Documentação de Viagem das Crianças

passaporte

Sempre que vamos viajar, não podemos nos esquecer de organizar um item mega importante: a documentação de viagem das crianças. E como esse é um assunto que costuma gerar muitas dúvidas e incertezas entre papais, mamães e responsáveis, vou listar aqui a documentação necessária para cada tipo de viagem.

Preparados? Então, vamos lá! 🙂

Certidão de Nascimento ou RG

A certidão de nascimento ou o RG (obrigatório somente para crianças a partir de 12 anos) é o documento obrigatório em viagens de carro, ônibus ou avião para qualquer destino nacional. Esse documento é obrigatório, inclusive, para que as crianças possam se hospedar em hotéis.

Em viagens de carro, ônibus ou avião com ambos ou somente um dos pais ou responsáveis basta levar um documento que comprove identidade da criança e sua filiação.

Em viagens nacionais em que nenhum dos pais estiver presente e um parente próximo maior de idade (avós e irmãos, por exemplo) for o responsável durante a viagem, além do documento de identidade da criança será necessário levar, um documento original com foto de comprove o parentesco do maior responsável com a criança.

Menores de 16 anos que viajam sem os pais e sem parentes próximos precisam de autorização de viagem por escrito, assinada pelo pai e pela mãe, com firma reconhecida em cartório e documento de identidade com foto.

No caso de viagens de avião, menores de 16 anos desacompanhados, além da autorização assinada pelos pais e firma reconhecida em cartório, precisam de uma autorização de viagem judicial.

Adolescentes a partir dos 17 anos já podem viajar desacompanhados para qualquer destino nacional, inclusive de avião, sem necessidade de autorização dos pais, apenas portando documento de identidade com foto.

Passaporte

Desde 2014, para emitir o passaporte das crianças, os pais ou responsáveis legais precisam escolher qual tipo de autorização de viagem será impressa no passaporte do menor.

Essa autorização serve para sinalizar à Polícia Federal que a criança está ou não autorizada a sair do país sem a presença dos pais.

Mas você sabe quais são os 3 tipos de autorização e qual a diferença entre eles? Anota ai:

  1.  Autorização de viagem internacional com apenas um dos pais (neste caso, a criança poderá sair do país, desde que acompanhada do pai OU da mãe).
  2. Autorização de viagem internacional desacompanhado (nesta opção, a criança poderá sair do Brasil sem que nenhum dos pais esteja presente – só com os avós, por exemplo). 
  3. Não autorização de viagem internacional com apenas um dos pais ou desacompanhado (aqui, se a criança precisar viajar sem que o pai E a mãe estejam presentes, será necessário apresentar um documento com firma reconhecida em cartório – de ambos os pais ou do pai ausente – autorizando a viagem).

E agora que vocês já sabem a diferença entre os tipos de autorização de viagem internacional, vamos para algumas outras informações que considero bem importantes:

O passaporte é o documento de viagem obrigatório para qualquer brasileiro que vai viajar para fora do país, independente da idade. Então, se você tiver um recém-nascido que precisa sair do Brasil, ele vai precisar de um passaporte.

A única exceção é para viagens a países do Mercosul. Neste caso, basta apresentar o documento de identidade.

A validade do passaporte varia conforme a idade da criança, quanto mais nova ela for, menor será a validade do seu documento. Mas… o valor da taxa para emissão do passaporte é único, ou seja, o valor para emitir o passaporte de uma criança é o mesmo que para emitir o documento de um adulto.

Se você ainda tiver alguma dúvida ou quiser um conteúdo ainda mais completo, inclusive com os links dos formulários e a lista de documentos necessários para a solicitação do passaporte, tem um texto completinho aqui.

Visto Americano

O visto americano é obrigatório para todo e qualquer brasileiro que quiser entrar nos Estados Unidos, seja adulto, criança ou bebê. E, sim, as crianças também precisam tê-lo em seu passaporte, mesmo que seus pais já tenham.

O processo de solicitação de visto é individual, sendo necessário preencher um formulário, pagar a taxa e fazer os agendamentos para cada pessoa da família que não tiver o visto válido.

O visto de turismo é o B2 e, quando concedido, tem validade de 10 anos para todos os brasileiros, independente da idade.

Crianças de até 13 anos não precisam comparecer no CASV nem no Consulado Americano para a entrevista, mas isso NÃO significa que elas estejam isentas dessas etapas do processo. Neste caso, um dos pais ou responsável deverá comparecer munido de toda a documentação necessária para representar a criança.

O processo de solicitação de visto é bem trabalhoso e costuma gerar muitas dúvidas, por isso aqui no blog tem uma matéria bem completa com o passo-a-passo pra te ajudar a fazer a solicitação de visto, é só clicar.

Seguro Viagem

Esse não é um documento propriamente dito, mas eu o considero indispensável em uma viagem internacional e, por isso, resolvi listar esse item aqui.

Esse é o tipo de produto que a gente compra rezando para não precisar usar, mas imprevistos podem acontecer e o seguro viagem será o seu plano de saúde durante a viagem.

Aqui no blog tem um post explicando direitinho o porquê que o seguro viagem é tão importante. Acessa lá e não deixe de incluir o seguro viagem na sua lista de documentos obrigatórios.

Boa viagem!

Marcela Pardo

Sou Marcela, idealizadora do portal Malinha Pronta, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova. Com o tempo, fazendo malas, organizando viagens e pesquisando sobre roteiros e dicas de passeios, foi crescendo em mim a vontade de começar a reunir tudo isso em um cantinho voltado para a troca de informações sobre os mais variados assuntos relacionados a viagens, desde o planejamento e a arrumação das malas até a volta pra casa…. enfim, sobre tudo que nos faz querer sair e mostrar o mundo para nossos filhos. Assim, nasceu o Malinha Pronta, um cantinho feito com muito amor para que possamos trocar ideias e eu possa dividir com vocês um pouquinho das minhas experiências, mostrar roteiros e hotéis, dar dicas e apresentar novidades para que até a mais simples “saidinha” de casa com nossos pequenos seja uma delícia! Espero que gostem. Divirtam-se!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Sobre o Malinha Pronta

Sou Marcela, mãe do Matheus, tradutora e apaixonada por planejar e fazer viagens, muitas! Adiei por alguns anos a maternidade para poder conhecer uma pequena parte deste mundão. Com a chegada do Matheus, percebi que viajar com meu filho é ainda mais mágico e viciante, além de ser um prazer enorme ver os olhinhos dele brilhando toda vez que vê uma novidade, vive uma nova experiência, aprende uma coisa nova…
Saiba mais >>


E-MAIL

CONTATO



Newsletter