela e valerá para qualquer viagem durante a vigência do passaporte.

      Basta ir ao consulado uma única vez e pedir pela autorização de emissão de passaporte de menor desacompanhado.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Patrícia

    4 de junho de 2019 at 20:33

    Olá boa noite! Moro em Porrugal e a minha filha ficou no Brasil com o pai. No caso de ambos os pais não poderem comparecer com a criança no dia que for agendada expedição do passaporte da menor minha mãe, no caso a avó da menor pode nos representar?

    Reply

    • Malinha Pronta

      13 de junho de 2019 at 21:56

      Boa noite, Patrícia

      Caso ela não tenha a guarda legal da criança, ela somente poderá representar os pais mediante procuração ou determinação judicial.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Kathia Mozena Nascimento

    19 de junho de 2019 at 23:02

    Olá, tudo bem?
    Gostaria muito de tirar uma dúvida e não encontro resposta. Preciso tirar o passaporte para uma menor, a mãe é separada e já atualizou o RG dela, porém , o RG da filha ainda consta com o nome de casada da mãe. Como eu devo preencher no formulário o nome da mãe? Como consta no RG da filha ou como consta no RG dela?

    Reply

    • Malinha Pronta

      27 de junho de 2019 at 13:15

      Oi, Kathia. Tudo bem?

      Pode preencher o formulário com as informações atualizadas.

      Sugiro que no dia do atendimento no posto da PF, leve tanto o documento atual quanto o antigo, se tiver, para fins de comprovação.

      Espero ter ajudado. Obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Luciene

    20 de junho de 2019 at 01:10

    Ola meu marido precisa da minha permicao para tirar o passaporte dos nossos filhos. Vomos viajar juntos mais Nao vou poder ir a capital com ele para pedir o passaporte, estarei trabalhando.

    Reply

    • Malinha Pronta

      27 de junho de 2019 at 13:18

      Oi, Luciene.

      Basta seguir o processo normalmente e apresentar a autorização de emissão de passaporte com a sua firma reconhecida em cartório no dia agendado no posto da PF.

      Espero ter ajudado. Obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Vitoria Pires Fraga

    28 de junho de 2019 at 16:18

    bom dia! Fiz a emissão do boleto para pagar o GRU, mas gostaria de saber se com essa taxa única será possível tirar o meu passaporte e os das crianças ou pagarei novas taas para cada um deles?

    Reply

    • Malinha Pronta

      2 de julho de 2019 at 19:48

      Boa tarde, Vitória.

      Você deve pagar uma taxa para cada passaporte solicitado, independente da idade do solicitante.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Ana Vanessa

    3 de agosto de 2019 at 04:21

    Boa noite,

    Gostaria de saber se consigo tirar o passaporte do meu filho, menor, sem que eu tenha passaporte? Pois ele irá viajar com a madrinha.
    E também se é seguro essa autorização direto no passaporte.
    Alguém pode me esclarecer essas dúvidas?

    Muito Obrigada

    Reply

    • Malinha Pronta

      14 de agosto de 2019 at 19:04

      Olá, Ana.Tudo bem?

      Sim, você consegue tirar o passaporte do seu filho normalmente, mesmo você não tendo.

      Sobre a autorização de viagem, eu considero seguro quando opção é de viagem com pelo menos um dos responsáveis (pai ou mãe). Não me sentiria segura em autorizar uma criança a sair do pais desacompanhada (porque isso significa com qualquer pessoa). Neste caso, considero a autorização emitida em cartório, com o nome do adulto que será responsável constando no documento, a melhor opção.

      Mas essa é minha opinião. Veja o que faz mais sentido pra você.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Kenia

    28 de agosto de 2019 at 10:49

    Eu consigo fazer o passaport do meu filho menor de 12 anos sem precisar do pai estar presente? Meu filho fora comigo e o pai eu nem sei por onde anda

    Reply

    • Malinha Pronta

      12 de setembro de 2019 at 18:57

      Boa tarde, Kenia

      Nesse caso, você precisará de uma autorização judicial para solicitar o passaporte do seu filho.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Edmar

    3 de setembro de 2019 at 21:31

    Ola boa tarde a mae do meu filho mora em portugal e estamos separados. O passaporte dele sumil e ele e dimenor tem 2 anos e 8 meses quero saber como q fasso pra faser o passaporte dele. Sendo q ela ta inlegal no pais. Tendo a guarda dele posso faser. Cem ela..

    Reply

    • Malinha Pronta

      24 de setembro de 2019 at 19:44

      Oi, Edmar

      Recomendo que você busque ajuda da PF nesse caso, principalmente por conta do passaporte da criança que sumiu.

      Lá eles te orientarão melhor como proceder nesse caso.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Ricardo

    9 de setembro de 2019 at 19:47

    Olá, fiz o pedido de emissão do passaporte da minha filha, com autorização para viajar comigo, ou com a mãe.
    No caso, pai e mãe estavam presentes para entrega dos documentos. Sabe se precisam estar os dois para a retirada?

    Reply

    • Malinha Pronta

      1 de outubro de 2019 at 19:17

      Olá, Ricardo

      Até a última informação que tenho é que para a retirada do passaporte apenas um dos responsáveis precisa ir acompanhando o menor.

      Espero ter ajudado. Obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Erika

    19 de setembro de 2019 at 15:38

    Boa tarde! Farei uma viagem pra Portugal com meus 2 netos 8 e 11 anos. Passaporte deles é de viajem desacompanhados.
    Fora passaporte e certidão de nascimento,precisarei de mais algum documento,identidade ou AUTORIZAÇÃO dos pais?
    Estou nessa dúvida prq nem um dos pais irão e em outra matéria li q mudou algumas exigências .
    Farei escalas no RJ e Frankfurt.
    A dúvida das documentações pra eles é tanto no aeroporto nacional quanto internacional.
    Aguardo resposta!
    Grata!

    Reply

  • JanIna

    25 de setembro de 2019 at 02:13

    Minha filha tem 3 anos exato,ela precisa levar a foto?

    Reply

    • Malinha Pronta

      20 de outubro de 2019 at 02:51

      Não precisa, Janaina

      Pode deixar pra tirar lá.

      Obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Ashley

    30 de setembro de 2019 at 19:59

    Eu sou um americano que está tendo meu filho no Brasil. Eu não sei quem ele é pai. Como poderei obter um passaporte para a criança? O nome do pai não estará na certidão de nascimento. Isso renuncia automaticamente ao processo para obter a aprovação do pai para um passaporte?

    Reply

    • Malinha Pronta

      20 de outubro de 2019 at 03:03

      Boa noite, Ashley

      Em caso de paternidade desconhecida (quando não consta o pai na certidão de nascimento da criança), o passaporte pode ser solicitado normalmente sem o pai.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Micheli santos

    13 de outubro de 2019 at 21:00

    Oi eu moro na irlanda e meu filho nasceu aqui, o pai dele registrou ele e nunca mais deu noticias, hoje meu filho tem 9 anos e quero viajar pro Brasil com ele. Fui no juiz aqui e ele me deu a guarda dele. Eu preciso traduzir pra portugues esse documento que o juiz me deu? E meu filho precisa ter RG pra fazer o passaporte?

    Reply

    • Malinha Pronta

      20 de outubro de 2019 at 03:15

      Oi, Micheli

      Desculpe, mas não tenho conhecimento de como funciona no seu caso.

      Seu filho não tem direito ao passaporte irlandês?

      Minha sugestão é que procure o Consulado mais próximo que eles saberão te orientar.

      Desculpe não ter ajudado… Obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • ALMIR

    21 de outubro de 2019 at 12:17

    OLA,
    ESTAMOS INDO VIAJAR PARA O EXTERIOR, MINHA DUVIDA SERIA SE TIVER ALGUMA RESTRIÇÃO NO NOME, TEM ALGUM IMPEDIMENTO ?!!

    Reply

    • Malinha Pronta

      31 de outubro de 2019 at 12:54

      OI, Almir. Tudo bem?

      Não… se você estiver com toda a documentação de viagem em dia (passaporte e vistos), não tem problema nenhum.

      Espero ter ajudado. Boa viagem e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Caíque Nogueira

    23 de outubro de 2019 at 00:44

    Boa noite, eu moro em Portugal, e minha esposa vem me visitar Dezembro, ela mora no Brasil com meu filho de três meses, gostaria de saber se minha esposa, consegue tirar o passaporte dele mesmo eu não estando presente. E caso contrário o que eu preciso fazer para que ela consiga solicitar o passaporte do meu filho? E se no caso for preciso reconhecer firma da minha assinatura, se será possível fazer por aqui e mandar para minha esposa por email, se será aceito na P.F?

    Reply

    • Malinha Pronta

      31 de outubro de 2019 at 13:00

      Bom dia, Caíque

      Sugiro que você vá até a Embaixada/Consulado do Brasil mais próximo. Lá eles vão fazer a documentação necessária para a emissão do passaporte do seu filho e darão todas as orientações.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Maria Evellyn Da Silva Santos

    24 de outubro de 2019 at 11:22

    Olá. Tenho um filho de sete anos de idade.estou vivendo em portugal;mandei uma autorização daqui pra o pai tirar o passaporte da criança . O pai é impossível,até pra assinar a autorização do passaporte está complicado.gostoria de saber se ele preencher e reconhecer firma tudo certinho da autorização .a minha mãe pode levar a criança pra tirar o passaporte? Sem precisar o pai está presente .ambos com as autorizações assinadas .minha e do pai.ou que devo fazer pra minha mãe poder tirar o passaporte com o menor!

    Reply

    • Malinha Pronta

      31 de outubro de 2019 at 13:39

      Olá, bom dia!

      O ideal é que pelo menos um dos pais acompanhe a criança ao posto da PF. Caso não seja possível, ambos os pais precisam preencher, assinar e reconhecer firma do formulário de solicitação de expedição do passaporte e, para evitar problemas, eu recomendo que façam uma procuração específica autorizando quem irá acompanhar a criança a fazer a solicitação em nome dos pais.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Leticia Maria

    18 de novembro de 2019 at 00:00

    Tenho 16 anos, pra ir fazer o passaporte precisa da presença do pai e da mãe? Ou pode ser só a mãe? Ou só o pai?

    Reply

    • Malinha Pronta

      25 de novembro de 2019 at 22:05

      Oi, Letícia

      Pode ir apenas com o pai ou a mãe, mas aquele que não for, precisará assinar a autorização de expedição do passaporte com firma reconhecida em cartório.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Thiago Rodrigues

    26 de novembro de 2019 at 17:08

    Oi, muito legal a sua ajuda.
    Preenchi a autorização de emissão de passaporte com a firma reconhecida dos pais. Agora irei fazer o primeiro agendamento para meu filho de 3 anos.. Ele precisará ir nessa primeira ou só quando a PF agendar para retirar o passaporte dele?

    Reply

    • Malinha Pronta

      18 de dezembro de 2019 at 15:07

      Oi, Thiago. Tudo bem?

      A criança precisa estar presente tanto para dar entrada no passaporte quanto no dia da retirada.

      Espero ter ajudado. Obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Fernando dias dos Santos

    3 de dezembro de 2019 at 22:55

    eu agendei meu passaporte e do meu filho de 7 anos com reconhecimento da mãe no cartório e preciso ela ir na Federal ou só eu e ele com a folha

    Reply

    • Malinha Pronta

      18 de dezembro de 2019 at 15:17

      Oi, Fernando

      Se a mãe já assinou a autorização de emissão do passaporte e reconheceu a firma em cartório ela não precisa ir, não.

      Espero ter ajudado. Obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Daniele pachetti Rodalles

    7 de dezembro de 2019 at 18:14

    Tenho o formulário de autorização só que o pai da criança ainda nao assinou posso ja fazendo o passaporte do meu filho ou o pai da criança tem que assinar antes

    Reply

    • Malinha Pronta

      18 de dezembro de 2019 at 15:22

      Oi, Daniele

      O formulário tem que estar assinado no dia agendado na PF. E, caso o pai não vá à PF junto com vocês, é necessário reconhecer a firma dele em cartório.

      Espero ter ajudado. Obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Katiane Silva

    28 de dezembro de 2019 at 18:13

    Olá, boa tarde. Eu tento abrir o link que você colocou da autorização para fazer o passaporte, porém ele está inválido, pode colocar novamente o link ou vê o que houve com este? Obrigada

    Reply

    • Malinha Pronta

      19 de janeiro de 2020 at 03:32

      Oi, Katiane.

      Muito obrigada por avisar. O link já está atualizado.

      Obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Daiane

    8 de janeiro de 2020 at 17:37

    Olá boa tarde, tenho uma filha de 4 anos que perdeu o pai. Qual é o procedimento a ser feito pra tirar o passaporte?

    Reply

    • Malinha Pronta

      19 de janeiro de 2020 at 03:45

      Oi, Daiane

      Neste caso, basta apresentar o atestado de óbito.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Bruna Medeiros

    13 de janeiro de 2020 at 01:08

    Olá, preciso saber como tirar o passaporte do meu filho, sou separada do pai dele e ele perdeu a guarda do nosso filho e o direito de ve-lo por causa que o pai o agredia quando estava na casa dele, então eu consegui na justiça que o pai dele perdesse todos os direitos quanto ao nosso filho, porém eu preciso tirar o passaporte ele com urgência e não sei como proceder por que o pai dele não vai querer me dar a autorização pra fazer isso, gostaria de uma luz, uma idéia do que fazer, obrigada desde já.

    Reply

    • Malinha Pronta

      19 de janeiro de 2020 at 03:48

      Oi, Bruna

      Neste caso, uma ordem judicial poderá autorizar a emissão do passaporte sem a presença e/ou consentimento do pai.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Gracieli

    13 de janeiro de 2020 at 11:43

    Ola,meu bebê tem 2 meses,e na certidao so consta o nome da mae(pai desconhecido).. como devo proceder com relaçao as autorizaçoes de viagem??

    Reply

    • Malinha Pronta

      19 de janeiro de 2020 at 04:05

      Boa noite, Gracieli

      Você pode optar pela “autorização de expedição de passaporte sem inclusão de autorização de viagem internacional do menor com apenas um dos pais ou desacompanhado”.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Carlos Ramiro

    27 de janeiro de 2020 at 13:27

    Olá, me tirem uma dúvida por favor. Quando eu minha esposa registramos o nosso filho, nós não estavamos casados e ele foi resgistrado com nossos nomes de solteiros. Só que agora resolvemos tirar o passaporte dele…Temos que acrescentar o nome de casada da mãe dele no passaporte ou pode ser feito sem o nome de casada, apenas com o de solteira?

    Reply

    • Malinha Pronta

      17 de fevereiro de 2020 at 19:19

      Oi, Carlos

      Eu sugiro que vocês dêem a entrada na documentação com os nomes que constam no documento atual que será apresentado no posto da PF e levem todos os documentos que comprovem essa mudança de nome.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Edivany

    30 de janeiro de 2020 at 18:01

    Olá boa tarde preciso tirar o meu passaporte e da minha filha porem no resgistro da minha filha nao consta o nome do pai, somente o meu mae ,como devo proceder para pode tirar o passaporte?

    Reply

    • Malinha Pronta

      17 de fevereiro de 2020 at 19:30

      Oi, Edivany. Tudo bem?

      Siga o passo a passo normalmente e deixe em branco ou indique como “não consta” nas informações sobre o pai.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Estela Buchmam

    4 de fevereiro de 2020 at 00:25

    Olá!, Meu filho tem 3 meses, pretendo viajar para o exterior esse ano, porém na certidão só consta o meu nome (mãe)-(pai desconhecido), o que devo fazer em relação á autorização para a viagem?

    Reply

    • Malinha Pronta

      17 de fevereiro de 2020 at 19:34

      Oi, Estela

      Você pode autorizar a expedição do passaporte sem inclusão de autorização de viagem ou, se for de sua vontade, incluir a autorização de viagem internacional do menor desacompanhado (neste caso, a criança poderá sair do país com qualquer pessoa sem a sua presença)

      Espero ter ajudado. Obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Marcela faria cateringer

    26 de fevereiro de 2020 at 17:40

    Olá boa tarde quero viajar pra fora do brasil espanhã e tenho uma fillha de 4 anos soubseparada do pai dela e tenho a guarda dela mais o pai não quer dar autorizaçao eu posso assina por ela

    Reply

    • Malinha Pronta

      7 de março de 2020 at 22:38

      Oi, Marcela

      Para tirar o passaporte de um menor, ambos os pais precisam autorizar.

      Caso não consiga a autorização espontânea do pai da criança, apenas um juiz poderá analisar o caso e, se achar conveniente, autorizar a emissão desse passaporte por ordem judicial.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Izolda dias dos santos lima

    3 de março de 2020 at 01:30

    Oi quero saber ser só eu mãe consigo tira o passa porte dos meus filhos ou pai tem que tá junto tb

    Reply

    • Malinha Pronta

      7 de março de 2020 at 22:48

      Boa noite, Izolda

      Caso o pai das crianças não possa ir ao posto da PF na data agendada, será preciso apresentar a autorização de emissão de passaporte preenchida e assinada por ele, com firma reconhecida em cartório.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Daniel moraes

    5 de março de 2020 at 12:17

    Oi, minha filha tem 6 anos de idade, a mae esta viajando na Europa a trabalho,agora deu para irmos se encontrar com a mãe. minha filha já tirou o passaporte uma vez mas está vencido. Como posso tirar o segundo passaporte dela sem a presença da mae aqui no país? A mãe está ansiosa esperando a gente consegui isso para viajamos e nos encontrar por lá.

    Reply

    • Malinha Pronta

      7 de março de 2020 at 22:53

      Oi, Daniel. Tudo bem?

      Nesse caso, vejo duas soluções, veja qual é mais viável para vocês.

      1) Peça para que ela preencha e assine a autorização de emissão do passaporte da criança e envie por correio. O documento chegando aqui no Brasil, leve a um cartório para reconhecer firma e, então,m siga o passo a passo normalmente.

      2) Peça que ela vá ao consulado/embaixada brasileira mais próximo de onde ela estiver e pedir um documento autorizando a emissão do passaporte da criança.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Alicia Silva

    12 de março de 2020 at 20:09

    Olá, gostaria de tirar o passaporte mas meu pai morreu e não temos a certidão de óbito dele, mas temos o documento em que minha mãe é nossa guardiã legal, como devo fazer?

    Reply

    • Malinha Pronta

      11 de agosto de 2020 at 17:28

      Oi, Alicia

      Acredito que apenas com esse documento já seja possível tirar o passaporte.

      Caso contrário, sem a certidão de óbito, poderá ser necessária uma ordem judicial.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

  • Rosiane Araújo Riebeiro Blom D

    20 de julho de 2020 at 14:13

    Olá bom dia como posso fazer pra tirar ú pasaporte de minha filha, infelizmente não tenho contato com ele, ela já morra com migo na Alemanha já vai fazer 10 ,anos já tirei 2 pasaporte dela aqui só quê eles, não aceitamais os papéis que foi assinado num cartório, não sei quê fazer agora pró favor mim ajude

    Reply

    • Malinha Pronta

      25 de agosto de 2020 at 19:32

      Oi, Rosiane

      Aqui no Brasil, na ausência da autorização do pai, você precisaria de uma ordem judicial. Como você está fora do país, sugiro que você procure ajuda da embaixada/consulado do Brasil mais próximo de você.

      Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por sua visita aqui no Malinha Pronta 😉

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


About us

Leverage agile frameworks to provide a robust synopsis for high level overviews. Iterative approaches to corporate strategy foster collaborative thinking to further the overall value proposition. Organically grow the holistic world view of disruptive innovation via workplace diversity and empowerment.


CONTACT US

CALL US ANYTIME



Latest posts